CURIOSIDADES

Agricultor dá às vacas fones de ouvido VR para reduzir a ansiedade e aumentar a produção de leite

vacasfone101/07/2022 - Um fazendeiro recorreu a fones de ouvido de realidade virtual para fazer suas vacas confinadas pensarem que estão do lado de fora em um prado. Izzet Kocak, da Turquia, voltou-se para o capacete de alta tecnologia depois de ver um estudo sugerindo que ele deixa as vacas mais felizes. Isso, por sua vez, significa que elas produzem mais leite. Kocak diz que a mudança já está valendo a pena.

Ele deu os fones de ouvido para duas de suas vacas e notou que a produção de leite aumentou de 22 litros para 27 litros por dia. E o que as vacas estão vendo através dos óculos de realidade virtual? Aparentemente, são visões do mundo exterior. “Eles estão observando um pasto verde e isso lhes dá um impulso emocional. Eles estão menos estressados”, disse ele. Izzet já havia usado música clássica para tentar acalmar seu gado. Mas ele diz que ficou tão impressionado com os fones de ouvido que planeja comprar mais dez deles.

Os fones de ouvido foram desenvolvidos com veterinários e testados pela primeira vez em uma fazenda em Moscou. Os fazendeiros trabalharam com desenvolvedores, veterinários e consultores na fazenda Krasnogorsk, perto de Moscou, para transmitir ao gado uma simulação de um campo de verão. Para fazer as imagens funcionarem, os especialistas em TI precisaram ajustar a paleta de cores do software para adequá-la à visão única do animal. As vacas não podem ver vermelho ou verde – elas só conseguem perceber tons opacos de amarelo e azul.

Mas o Ministério da Agricultura da Rússia está convencido de que o truque funciona. Em uma declaração em 2019, as autoridades disseram: 'as condições ambientais têm um impacto significativo na saúde da vaca e, como consequência, na qualidade e quantidade do leite produzido.' Acrescentando que os fones de ouvido: 'reduziu a ansiedade e melhorou o humor emocional geral do rebanho'. Naturalmente, as fotos do experimento geraram algumas risadas nas mídias sociais nos últimos dois anos, com muitas pessoas se referindo ao experimento como “A Matrix para vacas”.

Fonte: https://metro.co.uk