QUALIDADE DE VIDA

TPM - Parte 3

tpm7Os hormônios e o ciclo menstrual  - Os cientistas não sabem qual o motivo exato das mulheres terem TPM ou a razão de umas terem casos mais graves do que outras. Mas eles acreditam que ela se origina em uma combinação de fatores, como: genética, alimentação, fatores psicológicos e mudanças hormonais.  Os hormônios são um dos aspectos mais estudados no que diz respeito às causas da TPM. Ela ocorre perto do final do ciclo menstrual (em inglês) de uma mulher, de 7 a 14 dias antes da menstruação.

 Durante este ciclo, que dura cerca de 28 dias, um óvulo amadurece e é liberado pelos ovários para que possa ser fertilizado. E os hormônios que têm uma grande participação neste ciclo são o estrógeno e a progesterona.


Após cinco dias de ciclo menstrual, os ovários liberam o hormônio feminino estrógeno. Este hormônio ajuda a deixar o útero mais espesso, possibilitando abrigar um embrião caso a concepção aconteça. Após 14 dias de ciclo, o óvulo é liberado por um processo chamado de ovulação. Após a ovulação, a última fase (lútea) do ciclo menstrual tem início e é aí que os sintomas da TPM costumam aparecer. Durante esta fase, os ovários aumentam a produção de estrógeno e começam a produzir progesterona para preparar o útero para uma possível gravidez. Se o óvulo não for fertilizado, a produção de estrógeno e progesterona cai. Essa queda hormonal faz com que o revestimento do útero morra e seja descartado, levando à menstruação. Assim que a menstruação começa, os sintomas da TPM param após um ou dois dias. Consulte Como funciona a menstruação (em inglês) para aprender sobre o ciclo menstrual.

Os pesquisadores acreditam que os hormônios estrógeno e progesterona interagem com certos compostos químicos do cérebro, os neurotransmissores, e que essa interação é que pode acabar afetando o humor e contribuindo para outros sintomas de TPM. Na próxima seção, vamos dar uma olhada em alguns dos neurotransmissores específicos que os pesquisadores acreditam estarem envolvidos na TPM.


Hormônios e neurotransmissores


Os pesquisadores acreditam que os seguintes neurotransmissores são afetados pelo estrógeno e/ou progesterona durante o ciclo menstrual e podem causar alguns dos sintomas da TPM:

•a serotonina regula os padrões de humor e sono, além de criar sentimentos de bem-estar. Níveis reduzidos de estrógeno durante a fase lútea podem estar ligados a uma queda da serotonina. Os níveis mais baixos de serotonina costumam ser associados a depressão, irritabilidade, raiva e desejo por carboidratos. Todos estes são sintomas da TPM;

•o ácido gama-aminobutírico (GABA) é um neurotransmissor associado com ansiedade e depressão. A progesterona pode aumentar a atividade deste neurotransmissor;

•as endorfinas aumentam as sensações de prazer e reduzem a intensidade da dor. E tanto o estrógeno como a progesterona podem afetar os níveis de endorfina;

•tanto a noradrenalina como a adrenalina são neurotransmissores envolvidos na resposta do corpo ao estresse. O estrógeno pode afetar os níveis de ambas, influenciando a pressão sangüínea, freqüência cardíaca e o humor.
Mas se os sintomas são influenciados por níveis maiores ou menores de estrógeno e progesterona, este é ainda um tema cercado por muita polêmica, pois, os estudos costumam produzir resultados conflitantes. Alguns pesquisadores acreditam que o segredo dos sintomas da TPM estão na proporção entre esses dois hormônios durante o ciclo menstrual.


Outros hormônios e sintomas

•Os mineralocorticóides são hormônios que regulam o equilíbrio dos líquidos corporais e podem ser os causadores do inchaço típico da TPM.

•A prolactina, um hormônio que estimula o desenvolvimento dos seios e a produção de leite durante a gravidez, pode causar a alteração na constituição dos seios que ocorre na TPM.

•O cortisol é um hormônio envolvido na resposta do corpo ao estresse. O excesso de cortisol pode causar ansiedade e insônia, enquanto sua deficiência pode levar à depressão e letargia. Um estudo descobriu que mulheres com depressão causada pela TPM possuíam um desequilíbrio nos níveis de cortisol quando comparadas a mulheres que não apresentavam sintomas da TPM ou os sentiam de forma leve. E outro estudo descobriu que mulheres com depressão causada pela TPM tinham níveis noturnos de cortisol menores do que as que não tinham o mesmo sintoma.


Tratamento para a TPM

Sintomas mais leves de TPM podem ser aliviados com mudanças de hábitos simples, através de dietas, exercícios e redução do estresse.
 

Alimentação


Não temos uma medida exata do quanto a alimentação afeta a TPM. Mas algumas pesquisas mostraram que aumentar a quantidade de carboidratos complexos antes da menstruação ajuda a aumentar os níveis de serotonina, e vale lembrar que a deficiência desse neurotransmissor foi ligada à depressão causada pela TPM. Embora os carboidratos complexos (como os encontrados em grãos integrais e vegetais) sejam bons durante a TPM, os carboidratos simples (como os presentes nos doces e no pão francês) podem acabar aumentando a retenção de líquidos, a irritabilidade e outros sintomas da TPM.

Os especialistas também recomendam que as mulheres em idade menstrual tomem vitaminas, especialmente um polivitamínico diário que contenha ácido fólico, essencial para o crescimento do feto caso a mulher engravide, e suplementos de cálcio com vitamina D, que ajudam os ossos a ficar fortes e também podem ajudar a aliviar os sintomas da TPM. Alguns pesquisadores acham que a Vitamina B6 pode aliviar os sintomas, especialmente a depressão, mas sua eficácia ainda não foi comprovada e é importante ter em mente que doses muito altas - de 500 mg a 2 mil mg por dia - podem causar danos ao sistema nervoso.

Os nutricionistas, às vezes, recomendam que mulheres com TPM comam várias refeições pequenas no decorrer do dia em vez de três refeições maiores. Comer muitos alimentos de uma só vez pode causar um "efeito gangorra" no nível de açúcar no sangue e algumas pessoas alegam que isso pode aumentar os sintomas da TPM.

Especialistas dizem que certos alimentos devem ser evitados, entre eles:

•cafeína, já que pode aumentar a irritabilidade, o nervosismo e a insônia;
•álcool, pela possibilidade de agir como um depressivo;
•sal, devido a sua capacidade de aumentar a retenção de líquidos e inchaço.
As mulheres também devem evitar a nicotina, já que ela, além dos outros riscos já conhecidos, pode afetar os sintomas da TPM da mesma maneira que a cafeína.

Ligação com a alimentação?

Alguns pesquisadores acreditam que a deficiência de cálcio e magnésio (que afeta a comunicação entre as células nervosas) ou o baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia) pode causar os sintomas da TPM, mas ainda é necessário que essas ligações sejam provadas clinicamente

TPM DIETA

Um estudo de 2005 descobriu que mulheres que tinham uma alimentação rica em vitamina D e cálcio apresentavam um risco menor de desenvolver a TPM. Para conseguir notar um benefício, as mulheres que participaram do estudo tiveram que comer ao menos 1.200 miligramas de cálcio e 400 UI de vitamina D por dia. Os pesquisadores não sabem o motivo exato pelo qual a vitamina D e o cálcio impediram os sintomas da TPM, mas dizem que pode ter alguma relação com o efeito causado pelo cálcio sobre o estrógeno durante o ciclo menstrual.

Exercícios, redução de estresse e remédios

Exercícios

Durante a malhação, os níveis dos compostos químicos chamados beta-endorfinas aumentam. E isso produz um impacto positivo sobre o humor e o comportamento. Especialistas afirmam que se exercitar ao menos três vezes por semana pode reduzir a raiva, a depressão e combater o estresse durante a TPM.

Redução de estresse

Embora o estresse não cause a TPM, ele pode piorar seus sintomas. Por isso, pode ser uma boa idéia procurar técnicas de relaxamento como meditação e ioga, que costumam surtir efeito no alívio do estresse.

Medicamentos

Quando o controle da alimentação, os exercícios e a redução de estresse não são o bastante para aliviar os sintomas, talvez seja a hora dos medicamentos entrarem em ação. Remédios que não precisam de receita médica, como os que contêm acetaminofeno e ibuprofeno podem aliviar as cólicas e outras dores menores. Há medicamentos direcionados a mulheres que estão sofrendo com os sintomas da TPM. Esses medicamentos normalmente são uma combinação de diuréticos e aspirina ou acetaminofeno para a dor. Os diuréticos são uma maneira de impedir a retenção de líquidos para aliviar o inchaço. Já para as mulheres com TDPM, os antidepressivos como o hidrocloreto de sertralina e fluoxetina,  podem ser uma alternativa para aliviar a depressão. Nos casos mais graves, há a possibilidade de usar anticoncepcionais para fazer a ovulação parar de vez.


TPM: Os dias difíceis das mulheres


tpm62010 - Por Clarissa Melo - Todo mês, 85% das mulheres sofrem com o problema. E os homens não sabem o que fazer para ajudá-las e ‘escapar’ dos dias difíceis. Tensão pré-menstrual atrapalha muita gente, principalmente quem convive com as mulheres naqueles dias. Para os homens que não sabem o que se passa no corpo feminino durante o período que antecede a menstruação, as horas parecem dias. E os dias, meses. Não adianta nem tentar fugir do problema — 85% das mulheres sofrem de TPM. Mas eles não devem se desesperar: é possível enfrentar a tormenta sem se molhar. O primeiro passo é entender o que está acontecendo para aquela moça tão doce e calma ter, de repente, se tornado um dragão furioso. “A TPM não é invenção das mulheres, nem frescura. É um conjunto de sinais que aparecem na segunda fase do ciclo menstrual e podem acabar no final da menstruação ou antes”, explica a ginecologista Nara Mattia. Segundo ela, alguns fatores, como genética, alimentação e alterações hormonais podem modificar a intensidade da síndrome, que se apresenta de cinco tipos diferentes (veja quadro ao lado). Sintomas duram de dois a 15 dias. “A TPM não aparece muito na adolescência, mas pode ir aumentando ao longo dos anos. Ela atinge o pico máximo aos 35 anos de idade. É quando os sinais aparecem mais”, esclarece a médica. “Eles vão diminuindo com a proximidade da menopausa, até sumirem totalmente”, afirma Mattia.


PACIÊNCIA E NENHUM SEXO


Cerca de 52% dos homens identificam os sintomas em suas companheiras. Entretanto, a grande maioria não sabe como lidar com eles. Segundo a sexóloga Carla Cecarello, o problema pode ser ainda pior quando as mulheres acham que o parceiro sabe que ela está vivendo aquela fase.

“A mulher precisa falar para o companheiro que está passando pelo período todos os meses. Sabendo o que está acontecendo, ele deve ter em mente que aqueles dias não são propícios para brigar”, diz. Esse também não é o momento ideal para fazer sexo. De acordo com Cecarello, o que elas menos querem durante a TPM é erotização. Pelo contrário: precisam de colo, cafuné e abraços carinhosos.

“Se o rapaz compreender que ela precisa de carinho, compreensão e ficar unido sem maiores pretensões, pode até ser que aconteça a relação sexual”, esclarece.

Também é bom evitar discussões. Se ela insistir, tente adiar para depois que a fase de irritação passar.


SEM FLORES E REFRIGERANTES


“Não vale ficar mandando flores todo mês, isso incomoda. Também é importante dizer a ela que refrigerantes de cola, café, chocolate e chá preto podem piorar os sintomas”, orienta Cecarello.

Mattia lembra que, para minimizar os sintomas, é fundamental manter-se em repouso, beber bastante água e praticar exercícios físicos, que liberam endorfina — hormônio do bem estar. No mais, é preciso ter em mente de que esse período de turbulência vai passar. Pelo menos até os próximos 20 dias.


TIPOS DE TPM


ANSIOSA

Caracteriza-se pela ansiedade. Podem aparecer a agressividade e a irritação.

HÍDRICA

A mulher tem retenção líquida. São comuns inchaço, volume no abdômen, dores mamárias e ganho de peso.

COMILONA

Dor de cabeça destaca-se entre os sintomas. Tem fadiga e compulsão alimentar.

DEPRESSIVA

Está associada à insônia, ao choro fácil, desânimo e esquecimento.

MISTA

Tem vários dos sintomas anteriores e outros sinais, como gastrointerite e acne.

OS SINAIS

Atenção, rapazes. Para entender quando começa a TPM de suas parceiras, é preciso contar 15 dias após o início da menstruação e observe os sintomas abaixo. Se mais de três aparecerem juntos num dia, pode significar que começou a síndrome. Usem calendário e conversem com elas para se prepararem para aqueles dias.

Depressão
Tensão
Ansiedade
Agressão / impaciência
Crises de choro
Dor mamária
Inchaço abdominal
Dor nas costas
Fadiga
Mudança de apetite
Cefaleia
Dor em baixo ventre
Suor em pés ou mãos
Compulsão alimentar

 

 

 

Manual da TPM para os homens


Não adianta. Todo mundo já falou, discutiu, matou... devido a TPM. Mas, você já ouviu falar das pessoas que são contaminadas devido a exposição disso? Esse post é para você, homem, que se questiona sobre o universo feminino.

A natureza é pródiga. Se mulher tivesse TPM todos os dias, o homem já tinha desaparecido da face da Terra. Existe até uma teoria de que as dinossauras tinham a TPM diária. Deu no que deu. Por isso, os homens, tenham cuidado quando pensar, sorrir, olhar, respirar ou disser qualquer coisa diante da sua namorada, mulher, etc.. Leitores do Malvadas, vamos tentar ser práticas e diretas.


O que é essa maldita TPM?


Pelo menos uma vez por mês, ela vai aparecer. Algumas vezes, mais intensas que outras. Normalmente é na segunda fase do ciclo menstrual. Se você namora ou é casado, não custa ficar um pouco antenado quanto a esses dias. A TPM cessa completamente até o final da menstruação.


Por que diabos isso acontece?


Ainda não sabemos o motivo exato, ou a razão de algumas mulheres chegarem a extremos, em casos mais graves. O que se sabe é que existe uma combinação de fatores como: genética, alimentação, fatores psicológicos e alterações hormonais. Os sintomas podem durar de 2 a 15 dias (dependendo de cada mulher), e em graus variáveis atinge 80% de todas as mulheres.

Sintomas - Podemos classificar e agrupar a TPM em 5 tipos específicos:

TPM do Tipo A (ANSIEDADE)- O sintoma principal é a ansiedade. Porém, podem aparecer a agressividade, irritabilidade, tensão nervosa e aquela sensação de estar "no limite".

TPM do Tipo H (HÍDRICO)- Prepondera à retenção hídrica. Neste tipo, são comuns alterações físicas, como o inchaço, volume no abdômen, dores mamárias e ganho de peso.

TPM do Tipo C (CARBOIDRATO)- A cefaléia (dor de cabeça) destaca-se entre os demais sintomas. Pode também, apresentar a fadiga e o aumento de apetite (principalmente os doces).

TPM do Tipo D (DEPRESSÃO)- Está associada à insônia, ao choro fácil,ao desânimo e ao esquecimento.

TPM do Tipo M (MISTA): apresenta vários dos sintomas anteriores e outros sinais como gastrointestinais, acne, ou dores nas costas.


Tem tratamento, doutôr?


Sim. A mulher pode, e deve, procurar um médico. Usando medicamentos; oligo-elementos: vitamina B6; Vitamina E, cálcio, magnésio; Hormônios: progesterona bio-identica; Antidepressivos; Cimifuga racemosa; Analgésicos simples ou GAMA. Além disso, precisa ter uma alimentação adequada; fazer exercícios físicos; manter-se hidratada; repousar e principalmente saber reconhecer os sintomas para controlar os sentimentos.

Manual de sobrevivência para os homens:

Segue alguns conselhos que podem evitar uma catástrofe mundial. Lembre-se, não é questão de ser feminista, mas apenas para manter uma boa convivência no seu relacionameto:

1) Na época da TPM a mulher está fragilizada e necessita de mais carinho, amor, suporte e paciência. Nada de críticas, piadinhas e frases como "você já comeu muito chocolate hoje", ou "cuidado com o peso, vai acabar engordando". É tudo que a mulher não quer e não pode ouvir nesse período.

2) Ela mandou você comprar alguma coisa especifica em um lugar do outro lado da cidade. Não questione. Apenas vá. Também não ouse comprar sem seguir as especificações corretas. Na volta, não diga nada. Largue o pacote e vá para frente da TV. Já, já, ela aparece com uma cervejinha gelada.

3) Ela comeu TODA a caixa de chocolate que há 20 dias permanecia fechada em cima da geladeira. Se faça de louco. Não comente nada do que viu. Nem mesmo se os papéis das miniaturas dos chocolates mais gostosos do mundo estiverem boiando sobre o sofá da sala. Caro amigo, deixe o esporro para mais tarde. Ela pode matá-lo. Ou pior, arrancar seu garoto fora.

4) Ela insiste em discutir a relação. Corra. Corte a conversa imediatamente. Pode ter certeza, isso não vai dar certo. Se você não conseguir escapar da alça de mira da moça, use a tática dos melhores momentos do casal. Relembre aquele jantar maravilhoso... Discurse sobre as qualidades dela e o quanto você adora os sogros, o cachorro, aquele sapato de oncinha novinho em folha... Em 5 min, ela estará relaxadinha.

5) Ela exige a tua presença na festa da amiga que você que voc menos tem afinidade (e o pior ela acha o mesmo da mala). Diga sim sem gaguejar. Demonstre segurança e convicção. Esboce um sorriso, mas não tão largo, pois ela pode desconfiar da armação. Acrescente até que será uma festa ótima e que se divertirão como nunca.

6) Ela ainda não se adaptou ao rock'n roll, mas você comprou aquele DVD procurado há mais de 15 anos, uma apresentação raríssima do Led Zeppelin na Islândia em 1972. Espere, espere e espere. Aguarde o fim do período de instabilidade da garota para revelar o achado. Se mostrá-lo durante a fase crítica, ela dirá que o Robert Plant "não está com nada cantando" e que não suporta "a guitarra irritante" do Jimmy Page. Você nunca mais conseguirá ouvi-lo novamente.

7) Ela acordou irritada e te liga como se quisesse arrancar pedaço. Meu amigo, muita calma nessa hora. Prefira dizer que está morrendo de saudade, que ela é linda, enfim, a mulher da tua vida. Se não colar, tente encerrar a ligação o mais rápido possível sem que ela perceba qualquer movimento mais afoito. Deixe que ela desconte a raiva acumulada nos colegas de trabalho.

8) No fim da tarde deste mesmo dia ela está extremamente feliz! Apesar do Fator TPM, vale até propor uma comemoração com vinho e uma tábua de queijo. Ela vai adorar.

9) Ela colocou aquele vestidinho rosa choque que só ELA adora. Não ria. Não arregale os olhos. Elogie a garota, mesmo que ela esteja hor-rí-vel. Passeie de mãos dadas no shopping se possível. Mostre-se forte e destemido. Ela nem vai perceber que sofre do Fator TPM.

10) Ela gastou uma nota em sapatos, vestidos, bijuterias e badulaques. Evite qualquer demonstração de irritação, mas não deixe de revelar descontentamento. Ela sabe que fez alguma coisa inadequada. E não terá a ousadia de dizer qualquer coisa. No fim do mês, mostre o extrato do cartão de crédito e sugira que fique para o mês que vem o tão sonhado aspirador de pó.

O importante é lembrar que essa fase tem data para acabar e a paz voltará a reinar, é só tem paciência que tudo volta ao normal... Pelo menos nos próximos 20 dias.

 


Fonte: http://www.malvadas.org/
       http://www.gineco.com.br/
       http://www.minhavida.com.br/
       http://virtualpsy.locaweb.com.br/
       http://www.parana-online.com.br/
       http://saude.hsw.uol.com.br/tpm.htm
       http://odia.terra.com.br/portal/