QUALIDADE DE VIDA

Os perigos dos antitranspirantes e o porquê evitá-los

antitranspira119/05/2011 - empre que os cuidados com nossa saúde são lembrados, a tendência é de que priorizemos aquilo que é mais patente aos nossos olhos e ...

que estejam mais relacionados à estética, como: Um bom shampoo e condicionadores para os cabelos ou um bom creme para a pele. Mas ao cuidarmos de nossa beleza, muitas vezes esquecemos que muitos produtos, além de nocivos a nossa saúde, podem causar sérios danos de forma irreparável. Neste quesito, os antitranspirantes podem ser o maior inimigo das mulheres e porque não dizer também dos homens. Antes de dizermos se é perigoso ou não o uso destes produtos, precisamos entender, basicamente, de que ele é formado em sua composição:

A maioria dos antitranspirantes possuem, em sua composição, sais minerais e seus derivados que têm sido apontados como o principal causador do desenvolvimento do câncer de mama. Um dos fatores que contribui para esta afirmativa é o fato de haver uma grande incidência da doença no quadrante superior extremo, nas áreas onde estão localizados os nódulos linfáticos, próximo das axilas, onde o produto é aplicado.

Na University of Reading foram realizados estudos recentes com tecidos que foram retirados de tumores mamários de várias mulheres que usavam o produto e foram encontrados grande presença de parabeno, que são os conservantes utilizados em cosméticos; essa substância ao penetrar no organismo, passa-se por estrogênio, um hormônio feminino que tem uma grande participação no desenvolvimento do câncer de mama.

Diante deste fato, o Instituto Nacional do Câncer afirma não existir estudos suficientes para comprovar que o parabeno possa ajudar no desenvolvimento do câncer de mama. No entanto, as toxinas podem provocar mutações das células, o corpo precisa liberar essas toxinas mas os antitraspirantes não permitem a liberação através da transpiração. À medida que são impedidas de saírem, elas ficam retidas nas glândulas linfáticas tornando-se um aliado no desenvolvimento do câncer. Além disso, a depilação das axilas e o uso do produto contribuem consideravelmente para este fato, pois as minúsculas lesões causadas pela depilação fazem com que os componentes químicos tenham mais poder de penetração e tornam-se ainda mais nocivos.

Por isto, o recomendável é não usar os antitranspirantes, substituí-los por desodorantes e de preferência os feito de forma natural. Usando um que não seja natural, procure dar preferência aos que não possuem os sais de alumínio, talco, dimeticone, ciclometicone e polietileno em sua composição, isso ajudará muito em sua proteção.

Seja mais seletiva (o) na escolha dos produtos, lembre-se que seu corpo foi feito para agir de forma natural como, por exemplo, o ato de transpirar e não se deve modificar a rota natural da vida. Tendo alguns cuidados você continuará a investir em sua saúde, desfrutando de bem estar, terá seu corpo belo sem se descuidar da naturalidade.


Antitranspirantes causam cancro

antitranspirantes


Provavelmente já deu de caras com uma mensagem na sua caixa de correio electrónica com o título assustador 'Antitranspirantes causam cancro'. Pois leia bem essa mensagem, o cancro da mama é uma ameaça bem real.

Pesquisas mostram que uma das principais causas do cancro da mama pode ser o uso de antitranspirantes. O corpo humano tem uma série de áreas que usa para purgar toxinas do corpo. São elas: atrás dos joelhos, atrás das orelhas, nas virilhas e nas axilas. As toxinas são removidas do organismo sob a forma de suor e o uso de antitranspirantes, como o nome sugere, claramente impede que você transpire, inibindo assim o corpo da purga das toxinas na zona das axilas.

Estas toxinas não desaparecem e, em vez disso, o organismo deposita-as nas glândulas linfáticas debaixo dos braços, uma vez que é incapaz de libertá-las através do suor. Uma concentração de toxinas acumula-se e pode levar a mutações celulares, que é o cancro.

Os químicos que obtêm a maior parte da culpa são os chamados parabenos, um tipo de conservantes utilizado não só em desodorizantes e antitranspirantes, como também em muitos alimentos e produtos farmacêuticos.

.
Os principais factores de risco do cancro da mama são o histórico familiar, obesidade, alimentação inadequada e tabagismo. A acção mais efectiva que as mulheres podem adoptar para se protegerem é submeterem-se anualmente ao exame clínico, ou seja, fazer uma mamografia periodicamente. Embora não previna o cancro de mama, a adopção destas práticas certamente aumentará as chances de detectá-lo precocemente, quando é mais facilmente tratado.

Eu própria já usei muitos destes antitranspirantes e não fazia ideia dos perigos que trás. Faça o teste! O cancro da mama pode ser mais provável a partir dos 45 anos mas é nas idades mais jovens que se alastra mais rapidamente e um rastreio precoce pode salvar-lhe a vida.

anti_trans_auto_exame


Fonte: http://mundohoje.com.br
http://aromadaterradatania.blogspot.com