QUALIDADE DE VIDA

Os benefícios da Batata Yacon

batata yaconPor Gabriela Cuesta - Você já deve ter ouvido falar da Batata Yacon ou se deparado com ela na feira ou supermercado. A batata Yacon é um tubérculo de origem Andina, porém podemos encontrá-la com facilidade no Brasil. Ela tem a textura macia e é levemente adocicada. Seu gosto lembra o sabor da pêra e do melão. O formato dela é parecido com o da batata doce.  A Batata Yacon pode ser considerada um alimento funcional pelo seu alto teor de Frutooligossacarídeos (FOS) e inulina. Estes não são digeríveis pelo aparelho digestivo, tendo o mesmo efeito de fibra alimentar. Por este motivo pode ser utilizada por pacientes com diabetes do tipo 2, pois podem ajudar no controle da glicemia. Os carboidratos simples são digeridos e absorvidos rapidamente, produzindo um aumento súbito da taxa de glicose no sangue e gerando picos de insulina. Já o efeito do carboidrato presente na batata yacon é o contrário, devido ao tamanho de sua molécula são digeridos e absorvidos ...

lentamente, ocasionando aumento pequeno e gradual da glicemia. Além de ser eficaz para os diabéticos, os seus benefícios para a saúde do organismo podem ser vários: baixa caloria, sensação de saciedade, aumento da imunidade, regulação do intestino, redução do colesterol e ácido graxos no sangue, aumento da absorção de minerais como cálcio, magnésio e ferro e é rica em potássio. Seu uso foi negligenciado por muitos anos, pois por ser um alimento de baixo valor calórico não fornecia energia suficiente para o trabalho árduo realizado nas frias regiões Andinas, de onde ele é originário. Mas seu baixo valor calórico e propriedades o tornam interessante para pessoas que queiram se manter saudáveis aqui no Brasil.

 

Composição


Potássio

O mineral mais abundante é o potássio, que existe em quantidades significativas e representa, em média, 230mg 100g de matéria fresca comestível
Ação: Melhora elasticidade dos vasos e conseqüentemente o controle da pressão arterial. Previne o surgimento e diminui os sintomas de cãibras.

Flavonóides

Em comparação a outras raízes e tubérculos, as raízes do yacon possuem elevada quantidade de compostos fenólicos, cerca de 200mg por 100g do alimento.
Ação: Antioxidante, previne envelhecimento, desenvolvimento de cânceres, doenças do coração. Antiinflamatório, previne doenças como artrite, síndrome do túnel de carpo, obesidade e celulite.


Baixa Caloria - O carboidrato da batata yacon é menos calórico que um carboidrato simples. Cada 100 gramas da batata yacon tem aproximadamente 30 calorias, já a batata inglesa tem 51 calorias na mesma quantidade. E também é rica em água.

Regulação do Intestino - Estudos mostram que a batata yacon é rica em inulina, um prébiotico, tipo de carboidrato do grupo dos frutooligossacarídeo. A inulina por não ser digerível pelo organismo humano ajuda a melhorar o funcionamento intestinal por estimular o crescimento e a atividade de bactérias no cólon. A melhora do funcionamento intestinal ajuda diretamente o aumento da imunidade.

Sensação de Saciedade - Por ser um alimento rico em fibras, a batata yacon dá uma sensação de saciedade por ter uma ação lenta na digestão. Clique aqui para saber quanto você precisa emagrecer e comece agora mesmo sua reeducação alimentar!

Em alguns lugares você escuta sobre o consumo de Chá de folhas do Yacon, pelo seu efeito hipoglicemiante. Mas cuidado, alguns estudos mostram que o uso prolongado deste chá pode levar a sérios problemas renais. Neste caso, o uso oral das folhas do Yacon não deve ser recomendado, visto que os riscos são bem maiores que os benefícios.

Como devo consumi-la? A batata Yacon pode ser consumida crua, como fruta ou adicionada em sucos e farinhas, ao contrário de outros tipos de tubérculos como a batata inglesa e a batata doce, que geralmente se apresentam cozidas, assadas ou fritas.

Ela pode ser utilizada como um substituto bem interessante para as pequenas refeições ao dia, como a colação ou o lanche da tarde. É importante dizer que mesmo tendo poucas calorias seu consumo não deve ser em excesso

Fonte: http://maisequilibrio.terra.com.br
          http://relaxaromas.blogspot.com.br/