QUALIDADE DE VIDA

Plantas, frutas, Ervas e seu uso medicinal - Parte 4

CoentroCOENTRO (Coriandrum sativum) - Indicado como calmante. O chá de coentro deve ser feito com toda a planta, folhas, talos e raiz, depois de bem lavados. Como estimulante do estômago e fígado verter uma xícara de água fervente em 5gr de frutos de coentro secos, filtrar, adoçar e tomar após as refeições. Coentro retira metais pesados do corpo - Estamos continuamente expostos a fontes de poluição ambiental, sonora e alimentar. Focando a questão alimentar, temos de nos preocupar com a qualidade e o tipo dos alimentos, dando preferência aos orgânicos, especialmente os alimentos ricos em água e que, portanto, carregam grande porcentagem de agrotóxicos, como tomate, melancia e fruta.

 

Porém existe um grande risco que é muito pouco divulgado e estudado: a contaminação por metais pesados. Os principais vilões desta história são o chumbo, o mercúrio, o cobre e o alumínio. Peixes e frutos do mar apresentam níveis muito elevados de contaminação com mercúrio, tanto os de criadouro quanto os das áreas costeiras. O mais saudável seria o consumo de peixes de alto-mar e de águas profundas, como o atum, mas seu custo é elevado.

Cozinhar em panelas de alumínio ou comer alimentos guardados em embalagens com esse metal também aumenta o risco de contaminação por ele. Ainda é discutível se o uso de desodorantes e antitranspirantes que contêm cloreto de alumínio pode ser um fator de risco.

O chumbo, presente em embalagens antigas de creme dental, e o cobre, presente em águas contaminadas, dispositivos intrauterinos e em alguns pesticidas, podem apresentar sérios riscos à saúde. Os estudos iniciais mostram que a contaminação por esses metais influi negativamente na pressão arterial, nos fenômenos de aterosclerose (placas de gordura nas artérias) e agregação plaquetária.

Além dos tratamentos estabelecidos pela medicina ortomolecular, contamos com o coentro (Coriandrum sativum) como um desintoxicante muito potente. A tintura e o extrato do coentro, além de ter atividade antioxidante, atuam na quelação de metais pesados do corpo, com a vantagem de apresentar disponibilidade e custo baixo. Caso esteja realizando um tratamento de desintoxicação, especialmente com o coentro, tome bastante água (e de boa procedência), pois grande parte da excreção desses metais se dá pela urina.

Os 13 benefícios do coentro para a saúde

1.  Inchaços: cineol, um dos 11 componentes dos óleos essenciais, e ácido linoleico, presente no coentro, possui propriedades anti-reumáticas e artríticas, que são muito benéficas para o inchaço causado devido a estas duas razões. Para outros, tais como inchaço devido ao mau funcionamento dos rins ou anemia, que é visto por ser eficaz, até certo ponto, como alguns dos componentes que ajudam a excreção extra de água do corpo ao mesmo tempo.

2.  Altos níveis de colesterol: Alguns dos ácidos presentes no coentro, como viz. ácido linoleico, ácido oleico, ácido palmítico, ácido esteárico e ácido ascórbico (vitamina C) são muito eficazes na redução do nível de colesterol no sangue. Eles também reduzem a deposição de colesterol nas paredes internas das artérias e veias.

3.  Diarréia: Alguns dos componentes de óleos essenciais em coentro, como borneol e linalol, ajuda a digestão, o bom funcionamento do fígado e colagem de intestino, ajudando na cura da diarréia. Também é útil na diarréia causada por ação microbiana e de fungos, uma vez que componentes como cineol, borneol, limoneno, alfa-pineno e beta-phelandrene têm efeitos antibactericidas. Além disso, as folhas de coentro fresco são excelentes aperitivos.

4.  Úlceras na boca: Citronelol, um componente de óleos essenciais em coentro, é um anti-séptico excelente. Além disso, outros componentes têm ação anti-microbiana e efeitos muito eficazes para este fim. O coentro até ajuda a melhorar o hálito.

5.  Anemia: O coentro é bom em ferro conteúdo queauxilia para melhorar a anemia.

6.   Digestão: coentro, devido ao seu aroma rico por causa de seus óleos essenciais, além de ser um aperitivo excelente, ajuda na secreção adequada de enzimas e sucos digestivos no estômago, estimula a digestão e movimentos peristálticos do intestino.

7.  Os óleos essenciais do coentro são anti-oxidantes e desintoxicantes . A presença de vitamina C e ferro fortalece o sistema imunológico também. Estas propriedades ajuda a prevenir e curar a varíola.

8.  Distúrbios menstruais: Ser estimulante na natureza e ajudando a secreção adequada das glândulas endócrinas, que também ajuda a secreção adequada dos hormônios e, assim, induzir ciclos menstruais mais cíclicos e redução de dores durante os períodos etc.

9.   Cuidados com os olhos: O coentro tem muitos anti-oxidantes, vitamina A, vitamina C e minerais como fósforo nos óleos essenciais em que ela previne o envelhecimento do olho. atua também na conjuntivite: Como discutido anteriormente, o coentro é um desinfetante muito bom e tem propriedades anti microbiana que protegem os olhos contra doenças contagiosas como conjuntivite.

10.   Distúrbios da pele: O desinfetante, desintoxicante, anti-séptico, propriedades anti-fúngicos e anti-oxidante do cominho são ideais para curar doenças de pele como eczema infecções secura, e fungos.

12.  Açúcar no sangue: o efeito estimulante sobre as glândulas endócrinas, a secreção de insulina é aumentada no pâncreas que aumenta o nível de insulina no sangue, ajudando assim a assimilação e absorção de açúcar e a queda resultante no nível de açúcar no sangue. Esta propriedade é muito benéfica para os pacientes que tem diabetes.

13.  Outros benefícios: Coentro ajuda a curar úlceras, e atua como um expectorante, protege e alivia fígado. É anti-cancerígenos, anti-convulsivantes, anti-histamínicos e hipnótico. Coentro acredita-se ser um afrodisíaco natural e anteriormente era amplamente utilizado em algumas preparações, combinado com outras ervas, para aumentar a libido.


COUVE - Brassica oleracea

Couve



Hortaliça que contem enxofre e acredita-se que cura até as doenças ocultas. Alem do enxofre contem iodo, arsênico, magnésio, potássio e cálcio e vitaminas. Na Roma Antiga, aconselhava-se que para possuir uma saúde invejável, a simples ingestão de muita couve era suficiente. O suco de couve, adoçado com mel, bebido diariamente durante três meses, antes do almoço, é eficaz para combater a gota (ácido úrico), a bronquite e a má circulação. O mesmo suco, sem ser adoçado, em aplicações tópicas cura ulcerações, misturado com água morna é recomendado contra cólicas de crianças. O consumo da couve ainda depura o sangue, atua contra a hipertensão e é uma defesa para o organismo contra o câncer. Em casos de úlceras varicosas fazer uma compressa: depois de eliminar a nervura mais grossa de uma folha de couve, lava-la muito bem em água corrente e coloca-la em uma solução de acido bórico (encontrado em farmácias) deixando macerar por três horas. Aplicar a folha, estendida numa gaze, sobre a ferida limpa e enfaixar. Renovar a noite e pela manhã. Ulceras internas no estomago ou duodeno, podem ser controladas e até curadas com a ingestão do suco de couve feito com 200gr dos bordos e dos talos da couve espremidos. O liquido deverá ser ingerido em jejum, todos os dias, em pequenos goles.

Os benefícios do Suco de Couve - Este é um suco com fama estabelecida e apesar de suas inúmeras propriedades, não substitui o prato de salada de seu cardápio, isso porque, apesar das vitaminas, vão faltar fibras e essas são indispensáveis ao bom funcionamento do intestino. Com os coquetéis verdes, é possível reunir grandes quantidades de nutrientes em uma pequena refeição. No entanto, eles servem apenas como complemento de uma dieta balanceada. A couve é um vegetal rico em cálcio, fósforo e ferro, além de todos os minerais que são importantes para os ossos, dentes e sangue.

Suas folhas possuem ainda vitamina A, B e C, excelentes no tratamento de doenças e aumento da boa visão, saúde, pele, aparelho digestivo e sistema nervoso. Na verdade, esta hortaliça é um laxante natural, tamanha quantidade de fibras que possui. É eficaz no combate à:

Asma – Bronquite – Enfermidades do Fígado – Cálculos Biliares – Renais – Hemorróidas e a Menstruação difícil e Dolorosa.

Suas propriedades curativas são tantas que, em caso de Febre costuma-se aplicar um Cataplasma refrescante da Folha de Couve sobre a testa do paciente.

Artrites e dores reumáticas:

Quando cozidas no vapor e aplicadas de hora em hora como um cataplasma quente, produzem excelentes resultados no combate à artrite e dores reumáticas.

Para Úlceras:

Para aliviar o desconforto das úlceras e auxiliar na sua cicatrização, nada melhor do que, todos os dias pela manhã, em jejum, tomar um copo de leite batido com uma folha de couve. A composição desse suco refresca e produz efeitos surpreendentes em pouco tempo.


Suco de Couve


Este suco é rico em minerais e vitaminas do complexo B, facilitando o metabolismo de proteínas, carboidratos c lipídios. B um poderoso anli-stress natural.

Ingredientes:

2 folhas de couve lisa
2 folhas de couve-de-bruxelas
1 rama de couve-flor
1 rama de brocolis
4 cenouras
1 maçã
1 copo de suco de laranja Mel opcional

Modo de fazer:

1) Passe todos os ingredientes na centrífuga ou liqüidificador.

2) Caso prefira, coe o mico em um coador não muito fino.

3) Adicione pedras de gelo e adoce, se preferir.


Ingrediente indispensável da brasileiríssima feijoada e do caldo verde, que herdamos de Portugal, a couve, além de ser barata e fácil de encontrar em todo o país, oferece vários benefícios. Surpresa? Nós também ficamos. A questão é quanto mais os especialistas estudam essa verdura, mais surgem vantagens. Chega a parecer uma bula de remédio: a couve é antiinflamatória e cicatrizante. E, superimportante, ajuda a fixar o cálcio nos ossos.

De onde vêm esses poderes? Dos glicosinolatos, fitoquímicos naturais que, por terem ação desintoxicante, estimulam o organismo a se livrar até mesmo das substâncias cancerígenas, além de fortalecer o sistema imunológico. A partir daí, tudo funciona melhor. Quando você coloca a verdura no prato, também se serve de uma variedade incrível de vitaminas e minerais que, combinados aos fitoquímicos, favorece a absorção dos outros nutrientes da refeição, especialmente do cálcio. Nesse aspecto, a nutricionista Denise Madi Carreiro, de São Paulo, chega a comparar a folha ao leite materno.

Denise, que é conselheira do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, afirma que a couve é um alimento até mais adequado para os ossos que o leite de vaca. “Além de ter cálcio e magnésio, ela carrega esses dois minerais na proporção adequada”, explica a nutricionista. O que isso significa? O cálcio precisa do magnésio na medida certa para conseguir exercer suas funções, entre elas, formar a massa óssea.

O leite de vaca tem nove vezes menos magnésio e três vezes mais cálcio do que a proporção necessária. Segundo Denise, isso faz com que o cálcio do leite tenha dificuldade de se fixar no nosso esqueleto. “Pior, ele rouba o magnésio existente no organismo. E, como a maior parte desse mineral fica concentrada dentro do osso, consumir mais cálcio do que magnésio aumenta o risco de perda de massa óssea. Daí para a osteoporose é um pulo”, diz a especialista.

O magnésio ainda é parceiro do cálcio em várias outras tarefas: ajudar o corpo a se livrar do acúmulo de gordura, manter a pressão arterial sob controle, regular a ação de hormônios e controlar os movimentos dos músculos (o cálcio contrai a musculatura e o magnésio relaxa). Além disso, o magnésio é fundamental para a formação e funcionamento de todos os neurotransmissores, sem exceção. É por isso que sem ele você se sente desanimada e até mal-humorada.

Na couve, o magnésio faz parte da clorofila – substância que dá a cor verde à folha e com potencial de renovar as células do nosso organismo. Quer dizer que a verdura tem mais essa vantagem: rejuvenesce. Depois de descobrir todos os poderes dela, a gente fica até com vontade de fazer uma “plantação” em casa. Mas como quase ninguém tem espaço nem tempo para isso, BOA FORMA foi atrás de sugestões práticas de consumo para você. Aproveite para colocar a couve mais vezes no seu cardápio. Você vai perceber a diferença na pele, no pique e na balança!

• combate a celulite

• ajuda a eliminar a gordura

• regula os hormônios

• melhora o humor

• desintoxica

As propriedades nutritivas ficam mais preservadas na folha crua. In natura, a couve vai bem em saladas (cortada bem fininha) e em sucos (batida com frutas). Como a verdura amarela rápido – dura três (no máximo quatro) dias na geladeira –, a nutricionista Denise Madi ensina como fazer “polpa” de couve congelada.

1. Coloque no liquidificador ou na centrífuga um maço inteiro (inclusive os talos) de couve bem lavada e, de preferência, orgânica.

2. Acrescente um pouco de água filtrada e bata até formar um caldo grosso.

3. Coe, distribua em fôrmas de gelo e coloque no freezer.

4. Depois de congelar, proteja a fôrma com filme plástico.

Use um ou dois cubos de couve congelada por dia para preparar seu suco. Bata ou deixe dissolver no suco de sua preferência (maçã, melão ou maracujá).


ERVA-DOCE - Foeniculum vulgare

Erva-doce



Contem potássio, sódio e ferro. O chá das sementes é um regulador intestinal e calmante para o estomago. Desobstrui os brônquios,,oxigenando melhor os pulmões. Acredita-se que mulheres que amamentam devem tomar chá de erva-doce para os efeitos calmantes passarem através do leite para a criança. Para os idosos, esse mesmo chá normaliza a circulação do sangue e combate a depressão. Atua ainda, como estimulante da digestão e do aparelho urinário. No uso geral o chá de erva-doce é feito em um litro de água fervente com 10gr de sementes. Coar, adoçar pouco e tomar de quatro a cinco xícaras por dia.

Também conhecida como anis e funcho, ela é ma planta que floresce principalmente em terras russas. Segundo os egípcios antigos, teria poderes de afastar os pesadelos — daí o fato de, naquela época, muitos terem o hábito de dormir com a erva debaixo do travesseiro. Ainda hoje é usada para aromatizar esse tipo de almofadas, já que seu perfume também estimula o relaxamento do corpo.

Na culinária, seu maior uso é na forma de chá, porém é possível inclui-la crua ou cozida em saldas, sopas e purês.

Saiba os vários outros benefícios dessa erva tão doce…

- Alivia gases

- Combate a cólica intestinal

- Facilita a digestão

- Reduz o risco de câncer de mama e de ovário (*)

- Regula a pressão arterial

- Induz ao relaxamento

- Pode contribuir com o emagrecimento

Atenção - Durante a gravidez é recomendado evitar o consumo excessivo da erva-doce. Suas sementes podem desencadear contrações e levar a um aborto.

A melhor forma de obter os benefícios de erva doce é consumi-la na forma de chá. Assim, basta criar o hábito de beber o chá da erva, pelo menos três vezes ao dia. Porém, faça o uso dessa planta em associação com uma dieta balanceada e hábitos de vida saudáveis. Assim, o consumo do chá trará um equilíbrio ao seu organismo, deixando sua pele mais bonita, além de relaxar o corpo. Vale a pena experimentar!


ESPINAFRE - Spinacia oleracea

Espinafre



Riquíssimo em vitaminas A, B, C e H, contendo ainda potássio, sódio, cálcio, magnésio e ferro. É indicado para pessoas com tendência a hemorragias, diabéticos, nervosos, portadores de vermes intestinais e doenças da vista, o espinafre deve ser comido cru, em saladas ou bebido em forma de suco. O espinafre foi descoberto em solo asiático e é rico em sais minerais, como ferro, cálcio e fósforo, e possui alta concentração de vitaminas dos complexos A e B, propriedades que transformam o alimento em uma fonte de nutrientes fundamental para a formação dos ossos, dentes, construção muscular, coagulação sanguínea e conservação da visão.

Como a maioria das hortaliças de folhas verde-escuras, o espinafre é recomendado principalmente para gestantes e crianças, pois previne a anemia e a desnutrição. O alimento é indicado também para as gestantes, por ser uma importante fonte de ácido fólico. O ácido fólico é uma vitamina que contribui diretamente para a formação do tubo neural do feto e essencial para o tratamento de certas anemias, além de contribuir para a manutenção da memória, fluência da fala e velocidade de processamento das informações. A hortaliça também colabora para conservação da pele, proteção do aparelho digestivo e, principalmente, a manutenção do sistema nervoso, tornando-se essencial para o desenvolvimento dos nervos e do cérebro.

De acordo com uma pesquisa realizada no ano passado, pelo nutricionista Fernando Gómez-Pinilla da Universidade da Califórnia, o espinafre faz parte de um grupo de alimentos antioxidantes responsáveis pelo melhoramento das atividades mentais do ser humano. Segundo o estudo, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. Alimentos como espinafre, nozes, castanhas, óleos vegetais, lentilha, couve-flor, aspargo e abacate começam trabalham para eliminar as substâncias em excesso, funcionando como “desenferrujadores” do cérebro.

Para aproveitar e potencializar os nutrientes presentes na hortaliça é necessário consumir o alimento nas principais refeições do dia. Uma porção média de espinafre cozido pesa 90g e o ideal é que um adulto consuma cinco porções semanais. Para facilitar esta ingestão, o espinafre pode ser utilizado nas mais variadas receitas, como tortas, suflês, refogados e saladas cruas. O ideal, de acordo com os especialistas, é que seja diminuído ao máximo o período de cozimento, para que os nutrientes sejam conservados. A hortaliça pode ser utilizada nas mais variadas receitas, leves e saborosas, como as sugeridas abaixo.


FIGO - Fícus carica

Figo



É um laxativo natural, combate a prisão de ventre e substitui muito bem os purgativos destinados as crianças. Tem efeitos benéficos em casos de bronquite, gripe, resfriado e tosse, para esses casos, cortar em pedaços 20gr de figos secos, fervendo em 250gr de leite por uns quinze minutos. Depois de adoçar com uma colherada de mel, filtrar o leite e bebe-lo bem quente. Contra afecções na boca e garganta, ferver em uma xícara de leite dois figos frescos, cortados em pedaços e uma colherinha de mel por quinze minutos. Depois de filtrado e morno, usar o leite para gargarejos e bochechos.

O figo é um falso fruto, pois é um receptáculo que contém centenas de pequenos frutos que vulgarmente chamamos sementes. Utiliza-se como fruta para consumo em fresco, em seco, como puré para confeitarias, em conserva ou confeitados. Os figos são frutos muito frágeis, pelo que a sua conservação em boas condição é difícil. Por isso, a importância comercial dos figos secos e em conserva aumentou. Dado que é uma fruta perecível, o figo maduro não se conserva mais de 3 dias no frigorífico. O primeiro fruto da figueira, produzido em finais da Primavera, recebe o nome de figo lampo. A pele fina e o seu sabor são parecidos com os do figo, mas são menos doces. Para além de ser um fruto consumido em fresco, o figo utiliza-se para fabricar puré, que serve de recheio de diversos produtos de pastelaria, ou mesmo para a obtenção de um tipo de vinho.

Dos produtos derivados do figo, o mais importante é o figo seco obtido mediante a desidratação do fruto fresco. A sua humidade é reduzida de 80% a 15%, ocorrendo a concentração dos compostos nutritivos do figo. Neste caso o seu período de conservação é alto e o fruto apresenta-se amassado, flexível, de cor cinzenta, violeta ou parda, com polpa amarelada e algo viscosa. A par das uvas passas, constitui um dos frutos secos mais populares e antigos.

O figo, ainda que não seja, em termos botânicos, um fruto, mas um sícone, é como fruta que é conhecido na linguagem corrente.  A conserva de figos é outra das grandes utilizações dos figos. Elabora-se com figos outonais de tamanho reduzido, muito doces, aos quais se adiciona açúcar e um licor, como rum, conhaque ou xerez.
Os figos confeitados podem apresentar-se em caixas de lata. Para o fabrico de figos em álcool são necessários figos pequenos de cor escura, consistentes e que não estejam totalmente maduros.

Os figos depois de tostados e moído originam um pó que se pode utilizar como sucedâneo do café.

O figo, contrariamente ao que se pensa, não é um fruto. É um receptáculo carnoso, denominado ‘sícone’, em forma de pêra, que suporta as flores masculinas e femininas que darão origem aos pequenos frutos, denominados ‘aquénios’, aos quais vulgarmente chamamos sementes. É portanto uma infrutescência. A parte carnosa e doce do figo ou sícone corresponde às flores que após a fecundação incham e ficam carnosas. O figo é um fruto mole e de pele fina, cuja cor varia de verde a roxo, enquanto que a polpa pode ser encarnada ou branca. Dependendo da espécie, a sua forma é redonda ou achatada, mas geralmente os figos são mais largos do que altos.

Existem diferentes variedades de figo que se podem dividir, pela cor que apresentam, em brancas, coradas e negras. As primeiras apresentam cor branca-amarelada, as coradas têm cor parda-azulada e as negras possuem uma cor que varia de púrpura a negro.

O figo cru e seco é altamente nutritivo e uma rica fonte de fibra dietetica, potassio, proteinas, minerais (ferro, fosforo, magnesio, cobre e zinco) e vitaminas (riboflavina e vitamina B6). A fibra ajuda ao perfeito funcionamento do tubo gastrointestinal, enquanto que os minerais e vitaminas presentes no figo e outras frutas e hortaliças são essenciais para o crescimento e desenvolvimento e para a manutenção de uma boa saúde durante toda a vida.

O figo é conhecido pelo seu carácter curativo desde há muitos séculos. Pelas suas propriedades regula a digestão, ajuda a ultrapassar o esgotamento, estimula a capacidade de concentração, melhora o ânimo e elimina o nervosismo. O seu uso externo está recomendado para as inflamações da boca, chagas e queimaduras. O figo, pelas suas numerosas sementes, foi, para muitas culturas, símbolo de fé e sabedoria, enquanto que a figueira simboliza a fertilidade. O famoso médico grego Hipócrates, em 400 a.C., já recomendava o figo para combater a desnutrição, enquanto que o seu compatriota Galeno aconselhava aos atletas gregos o consumo de figos como alimento básico das suas dieta. Os figos consumidos durante a Idade Média e o Renascimento, eram utilizados em comidas que se consideravam excelentes. Os figos frescos possuem uma elevada percentagem de água, pelo que o seu valor energético não é muito alto. Cem gramas de figos frescos fornecem 65 calorias e o mesmo peso em frutos secos proporciona 280 calorias. Depois da água, o componente maioritário são os hidratos de carbono, fundamentalmente a sacarose, a glicose e a frutose. O figo fornece todos os aminoácidos essenciais e os lípidos aparecem em muito pequena proporção.

O figo é uma das frutas cujos efeitos curativos se encontram entre os mais antigos. De entre as principais propriedades dos figos, destacam-se o seu carácter nutritivo, digerível, tónico, laxante, diurético, peitoral e tópico emoliente. Está indicado o seu uso interno para casos de astenia física e nervosa em crianças, adolescentes, convalescentes, desportistas, mulheres grávidas, irritações gastrointestinais, obstipação, estados febris, transtornos menstruais e inflamações pulmonares e urinárias. O figo é de fácil digestão e laxante, devido ao seu elevado número de sementes e ao seu teor em fibra. Com efeito, a sua acção laxante impede o abuso do seu consumo. Um par de figos diários fazem mais pela manutenção da saúde da flora intestinal que qualquer outro alimento ou produto farmacêutico.
O efeito diurético deve-se ao elevado teor em potássio do figo, que torna-o num alimento alcalinizante.

Os figos apresentam o valor de pH mais básico (alcalino) de todos os alimentos. Por isso, são muito adequados para neutralizar alimentos ácidos, como a carne, os produtos de charcutaria, a massa elaborada com farinhas refinadas e os doces. É recomendado em caso de astenia física por causa do seu teor em açúcares, estimulando além disso a capacidade de concentração. Quanto ao seu uso externo, é recomendado utilizar o leite dos figos verdes para eliminar as verrugas, e a dor de dentes desaparece assim que se aplica a polpa prensada de figo sobre a gengiva. A infusão de 25 a 30 gramas de folhas de figueira, por litro de água, reduz a tosse, melhora a circulação e ajuda as menstruações difíceis, se tomada uns dias antes.


GENGIBRE - Zingiber officinalis

Gengibre



Uma raiz com altos poderes medicinais. Combate as náuseas, provocando o aumento de salivação, pode ser mastigado para prevenir enjôos em viagens marítimas. Age muito bem na garganta, sendo seu chá indicado a todas as pessoas que utilizam bastante a voz como oradores, cantores, etc. Combate a flatulência, bastando para isso apenas usa-lo como tempero nas refeições. Tem também uma aplicação em casos de reumatismo, problemas pulmonares e circulação sanguínea, usando-se o chá.

O gengibre é uma planta herbácea com muitos benefícios à saúde. Como planta medicinal, o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial, que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona. O gengibre possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces. Pode ser usado em diversas formas: fresco, seco, em conserva, em capsulas (em pó) ou cristalizado.

Ele é bastante indicado para programas de desintoxicação do organismo, além de ser considerado um poderoso anti-inflamatório, anticoagulante, antioxidante e bactericida. O gengibre é utilizado para tratamento de náuseas, vômito, dor de cabeça, congestão do peito, cólera, gripe, diarreia, dor de estômago, reumatismo e doenças nervosas. Essa planta é um excelente remédio para inflamação da garganta, asma, bronquite, além de ser excelente no combate ao câncer. O gengibre pode ser utilizado como antibiótico, além de possuir componentes que tratam a depressão. Os extratos de gengibre estimulam os centros vasomotor e respiratório.

O gengibre em pó tem o sabor mais suave e diferente do fresco. Por isso, o gengibre em pó não pode substituir o gengibre cru, como em receitas por exemplo. É muito usado em confeitarias e padarias para fazer bolos diversos, pães, biscoitos e tortas. Também combina com frutas e legumes e faz parte de várias misturas de temperos. O gengibre em pó pode ser feito em casa: Deixe secar o gengibre, retire a casca e moa-o inteiro. Ou você pode comprar pronto em pacotes ou em forma de cápsulas.

Como planta medicinal, o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona. Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosses, resfriado e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais.

No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de “Gan Jiang” e apresenta as propriedades acre e quente. Sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções. Na medicina Ayurvédica, o Zingiber officinale é conhecido como “medicamento universal”.

Além desses benefícios, o gengibre também tem ação bactericida, é desintoxicante e possui poder afrodisíaco – onde seu óleo é utilizado para massagear o abdome, provocando calor ao corpo e excitando os órgãos sexuais. Na medicina chinesa tradicional, por sua reconhecida ação na circulação sangüínea, ele é utilizado contra a disfunção erétil. Uma pesquisa da Unicamp realizada em coelhos, comprovou os efeitos. Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjôos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.

Possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e sob diversas formas, como: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O que não é recomendado é substituir uma forma pela outra, nas receitas, pois seus sabores são muito distintos: o gengibre seco é mais aromático e tem sabor mais suave.

Este último é amplamente utilizado na China, no Japão, na Indonésia, na Índia e na Tailândia. No Japão costuma-se usar o suco (com o gengibre espremido) para temperar frango e as conservas (beni shooga), feitas com os rizomas jovens, são consumidas puras ou com sushi. Já o gengibre cristalizado é um dos confeitos mais consumidos no Sudeste Asiático.


GOIABA - Psidium guajava

Goiaba



Famosa contra diarréias. A fruta em casos amenos e as folhas em casos mais extremos. Usa-se o chá das folhas até cessar o distúrbio. Os frutos são benéficos em casos de doenças das vias respiratórias, como tosse e bronquite.

A goiaba é muito conhecida e apreciada no Brasil porém, poucas pessoas sabem realmente os benefícios que este fruto traz à nossa saúde. Conhecida por ter muita vitamina C, ficando atrás apenas da acerola e da rosa-canina, seus níveis superam de 4 a 5 vezes a laranja, possui quantidades razoáveis de vitaminas A e do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

De um modo geral, não tem muito açúcar e quase nenhuma gordura, sendo indicada para qualquer tipo de dieta e, de preferência, deve ser consumida crua. É contra-indicada apenas para pessoas que tenham o aparelho digestivo delicado ou com problemas intestinais.

Em termos medicinais, a goiaba é um excelente auxiliar na prevenção e combate da Hipertensão, provavelmente devido ao baixo teor de sódio e abundante teor de potássio e fibras vegetais; combate ao colesterol devido a riqueza em fibras do tipo solúvel (pectina), que limpa o intestino e facilita a eliminação do colesterol com as fezes e de sais biliares a partir dos quais é sintetizado; prevenção de arteriosclerose pois previne os fatores de risco como a hipertensão e o excesso de colesterol, mantendo as artérias em bom estado; auxílio no combate ao tabagismo uma vez que a vitamina C neutraliza os efeitos da nicotina, sendo recomendado duas ou três goiabas diárias na dieta para quem está deixando de fumar e por fim, auxilia no combate ao esgotamento físico agindo como um tonificante sobre o organismo. Seu uso também é indicado em casos de doenças infecciosas e fraqueza/cansaço provocados por doenças crônicas.

Essa fonte de saúde é utilizada de diferentes maneiras, tais como goiabadas, compotas, sucos, geléias e na forma fresca (crua) contudo, deve-se atentar para os frutos muito maduros pois perdem a vitamina C e as fibras. Tais produtos derivados podem incrementar pratos e sobremesas como sorvetes, bolos, tortas e molhos salgados e agridoces por ser isenta de acidez.

Veja abaixo os benefícios proporcionados pela goiaba:

1 -   Tratamento de diarréias
2-    Ajuda a prevenir a acidez do estômago
3-    Cicratizante de feridas
4-    Retenção de líquidos
5-    Fortifica os ossos e os dentes
6-    Melhora  o aspecto da pele, retardando o envelhecimento
7-    Regula o aparelho digestivo
8-    Benéfica na redução do colesterol
9-    Auxilia no emagrecimento
10-    Dá maior resistência física
11-   Reduz os níveis de pressão arterial e de triglicérides
12-    Auxilia na prevenção de doenças cardíacas
13-    Eficiente em gargarejos, e no tratamento de infecções de boca e garganta
14-    Ajuda na cura de irritações vaginais
15-    Ajuda a fortalecer o sistema imunológico

Veja as Indicações Terapêuticas:

1-    Cólera – Fazer chá das folhas da goiabeira.
2-    Diarréia e Desinteria  - Tomar o cha das folha da goiabeira. Cozinhar goiaba verde e tomar o caldo.
3-    Problemas Gastrintestinais - Recomenda-se fazer refeições exclusivas de goiaba. Ou fazer chás  dos brotos da goiabeira juntos com as folhas da laranjeira azeda.
4-    Pernas, pés inchados – Fazer chá das folhas e brotos da goiabeira.
5-    Hemorragia uterina, Incontinência urinaria  - Fazer chá das folhas e brotos da goiabeira.
6-    Tuberculose - Fazer chá das folhas e brotos da goiabeira.

Curiosidades da goiaba

O consumo em excesso de goiaba  pode não ser muito bem recomendado para pessoas que tenham o aparelho digestivo delicado ou com problemas  de intestino preso;

Para não perder o sabor e seu valor nutritivo,  ela nao deve ser consumida muito verde ou muito madura;

Existe aproximadamente 2.800 espécies de goiaba;

Para fazer  com que o doce de goiaba branca em compota não escureça,  descasque as frutas sob água corrente ou dentro de uma bacia com água;

A indigestão de um pedaço de goiaba vermelha por dia pode reduzir consideravelmente os níveis de pressão arterial, do colesterol e triglicérides.

Seu período de safra vai de janeiro a maio, porém pode ser encontrada durante o ano todo.

PARTE 5