QUALIDADE DE VIDA

Cuidados que devem ser levados em conta na hora da massagem

massgem152012 - Por Marianne Scholze - Ajudar quem está com dor nas costas oferecendo uma massagem pode ser uma boa demonstração de solidariedade, mas nem sempre é uma boa ideia. É preciso prestar atenção: nem todas as áreas do corpo estão liberadas para quem é leigo no assunto e outras são praticamente proibidas, caso a massagem não seja feita por um profissional treinado para tal. A fisioterapeuta Samantha Sanches, diretora da clínica Master Fisio, em São Paulo, orienta sobre quais áreas do corpo que devem ser deixadas para as mãos de quem entende do assunto: face anterior do tórax, pescoço, abdome e plantas dos pés. “A região posterior do tronco é uma área mais adequada para receber ...

algumas manipulações tidas como relaxantes, e que podem ser realizadas por leigos. Em caso de doenças prévias estabelecidas no local, mesmo as manipulações leves são contraindicadas”, diz ela. O risco maior ocorre nos casos de doenças pré-existentes que estão ligadas à dor sentida pela pessoa.

Para o coordenador do Setor de Fisioterapeuta do Instituto Cohen de Ortopedia, Maurício Garcia, a dica para fazer uma massagem sem colocar em risco a saúde do outro, quando não se tem domínio da técnica, é usar as mãos espalmadas.“Em casos específicos de doenças como tumores, inflamações de articulações ou estruturas, a massagem realizada por um leigo pode levar a intensificação do problema, por aumentar a circulação sanguínea no local e nas proximidades”, enfatiza Samantha.

“Quando tivermos a ideia de massagear o colega, a namorada, o cônjuge, o melhor seria usar as mãos mais espalmadas sem nenhum tipo de massagem mais profunda e sempre buscando a reposta do outro sobre se o toque está ou não confortável”.


Grávidas precisa de cuidados especiais durante a massagem

massagem_gravidez


Por Aline Sampaio - Muitos são os mitos quando se fala de massagem para mulheres grávidas. Inclusive existem médicos que não recomendam o procedimento durante a gestação.

Segundo o massoterapeuta Renato Emerique, do Grupo Plástica e Beleza, em São Paulo, a massagem para gestantes tem seu lado bom e ruim, mas tudo vai depender de como ela será praticada.

“Até um medicamento pode ter seus efeitos colaterais. A massagem pode ser muito eficaz para saúde da mulher grávida, mas o profissional que a aplicá-la tem que ter cuidados diferenciados ao massagear”, explica.

Existe em nosso corpo certos pontos abortivos, e é por esse motivo que alguns médicos não recomendam as manobras durante a gestação.
 
Profissionais capacitados são alertados para trabalhar de forma diferente com as mulheres durante essa fase especial.

“Os terapeutas precisam ter cuidado na aplicação das técnicas de massagens nas gestantes. Não podem trabalhar cegamente. É necessário fazer o procedimento de forma cautelosa, sentindo o corpo da pessoa. Não pode ser automático. Atenção deve ser redobrada. A mulher deve se sentir confortável nesse momento. Por esse motivo sempre é bom recorrer a um profissional de confiança”, comenta Emerique.

Mas ainda há muita falta de informação por partes dos médicos, alerta Erick Schulz, vice-presidente da Associação Brasileira de Ayurveda. A grávida deve receber sim massagens durante este período e isso lhe traz muitos benefícios, inclusive na hora do parto. “Há única contra-indicação é se a gestação for de risco”, defende Schulz.


Massagem na gravidez traz alívio, mas reques cuidados específicos

massagem_gravidez_2


Por Sandra Moreira, especialista em estética para gestantes - A gravidez é, sem dúvida, um momento muito especial, mas tem lá os seus desconfortos. Mesmo quando tudo está dentro do programa, em termos da saúde da mãe e do bebê, há alguns aspectos, considerados normais e fisiológicos, que interferem no bem-estar da grã-vida. A retenção de líquidos, que causa inchaço e sensação de peso nas pernas, as costas que dóem, principalmente na região lombar, e as interrupções no sono pela dificuldade de encontrar uma boa posição para dormir quando a barriga cresce, são queixas comuns.

A Massagem durante a gravidez alivia os desconfortos desta fase, bem como prepara o corpo para o parto trabalhando a mobilidade e o fortalecimento das articulações, atuando sobre o sistema nervoso e melhorando o sono, a digestão e diminuindo o stress. Ela atua no corpo de forma completa com alongamentos, pressão suave e um ritmo lento e contínuo. O que permite a gestante saborear uma gravi-dez prazerosa e saudável.

A massagem para gestantes é uma massagem diferenciada, realizada com cuidados especiais e toques suaves, enfatizando os problemas da gestante, como alívio das dores lombares e diminuição do inchaço nas pernas, auxilia o retorno venoso estimulando a circulação sanguínea e linfática.

Tudo porque a gestação é um estado no qual, muitas alterações ocorrem no organismo da gestante, o que a diferencia do ponto de vista das técnicas de massagem das demais pessoas.

Benefícios da massagem durante a gravidez:

Reduz stress e promove relaxamento profundo.
Propicia, com o toque acolhedor, suporte emocional e conforto.
Reduz e alivia dores nas articulações, pescoço e costas causadas pelas alterações na postura, fraqueza muscular, tensões e ganho de peso.
Atua diretamente sobre o sistema nervoso melhorando o sono e a digestão.
Melhora a circulação sanguínea e estimula o sistema linfático
Ajuda a manter a elasticidade da pele.
Promove consciência corporal e relaxamento necessário para um parto ativo.
A mais popular na gravidez é a drenagem linfática, para diminuir o inchaço. Mas há outras técnicas com bons efeitos, que são menos utilizadas, ou por serem menos conhecidas ou por medo de que possam causar algum dano ao bebê.

Embora todas as técnicas devam ser aplicadas com cuidados e restrições específicas para a gestação, algumas trazem preocupações maiores: na reflexologia e no shiatsu, por exemplo, a massagem de determinados pontos pode estimular contrações uterinas antes da hora.

No entanto, quando são feitas por um bom profissional, contribuem para o bem-estar da grávida.


Drenagem linfática

drenagem


É muito recomendada por diminuir a retenção de líquidos comum nas gestantes. Pode ser feita nos noves meses, mas não tem efeito preventivo. Diminui o inchaço temporariamente, mas quem tem propensão continuará com o problema. Drenagem linfática para gestantes tem ação descongestionante, limpando as toxinas do metabolismo e fortalecendo o sistema imunológico. Favorece o retorno da linfa, ativa a circulação e reduz o inchaço. Induz ao relaxamento psíquico e à sensação de bem estar e conforto, emoções positivas transmitidas ao bebê.


Shiatsu

shiatsu_new1


O Shiatsu é uma terapia oriental de reequilíbrio físico e energético. Atua através de pressões que são aplicadas em determinadas áreas e pontos do corpo humano, efetuadas fundamentalmente pelos polegares, dedos e palmas. Proporciona o bem estar do corpo e mente.

Os pontos que correspondem a diferentes órgãos do corpo são os mesmos da acupuntura muitos médicos contraindicam a massagem no primeiro trimestre.

A massagem também favorece a circulação, alivia dores lombares e diminui a ansiedade.


Massagem relaxante

massagem-relaxante


Boa para diminuir as lombalgias e a ansiedade, pode ser feita durante toda a gravidez. A manipulação precisa ser mais suave do que o usual. Acalmar o corpo é acalmar a mente, e uma das maneiras de se obter isso, é através da massagem terapêutica anti-stress, que proporciona o relaxamento e o alívio do stress e das dores.

Através de manobras terapêuticas específicas como amassamento, deslizamentos e percussões, promove a melhora na circulação sanguínea, aumenta o fluxo de nutrientes, remove catabólitos e metabólitos (substâncias tóxicas das células) prejudiciais ao organismo, além de aliviar a dor e facilitar a atividade muscular.

Recomendamos a técnica a partir do terceiro mês de gestação ? o risco de aborto espontâneo é maior no primeiro trimestre.

Uma sessão de massagem por semana é o suficiente para aumentar o bem-estar. Essa periodicidade já ajuda a diminuir a dor nas costas e a ansiedade. É também uma massagem no ego: você está se cuidando e cuidando do bebê.


Massagem ayurvédica

massgem__1


Usando princípios da medicina tradicional indiana, essa massagem alonga e relaxa os músculos e melhora a respiração. Muitos movimentos são baseados nas posições da ioga.

Recomenda-se que a técnica seja usada somente a partir do segundo trimestre. A massagem é feita da cabeça aos pés. Em gestantes, os alongamentos precisam ser realizados com mais cuidado, sem forçar muito. Isso porque alguns hormônios liberados na gravidez relaxam os ligamentos que suportam as articulações, tornando-as instáveis e propícias a lesões.


Reflexologia

reflexologia_1


A Reflexologia é uma massagem aplicada nós pés, que reflete em todas as partes do corpo, proporcionando um relaxamento geral do corpo. Com o complemento da massagem nos ombros, que trabalha o sistema nervoso e a musculatura, produzindo um alto estado de relaxamento e descanso.

São massageados pontos dos pés que correspondem a partes do corpo. Deve ser feita por um profissional que saiba quais não podem ser estimulados.

Mas pode ser útil para estimular o processo digestivo e resolver a constipação intestinal, comum em grávidas. Também controla a pressão.


Fonte: IG
       http://itodas.uol.com.br
       http://guiameubebe.com.br