CURIOSIDADES

Os minúsculos falconetes são as menores aves de rapina

falconete 324/04/2023 - Todos nós sabemos por que gatinhos e cachorrinhos são fofos: é um mecanismo de sobrevivência evolutivo que evita que predadores como nós os matem. Mas por que pequenos assassinos ferozes como falconetes têm que parecer tão adoráveis é uma incógnita. Os falconetes são as menores aves de rapina do mundo, sendo o falconete-de-coxa-preta (Microhierax fringillarius) do Sudeste Asiático o menor de todos. Esses caçadores diminutos têm apenas 14 a 16 centímetros de comprimento, com uma envergadura de 27 a 32 cm, o que os torna do tamanho de um pardal, que não pesam mais do que uma colher de chá de açúcar. Mas ainda que pequeninos eles honram sua fama de ave de rapina. Eles são pássaros muito sérios com uma caça ...

muito séria para fazer. Ele se alimenta principalmente de insetos, incluindo mariposas, borboletas, libélulas, cupins alados e cigarras, pequenos pássaros ocasionais e lagartos.Além de sua aparência, a coisa mais adorável sobre os falconetes é o quão sociais eles são. O comportamento alimentar parece frequentemente ser social, com festas de alimentação de até dez indivíduos. Grande parte da presa é capturada durante vôos rápidos de um poleiro.

Aqui está um bando de sete falconetes-de-coleira (Microhierax melanoleucos) – encontrados em Bangladesh, China, Índia, Laos e Vietnã, socializando em um galho sobre algumas folhas. As folhas são particularmente importantes para os falconetes, por isso eles são frequentemente fotografados com folhas em seus bicos, e os pesquisadores que trabalham com falconetes-malhados sugeriram que a apresentação de folhas é uma forma de comportamento de corte. Em um estudo publicado no Journal of the Bombay Natural History Society, intitulado "Apresentação de folha como possível comportamento de corte por falconetes Microhierax Melanoleucos" os pesquisadores registraram observações de falconetes-malhados presenteando folhas secas uns aos outros em três ocasiões distintas, o que é estranho quando você pensa sobre isso.

falconete 2

As aves de rapina são conhecidos por apresentar itens alimentares uns aos outros como parte de seu ritual de corte, então por que os falconetes optam por folhas não comestíveis? Pode ser que a folha seca represente materiais de nidificação, mas, como os pesquisadores apontam, os falconetes em geral revestem seus ninhos com pedaços de insetos. Seja qual for o motivo, há claramente algo acontecendo com os falconetes e suas folhas, e nós adoramos isso. Não há dados consistentes sobre as densidades populacionais, mas os números totais de todas as 5 espécies de Microhierax provavelmente estão subestimados. A população parece estar na casa das dezenas de milhares e parece ser tolerante com a perturbação do habitat.

De forma que os falconetes são considerados "pouco preocupantes" na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.

Fonte: https://www.mdig.com.br