CURIOSIDADES

Marinheiro mumificado encontrado em navio fantasma

marinheiromum102/03/2016 - Um marinheiro mumificado foi encontrado flutuando a bordo de um iate fantasma que poderia ter flutuado por anos no Oceano Pacífico, de acordo com um relatório da polícia filipina. O corpo naturalmente mumificado do aventureiro alemão Manfred Fritz Bajorat, 59, foi encontrado por dois pescadores que avistaram um navio danificado no Mar das Filipinas, a cerca de 60 milhas de Barabo. “Um iate branco flutuando com uma vela destruída os levou a entrar no barco para verificar melhor”, disse a Delegacia de Polícia de Barobo em um post no Facebook. Ao entrarem no iate, os pescadores fizeram uma descoberta terrível. Ainda sentado em uma mesa, caído sobre o braço direito, estava o corpo mumificado de um homem. Um aparelho transmissor estava a apenas alguns ...

centímetros de distância, como se ele tivesse tentado fazer uma chamada de emergência desesperada. Os pescadores decidiram rebocar o iate de 40 pés, chamado Sayo, para a costa, onde os policiais iniciaram as investigações. As fotografias a bordo do iate ajudaram a polícia a identificar o cadáver como sendo de Manfred Fritz Bajorat, um marinheiro experiente que navegava há 20 anos.

Certificados encontrados na embarcação revelaram que Bajorat e sua esposa Claudia cruzaram o equador a bordo de outro navio, o Hyundai Renaissance, em 2008. Naquele ano, porém, o casal se separou. Bajorat continuou sua viagem ao redor do mundo sozinho; Claudia morreu de câncer em 2010. Estima-se que a múmia tenha entre um e sete anos de idade. Ainda não se sabe quanto tempo o marinheiro morto estava navegando em seu iate: avistamentos dele não foram relatados desde 2009. Um velejador disse à revista alemã Bild que conheceu Bajorat em Mallorca em 2009.

marinheiromum2

"Ele era um marinheiro muito experiente. Não acredito que ele teria navegado em uma tempestade. Acredito que o mastro quebrou depois que Manfred já estava morto", disse ele ao Bild. Os legistas disseram que a mumificação natural ocorreu porque os ventos secos do oceano, as temperaturas quentes e o ar salgado ajudaram a preservar o corpo. O exame post-mortem não encontrou evidências de crime, então acredita-se que Bajorat tenha morrido de causas naturais. A posição final em que o corpo foi mumificado sugere que Bajorat possivelmente sucumbiu a um ataque cardíaco. As autoridades alemãs estão tentando localizar parentes na esperança de que possam ajudar a reconstruir as circunstâncias e a hora da morte.

Fonte: https://www.livescience.com