CURIOSIDADES

Um clássico do terror: POLTERGEIST

poltergeistclassico topo"Poltergeist" é um clássico do terror lançado em 1982 e dirigido por Tobe Hooper, com produção executiva de Steven Spielberg. O filme conta a história da família Bowen, que se muda para uma nova casa em um subúrbio tranquilo, mas descobre que a casa está possuída por espíritos malignos que começam a atormentá-los, especialmente a filha mais nova, Carol Anne. O filme foi um grande sucesso comercial e de crítica na época de seu lançamento e é considerado um clássico do gênero de terror.

O elenco inclui Craig T. Nelson, JoBeth Williams, Heather O'Rourke, Oliver Robins e Zelda Rubinstein. "Poltergeist" é notável por suas cenas assustadoras, efeitos especiais inovadores para a época e uma trama que se concentra nas emoções da família em vez de apenas na violência e no horror. O filme também foi indicado ao Oscar de Melhores Efeitos Especiais. O filme gerou duas sequências, "Poltergeist II: O Outro Lado" e "Poltergeist III", bem como um remake de 2015 dirigido por Gil Kenan. No entanto, o filme original continua sendo o mais lembrado e adorado pelos fãs de terror.

Aqui estão algumas curiosidades e fatos estranhos sobre o filme:

- Muitos fãs acreditam que o filme é amaldiçoado, devido às circunstâncias estranhas em torno da produção e das mortes de alguns dos atores principais, incluindo Heather O'Rourke, que interpretou a personagem Carol Anne.

- O efeito de raio que aparece no filme quando o portal para o outro lado é aberto foi criado usando um modelo de maquete com espelhos e luzes.

- A cena em que o rosto de JoBeth Williams é coberto por um líquido pegajoso foi filmada com uma mistura de mel e glicerina.

- O diretor Tobe Hooper supostamente permitiu que um palhaço real fosse usado em uma cena em que a personagem Robbie é perseguida pelo brinquedo, embora o ator tenha relatado ter medo de palhaços na vida real.

- O filme originalmente recebeu uma classificação "R" (Restrito) devido a seu conteúdo violento e gráfico, mas acabou sendo reclassificado como "PG" (Parental Guidance) após o estúdio apelar.

- As filmagens da cena do final do filme, em que a casa é sugada para o portal do outro lado, foram realizadas com uma maquete em miniatura da casa.

- O nome original da família protagonista era Freeling, mas o roteirista Steven Spielberg sugeriu que o sobrenome fosse alterado para Bowen, em homenagem à sua amiga, a atriz Julie Bowen.

- A trilha sonora do filme, composta por Jerry Goldsmith, foi indicada ao Oscar de Melhor Trilha Sonora Original em 1983.

- Várias cenas do filme foram improvisadas pelos atores, incluindo a cena em que JoBeth Williams e Craig T. Nelson fumam maconha juntos.

- Durante as filmagens, o ator Oliver Robins, que interpretou Robbie, quase foi estrangulado de verdade durante uma cena em que um robô falso o envolvia em seus braços. O diretor Hooper não percebeu que o robô estava funcionando com muita força, e a equipe teve que interromper as filmagens para salvar o ator.

- Há rumores de que foram usados esqueletos humanos reais na cena da piscina em "Poltergeist", mas não há evidências concretas de que isso realmente tenha acontecido. Segundo a história, os produtores decidiram usar esqueletos humanos reais porque seria mais barato do que criar réplicas realistas, mas isso nunca foi confirmado oficialmente. Além disso, a atriz JoBeth Williams, que interpretou a mãe na cena da piscina, afirmou em uma entrevista que não sabia se os esqueletos eram reais ou falsos quando filmou a cena.

Atores da Trilogia Poltergeist que faleceram

Alguns atores da trilogia "Poltergeist" morreram precocemente, alimentando a lenda urbana de que o filme teria sido amaldiçoado. No entanto, não há evidências concretas de que a produção do filme tenha causado a morte de seus atores. Abaixo estão os nomes e as circunstâncias da morte dos atores:

poltergeistclassico 4

Dominique Dunne - A atriz, que interpretou a filha mais velha da família, Dana Freeling, em "Poltergeist", foi morta em 1982, aos 22 anos de idade, pelo seu ex-namorado. Ela foi estrangulada até a morte na entrada de sua casa em West Hollywood, Califórnia.

poltergeistclassico 5

Julian Beck - O ator, que interpretou o reverendo Kane em "Poltergeist II: O Outro Lado", faleceu em 1985, aos 60 anos de idade, devido a um câncer no estômago.

poltergeistclassico 6

Will Sampson - O ator, que interpretou o xamã Taylor em "Poltergeist II: O Outro Lado", faleceu em 1987, aos 53 anos de idade, devido a complicações de um transplante de coração.

poltergeistclassico 3

Heather O'Rourke, a atriz que interpretou Carol Anne na trilogia "Poltergeist", faleceu tragicamente em 1988, aos 12 anos de idade. A causa da morte foi uma obstrução intestinal que resultou em choque séptico. O'Rourke havia reclamado de sintomas de gripe por vários dias, mas sua condição piorou rapidamente e ela foi levada às pressas para o hospital. Infelizmente, a obstrução intestinal não foi detectada a tempo e a atriz acabou falecendo.

Leia também - Chinês retira pedra da bexiga de mais de 1 kg

Embora a morte precoce desses atores tenha sido uma tragédia, não há evidências de que o filme "Poltergeist" seja amaldiçoado. A produção do filme seguiu todos os procedimentos padrão de segurança e saúde no local de trabalho, e as circunstâncias da morte dos atores foram trágicas, mas coincidências infelizes.

Fonte: O Arquivo