QUALIDADE DE VIDA

Como espantar pombos de sua casa

pomb 12Embora sejam lindos e simbolizem a paz, os pombos se tornaram uma praga urbana e podem transmitir várias doenças! Então, se você costuma jogar uma comidinha para esta ave, achando tudo uma fofura, entenda por que é importante espantar pombos de sua casa e de sua família! Pombos ou ratos alados? Os pombos se tornaram uma praga urbana tão preocupante que passaram a ser chamados por muitos de ratos com asas. Contudo, segundo a bióloga, mestre em saúde pública, Mônica Schüller Ribeiro, em entrevista a Jô Soares, os pombos representam até mais perigos à saúde do que os ratos, principalmente, em função de 2 fatores:

Podem transmitir um número maior de doenças
A relação de afetuosidade que o homem estabeleceu com a ave
Não fique no meio dos pombos

Você ficaria à vontade cercado por ratos? Provavelmente, não. Porém é comum ver pais com filhos pequenos carregando um pacotinho de pipoca nas mãos para atrair os pombos até ficarem completamente cercados pelas aves! Esta proximidade ignora os perigos da transmissão de doenças sérias como a histoplasmose, que atinge o sistema respiratório causando desde uma inflamação dos brônquios até pneumonia, a criptococose, que atinge o sistema nervoso e pode provocar um tipo de meningite, e a salmonela que causa distúrbios no sistema digestivo.

Como espantar pombos de sua casa

É proibido matar pombos! Não use venenos nem armadilhas que possam causar a morte das aves. Prevenção e controle mecânico são as soluções.

Prevenção

Não alimente os pombos! Não jogue grãos nem qualquer tipo de alimento para atrair estas aves.

Lixeiras fechadas! No desespero por encontrar comida, os pombos aprenderam a retirar o alimento do lixo. Eles são capazes de furar os sacos de lixo em busca de comida. Por isto, coloque os sacos de lixo dentro de lixeiras fechadas.

Imagens/esculturas de predadores (corujas, gaviões). Pode afugentar os pombos, no entanto a bióloga Mônica Schüller adverte que esta medida será eficiente de acordo com a maturidade do bando de pombos, sendo mais eficaz com grupos jovens. Outro repelente seria a planta coroa de cristo.

Controle mecânico

Use telas invisíveis (não alteram a fachada das casas e edifícios) para impedir a entrada ou pouso do pombo nas janelas, balcões e sacadas; bem como para fechar espaços abertos no forro, telhado ou infraestrutura que possam funcionar como refúgio.

A instalação de espirais de aço com espaçamento de no máximo 2 dedos bem no limite das sacadas e beirais também impedirá que o pombo pouse neste espaço. No mercado também é possível comprar espículas de aço (agulhas pontiagudas) que têm o mesmo objetivo, no entanto podem ferir as aves e você terá que lidar com cenas bem desagradáveis.

Como limpar os excrementos dos pombos

Use óculos, máscara, luvas de proteção e produtos desinfetantes.

Fonte: http://lar-natural.com.br/