QUALIDADE DE VIDA

Vigorexia, Anorexia e Bulimia – três problemas do século XXI

vigor_mente_topoPor Sara Mendes - Estes três problemas são originados num só local… na mente de cada um. A mente possui duas funções distintas: o consciente e o subconsciente. O consciente é a parte racional da mente, esta tem a função de tomar decisões, raciocinar, escolher, decidir e pensar, é formada pelas emissões neurais emitidas pelos cinco sentidos (tacto, audição, olfacto, paladar, visão). Por outro lado, o subconsciente armazena as lembranças, é intuitivo, não é selectivo e está totalmente sujeito ao consciente, ou seja, o consciente comanda o subconsciente. Assim, tudo o que a mente consciente aceita como verdadeiro, a mente subconsciente produz como realidade. Normalmente, usamos a mente a nosso favor, mas muitas vezes ficamos com a mente ...

distorcida, e usamo-la contra nós mesmos, ainda que seja sem nos apercebermos disso. Isto é o que acontece com os problemas pronunciados neste artigo. O culto do corpo trouxe a moda, a musculatura firme, corpos delineados, a barriga lisinha e tonificada, mas como o ser humano quer sempre mais e nunca está bem com o que tem, a musculatura além de firme tem que ser grande, a barrinha lisinha tem que ser muito fina, concluindo, a sociedade nunca está satisfeita.

Este factor acontece por uma razão muito simples… porque ao redor de cada um, vêem-se belezas que não são as da pessoa, vêem-se pessoas que conquistaram mais que outras, e ai começa a batalha incessante, a obsessão por um corpo melhor, que acaba em doença.

Existem relatos da existência destes problemas em todos os países do mundo, nuns mais do que outros, mas nenhum escapa.

 

 

Falando agora de cada um deles:


Vigorexia

vigor_vigorexia


Provavelmente, nunca ouviu falar de Vigorexia, pois não é um assunto muito falado. Acontece mais aos homens, pois eles preocupam-se em ficar fortes a todo o custo. Mesmo quando passam horas e dias inteiros no ginásio e são bastante musculados, eles vêem-se magros e fracos. As pessoas que sofrem deste problema tem pensamentos obsessivos, e todos eles executam alguns rituais repetitivos diante do espelho, onde a sua mente lhes mostra uma imagem distorcida da realidade.

As principais características deste distúrbio são a vergonha do seu próprio corpo e a utilização de fórmulas "mágicas" para ficarem mais fortes (anabolizantes, esteroides, etc.). Estas pessoas são obcecadas com algumas partes dos seus corpos e passam imenso tempo à frente do espelho.

A Vigorexia tem consequências muito graves, como, a insónia, falta de apetite, problemas circulatórios, irritabilidade, redução dos níveis de testosterona, desinteresse sexual, fraqueza e cansaço constantes, dificuldade de concentração, problemas de fígado, problemas nos ossos e nas articulações devido ao peso excessivo no treino.

Vigorexia: Quando malhar pode ser prejudicial à saúde

Exercitar-se é um hábito saudável, mas que deve ser praticado com moderação, alerta Dr. Mohamad Barakat, nutrólogo e especialista em metabologia e fisiologia do exercício. “É comum observar pessoas que passam horas malhando em busca de corpos esculturais e perfeitos, porém é importante ficar atento aos sintomas de uma doença ainda desconhecida, a vigorexia”, ressalta o especialista.

Vigorexia ou Síndrome de Adônis (em referência ao deus grego de grande beleza física) é um distúrbio psicológico caracterizado pela dependência de atividade física. “Assim como na anorexia, o vigoréxico distorce a própria imagem. Mesmo quando já está forte e com físico bem definido, ainda se enxerga magro e fraco, sensação que apenas se ameniza após a prática exaustiva de exercícios”, explica Barakat.

O distúrbio afeta majoritariamente homens, entretanto, o número de casos de vigorexia em mulheres tem aumentado consideravelmente. Segundo Barakat, a população é constantemente bombardeada com referências sociais e culturais quanto ao corpo perfeito e, assim, não satisfeitos com os resultados dos exercícios e na fissura de conseguir melhores resultados, algumas pessoas recorrem ao uso de anabolizantes, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, lesões hepáticas e disfunções hormonais que afetam diretamente o funcionamento do sistema reprodutor.

Diante deste cenário, Barakat reforça ser fundamental realizar qualquer tipo de exercício com acompanhamento de um profissional qualificado para que a pessoa atinja os objetivos sem comprometer a saúde. “Nós, profissionais temos papel fundamental na prevenção da vigorexia. Além de trabalhar o corpo, temos de estar atentos aos sinais psicológicos de nossos alunos.”

Consequências

Segundo Barakat, é essencial diagnosticar e tratar a vigorexia o quanto antes, pois as consequências da prática compulsiva de atividades físicas vão desde insônia, falta de apetite, irritabilidade, desinteresse sexual, fraqueza, cansaço constante e dificuldade de concentração até, em casos mais graves, problemas físicos e estéticos, como desproporção displásica, problemas ósseos e articulares devido aos pesos excessivos, falta de agilidade e encurtamento de músculos e tendões.


Anorexia

vigor_anorexia

 

A Anorexia, é um dos distúrbios alimentares mais discutidos em todo o mundo. Este, ao contrário da Vigorexia é um distúrbio resultado de uma preocupação exagerada com o peso corporal, que pode levar a problemas psiquiátricos graves, e a sua incidência é mais proeminente no sexo feminino. Nestes casos, mais uma vez, a mente a pregar-nos partidas.

Ao olhar-se ao espelho, a pessoa vê-se de uma forma distorcida (vê gordura onde não existe), o que a leva a deixar praticamente de comer, isto é, apesar destas pessoas estarem extremamente magras, vêem-se obesas e usam roupas largas, e com medo de engordar ainda mais, jejuam e vomitam, usam laxantes e diuréticos.

As principais características deste distúrbio alimentar são a perda de peso sem causa médica aparente, redução da quantidade de alimentos ingeridos, têm comportamentos ritualizados à refeição (separam toda a comida no prato), não assumem a fome, tornam-se mais críticos e menos tolerantes, praticam exercício físico exageradamente, só comem produtos magros ou de baixo valor calórico, acham-se sempre gordos e possuem um extremo autocontrolo.

No entanto, este distúrbio tem graves consequências ao nível de saúde: problema cardíacos, hipotensão arterial, problemas renais, deterioração do tecido muscular, perda de massa óssea, falta de menstruação (nas mulheres), desnutrição, desidratação, fadiga, fraqueza e tonturas.

Anorexia nervosa. Como é este transtorno alimentar? O que é anorexia nervosa? A anorexia nervosa  é um distúrbio alimentar caracterizado pela preocupação exagerada com o peso corpóreo, distorção da imagem corporal e busca incessante por magreza, podendo levar à perda das forças óssea e muscular e à inanição. Ela manifesta-se principalmente em mulheres jovens, mas a incidência em homens está aumentando. O índice de mortalidade pode atingir 15% a 20% dos casos e geralmente a morte é pelos efeitos da desnutrição no organismo. Pessoas com anorexia nervosa, embora estando extremamente magras, têm um medo intenso de engordar, o que leva aos exageros nas estratégias para perder peso como realização de atividades físicas extenuantes, jejuns, uso abusivo de laxantes ou diuréticos e vômitos frequentes. Essas pessoas geralmente vêem a perda de peso como algo que ajuda a aumentar a sua confiança e auto-estima. E precisam de apoio especializado para se recuperar.

Sintomas da anorexia nervosa:

Perda exagerada de peso em curto espaço de tempo, sem justificativa. Nos casos mais graves, o índice de massa corpórea chega a ser inferior a 16 kg/m².

Distorção da imagem corporal, julgam-se com excesso de peso mesmo estando extremamente magros.

Preocupação obsessiva com alimentação, peso corporal e o valor calórico dos alimentos. Recusam-se a participar das refeições familiares alegando que já comeram e estão satisfeitas.

Uso abusivo de diuréticos ou laxantes.

Vômitos frequentes.

Em mulheres, interrupção do ciclo menstrual (amenorreia) e regressão das características femininas.

Realização de atividades físicas intensas e exageradas.

Depressão, síndrome do pânico, comportamentos obsessivo-compulsivos, ansiedade, irritabilidade. Isolam-se progressivamente da família e dos amigos.

Pele seca e coberta por lanugem (pêlos parecidos com os pêlos de um bebê).

Quais são as causas da doença?

Esta condição é multicausal. Alguns fatores favorecem o seu aparecimento:

Predisposição genética.

Busca incessante pela magreza como símbolo de beleza.
Receber a recomendação para seguir dietas restritivas.
Pressão familiar, profissional e social.
Alterações nas concentrações de serotonina e noradrenalina.
Quais são as complicações da anorexia nervosa?

Desnutrição.
Desidratação.
Alterações em exames bioquímicos e hematológicos, como anemia.
Redução dos batimentos cardíacos.
Queda da temperatura corporal para menos de 34° C.
Queda da pressão arterial (hipotensão).
Perda de massas muscular e óssea.
Infertilidade.
Comprometimento do sistema imunológico, podendo predispor a infecções.
Como é o tratamento?

O trabalho de uma equipe multidisciplinar é muito importante para ajudar na recuperação. Ele envolve a participação de psiquiatra, psicólogo, pediatra ou clínico geral e nutricionista. Esta equipe deve motivar o paciente a mudar sua atitude e prevenir as perdas de peso futuras.

Os riscos à saúde devem ser avaliados prontamente e a internação hospitalar pode ser necessária.

A reintrodução dos alimentos deve ser gradual para evitar sobrecarga cardíaca. A recuperação do peso corporal deve ser baseada em uma reeducação alimentar, com aumento da ingestão calórica e diminuição da perda energética.

Psicoterapia individual, orientação familiar, terapia cognitivo-comportamental podem ajudar muito neste processo.

Não existe uma medicação específica para tratar a anorexia nervosa. Os antidepressivos podem ajudar a aliviar sintomas depressivos, compulsivos e ansiedade.

O acompanhamento deve ser de longo prazo para evitar recaídas.

Pontos a serem levados em consideração:

Alguns profissionais sofrem maior pressão para reduzirem o peso corporal, sendo consideradas profissões de risco para a anorexia nervosa: bailarinas, jóqueis, modelos e atletas olímpicos.

Adolescentes, principalmente do sexo feminino, que disfarçam o emagrecimento usando roupas largas e se recusam a participar das refeições com a família devem ser observadas pelos pais.

Os apelos em relação ao ideal de beleza imposto pela sociedade e pelos meios de comunicação precisam ser avaliados com bom senso e espírito crítico.
Uma pessoa com baixo peso por anorexia precisa ser atendida e avaliada por uma equipe multiprofissional.

Orientações para a prática de dietas rigorosas podem desencadear os transtornos alimentares e devem ser evitadas.


Bulimia

vigor_bulimia


A Bulimia é também um distúrbio alimentar muito grave, que normalmente aparece depois da anorexia, ou seja, a bulimia é resultante muitas vezes da anorexia. Esta consiste em não conseguir deixar de comer determinadas coisas, principalmente alimentos bastante calóricos, mas terem medo de engordar. Estas pessoas ingerem estes alimentos e vomitando-os logo a seguir, ficando com o desejo realizado. Outro caso, consiste em mulheres com têm um corpo escultural cuidando dele de forma obsessiva, que vivem em dieta constante e que, de repente, ingerem uma quantidade absurda de alimentos e depois vomitam tudo para evitar o aumento de peso, tomando também laxantes e diuréticos e praticando exercícios até ficarem extenuadas.

Assim, comem descontroladamente e punem-se a si mesmas obrigando-se a vomitar, usando laxantes, diuréticos e praticando exercício físico desenfreadamente.

As principais características deste distúrbio são apresentar desculpas para ir a casa de banho depois das refeições, grande variação de humor, inchaço anormal à volta dos maxilares, comem frequentemente de forma exagerada e compulsiva.

As consequências que existem em decorrência deste distúrbio são o desequilíbrio de fluidos corporais, dentes apodrecidos (consequência da provocação de vómitos), feridas na garganta e no estômago, dependência de laxantes, inchaço e infecção das glândulas salivares.

Um anoréxico gira em torno dos cuidados corporais, a sua dieta é minuciosamente regulada, eliminando-se totalmente de gorduras, aos bulimicos não interessa o que ingerem, pois a seguir vomitam tudo o que ingeriram de forma a não engordarem (normalmente ingerem alimentos com imensas calorias). Os vigoréxicos consomem proteínas em excesso, para conseguirem treinar exageradamente.

Estes são os três distúrbios alimentares da nossa sociedade, e que têm que ser combatidos, pois prejudicam a pessoa física e psicologicamente.

Anorexia e bulimia - Perguntas e respostas

Atualmente muito se tem ouvido falar em transtornos alimentares, especialmente a Anorexia e a Bulimia Nervosa, que tornaram-se pauta na mídia devido à morte de jovens do mundo da moda que os vivenciavam e pela história de vida da personagem Gisele, da novela "Páginas da Vida". Dr. Elson Mota, médico psiquiatra e psicoterapeuta, ajuda a esclarecer algumas pertinentes questões sobre estes distúrbios do comportamento alimentar, relacionados à percepção da auto-imagem.

1) O que leva uma pessoa a tornar-se bulímica ou anoréxica? As vezes pode ser difícil identificar com precisão o que leva uma pessoa a tornar-se bulímica ou anoréxica. Não só nesse caso, mas na grande maioria dos transtornos comportamentais, vamos encontrar essa dificuldade. O que sabemos, é que normalmente encontraremos a presença de três elementos básicos: Os fatores predisponentes (que vão identificar a possibilidade de desencadear esse ou aquele transtorno, normalmente ligados a predisposição genética), os fatores desencadeantes ( identificados na presença de um trauma ou um evento marcante que claramente definiu o início da doença) e os fatores psicológicos (no caso da bulimia e anorexia, normalmente ligados à preocupações exageradas em relação a forma física, incrementados pelas exigências da mídia que cultua formas magras e a uma baixa auto-estima desses indivíduos).

2) Toda pessoa que tem bulimia ou anorexia é magra? No caso da anorexia sim, já que essa tem seus critérios diagnósticos baseados em alguns fatores que incluem a perda ponderal importante como exigência para se firmar o mesmo. Em relação à bulimia nem sempre isso ocorre. Nesse caso, o que temos é um processo compulsivo de tentar expurgar (através de vômitos provocados, uso de laxantes ou exercícios exagerados) um possível excesso alimentar.
No entanto, nem sempre tal fato é acompanhado de uma perda ponderal importante, mas sempre estará ligado à vontade de perder peso ou de não aumentar o peso existente. Concluindo: Até mesmo alguém que esteja acima do peso mas que, por várias vezes por semana, provoca vômitos no intuito de se livrar da alimentação ingerida, é considerada bulímica.

3) A bulimia pode levar a um quadro de anorexia? De fato uma pessoa bulímica pode tornar-se anoréxica. Quando um bulímico passa a ter uma progressiva preocupação com a imagem corporal, pode desenvolver dietas restritivas radicais e, consequentemente, alterações físicas que vão caracterizá-lo como anoréxico.

4) Existe anorexia com bulimia? Sim, pode existir. Encontramos quadros clássicos de anorexia, com baixíssima ingestão alimentar, e que, apesar disso, realizam atos expurgatórios toda vez que entendem que "passaram" do limite desejável.

5) Porque as pessoas demoram tanto tempo para procurar tratamento? Por vários fatores: Desinformação, vergonha, preconceito; mas principalmente por não se sentirem realmente doentes. Muitos consideram seus atos expurgatórios, vômitos provocados etc., como um método válido de manutenção de seu peso, nos casos dos bulímicos. Na anorexia encontramos por parte destes, a crença de que ainda estão acima do peso desejável, e por isso acabam rejeitando qualquer forma de tratamento que os façam ganhar mais algum peso.

6) É possível identificar uma tendência à anorexia antes que ela esteja instalada?
Costuma-se dizer que nada começa de repente. Normalmente podemos identificar uma preocupação exagerada com a forma física, estando esta como principal objeto de suas vidas e de seus anseios. É também comum observarmos, antes do quadro instalado, uma sucessão de dietas e práticas descontroladas na tentativa de se perder peso. Além disso, podemos notar um culto a artistas, famosos e até mesmo amigos que possuam formas esquálidas.

7) Um jovem que tenha uma vida saudável pode em um determinado momento desenvolver uma bulimia ou anorexia? Sim. Algumas dietas exageradas, o desejo de se tornar cada vez mais magro, o medo da rejeição social, podem aos poucos ir desenvolvendo nestes um desejo de emagrecimento, que pode num determinado ponto sair do controle e desenvolver um transtorno alimentar. Existem casos de atores que desenvolveram o transtorno após atuarem em papéis em que lhes foram exigidos uma perda ponderal importante em um curto espaço de tempo.

8) Existem exames que possam ajudar a detectar se realmente estamos diante de uma anorexia ou de uma bulimia? Mais uma vez vale o velho ditado médico que diz : A clínica é soberana. O aspecto comportamental e a avaliação física e nutricional são de fundamental importância. No entanto, alguns exames são de grande relevância, incluindo hemograma, dosagem hormonal, além de outros que podem identificar um déficit nutricional ocasionado pela abstinência alimentar. Outro exame que pode ser importante é a cintilografia de perfusão cerebral, que analisa áreas do cérebro que podem estar afetadas, dando um perfil do seu comprometimento, bem como da existência de alterações paralelas.

9) Podemos dizer que todo indivíduo que está bem abaixo do peso ideal é anoréxico? De forma alguma. Temos que entender que a anorexia compreende uma alteração comportamental em que estará presente um desejo consciente de realizar uma restrição alimentar radical, baseada na distorção da imagem corporal, ou seja: Por mais que a pessoa esteja magra, ela não se vê como tal. Além disso, é de fundamental importância que se estabeleça uma avaliação que exclua outras doenças.

10) Que tipo de doenças seriam? Principalmente as doenças consuptivas como neoplasias, tuberculoses, AIDS, tumores cerebrais etc.; além de diabetes e outras patologias endocrinológicas.


Fonte: http://www.desportosdeginasio.com
       http://www.abc.med.br
       http://vidaequilibrio.com.br
       http://www.copacabanarunners.net