CURIOSIDADES

A Jóia da Personalização Exclusiva: Bugatti Chiron Super Sport Golden Era

bugaouro108/2023 - Com representações dos modelos tradicionais na estrutura externa e no interior, um modelo exclusivo demandou 400 horas de trabalho para sua conclusão. Mediante recursos financeiros substanciais, os indivíduos abastados que adquirem um Bugatti têm a opção de buscar maior singularidade, solicitando uma unidade personalizada por meio do programa Sur Mesure, que destaca orgulhosamente a oferta de inúmeras possibilidades de customização. Um cliente optou por testar os limites e o desfecho é o elegante Chiron Super Sport Golden Era que se apresenta diante de você. Encomendado por um colecionador não identificado, com profunda estima pela história centenária da Bugatti, o Golden Era demandou dois anos para sua finalização, com 400 horas dedicadas à obra de arte que se revela em cada ângulo do veículo esportivo.

Ostenta desenhos intrincados meticulosamente executados à mão pelos designers, que diretamente aplicaram suas criações à estrutura externa por meio de instrumentos especiais. A fabricante francesa destaca que este foi um dos projetos mais desafiadores já enfrentados. Achim Anscheidt, ex-diretor de design da Bugatti que supervisionou o projeto, esclarece: "Desde o princípio, ficou evidente para nós que só poderíamos alcançar uma autêntica finalização para esses esboços (e, na Bugatti, a autenticidade é de suma importância) se utilizássemos efetivamente canetas semelhantes às empregadas no processo de criação de esboços em papel. Qualquer outra abordagem resultaria em algo aparentemente inautêntico ou de qualidade inferior." Ele continuou, "Portanto, foi imperativo encontrar um método que nos permitisse empregar canetas e conceber todos os desenhos à mão, aplicando-os diretamente na pintura."

O assento à direita possui 26 ilustrações distintas com símbolos como o Type 41 Royale e o Type 57 SC Atlantic, ao passo que o banco do condutor apresenta 19 representações que registram a trajetória da Bugatti a partir de 1987. Este catálogo engloba veículos contemporâneos, como o EB110, Veyron e Chiron, além do notório propulsor W16.

bugaouro4

A pintura de degradê em dois tons funciona como suporte para essas representações customizadas. A tonalidade escura Nocturne no painel frontal se mescla a uma camada de tinta Dore dourada, que é uma novidade para o veículo esportivo, abrangendo desde a coluna A até a traseira do automóvel. A minuciosa expressão artística também se estende ao interior da cabine. Cada revestimento de porta é decorado manualmente com três emblemas da Bugatti: EB110, Veyron e Chiron de um lado; Type 35, Type 57 Atlantic e Type 41 Royale do outro. Em outras regiões, observamos uma discreta costura na cor dourada e a inscrição "One-of-One" (um de um) feita à mão.

bugaouro3

O valor? A fabricante optou por não divulgar, seguindo a prática comum para edições personalizadas sob encomenda desse calibre. Levando em conta os preços das edições especiais anteriores, é seguro afirmar que custará várias dezenas de milhões de dólares. Antes de ser entregue ao colecionador que encomendou o veículo, o Chiron Golden Era será apresentado ao público durante o evento Monterey Car Week.

REFERENCIAS:  UOL

                         YOUTUBE

                         AUTO DRIVE

                         QUATRO RODAS