QUALIDADE DE VIDA

Banco de Tempo

bande3Banco de Tempo é um sistema de organização de trocas solidárias que promove o encontro entre a oferta e a procura de serviços disponibilizados pelos seus membros. No Banco de Tempo troca-se tempo por tempo; todas as horas têm o mesmo valor e quem participa compromete-se a dar e a receber tempo. Na prática, funciona deste modo: quando um membro do Banco de Tempo precisa de um serviço, contacta a sua agência, que procura um outro membro que o possa realizar. Realizado o serviço, quem o solicitou passa um cheque de tempo. O membro que prestou o serviço deposita o ...

cheque, que é creditado na sua conta, e poderá obter serviços disponibilizados por qualquer outro membro.


OBJETIVOS:


Apoiar a família e a conciliação entre vida profissional e familiar, através da oferta de soluções práticas de organização da vida quotidiana;

Reforçar as redes sociais de apoio, diminuir a solidão e promover o sentido de comunidade e de vizinhança;

Promover a colaboração entre pessoas de diferentes gerações e origens;

Contribuir para a construção de uma cultura de solidariedade e para o estabelecimento de relações sociais mais humanas e igualitárias;

Valorizar o tempo e o cuidado dos outros;

Estimular os talentos e promover o reconhecimento das capacidades de cada um/a;


PRINCÍPIOS:


Troca-se tempo por tempo: a unidade de valor e de troca é a hora;

Todas as horas têm o mesmo valor: não há serviços mais valiosos do que outros;

Há obrigatoriedade de intercâmbio: todos os membros têm que dar e receber tempo;

A troca não é direta: o tempo prestado por um membro é-lhe retribuído por qualquer outro membro;

A troca assenta na boa vontade e na lógica das relações de “boa vizinhança”: os serviços prestados correspondem a actividades que se realizam com gosto e, para as realizar, não podem exigir-se aos membros certificados ou habilitações profissionais.


HISTÓRIA

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O Graal é um movimento internacional de mulheres que tem como missão construir uma cultura do cuidado e iniciou o trabalho de criação das condições para a implementação do Banco de Tempo em Portugal no ano 2000. O primeiro contacto do Graal com o conceito do Banco de Tempo deu-se num encontro em Barcelona, em 1998, através da Associação Salud Y Família, no âmbito do projeto "Para uma Sociedade Activa". Esta associação catalã tinha já começado a dinamizar Bancos de Tempo, com inspiração nas iniciativas italianas, em particular na experiência de Sant Arcangelo di Romagnia. Contando com o apoio de Maria de Lourdes Pintasilgo, o Graal começou em 2000 a trabalhar aspetos regulamentares e a desenvolver a imagem institucional do Banco de Tempo, concebendo instrumentos operativos e envolvendo várias entidades na qualidade de potenciais parceiras.

Foi decisivo o apoio de Maria de Belém Roseira, então Ministra da Igualdade, que acolheu muito bem a proposta de implementação do Banco de Tempo em Portugal e desenvolveu as diligências necessárias no sentido da concessão de apoio financeiro. O Banco de Tempo foi reconhecido como um serviço à Conciliação Trabalho/ Família no quadro da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) e chegou a estar mencionado no orçamento do Estado. Este apoio foi concedido durante dois anos e caiu aos primeiros sinais da crise.

No início de 2002, foi criada a primeira Agência do Banco de Tempo em Portugal, na cidade de Abrantes.

Entretanto, o Banco de Tempo foi ganhando visibilidade, consolidando-se e assumindo diferentes configurações nos territórios onde ganhou vida. Há hoje, em Portugal, mais de 1900 membros do Banco de Tempo 74% dos quais são mulheres. Há atualmente 28 agências a funcionar em diversos pontos de Portugal continental e nas duas Regiões Autónomas, que se concentram em áreas do litoral e sobretudo a Norte do Tejo, acompanhando o padrão de distribuição populacional do país.


REGRAS

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Como posso tornar-me membro do Banco de Tempo? Como funciona

Como posso tornar-me membro do Banco de Tempo?

Qualquer pessoa que se reveja na proposta do Banco de Tempo e se disponibilize para dar e receber tempo, poderá tornar-se membro. Terá que dirigir-se a uma agência do Banco de Tempo, próxima da área de residência, onde fará uma entrevista de acolhimento. Ao longo da entrevista tomará conhecimento do modo de funcionamento do Banco e preencherá uma ficha de membro (indicando dados pessoais, pessoas de referência e serviços que pretende oferecer e pedir). Para se tornar membro a pessoa terá também que assinar um documento onde declara que tem conhecimento e aceita os objectivos, princípios e modo de funcionamento do Banco de Tempo e que se compromete a respeitar e cumprir os seus deveres enquanto membro. Se for menor de idade terá que obter a autorização do/a Encarregado/a de Educação.

Como trocar?

Quando alguém precisa de um serviço, contacta a sua agência do Banco de Tempo que vai procurar um membro que o possa realizar e, depois, coloca os membros em contacto.
Quando contactados pela agência para saber se podem prestar um serviço, os membros podem dizer que não estão disponíveis. Caso um membro se tenha comprometido a prestar um serviço e, por qualquer motivo, não possa prestá-lo, deverá informar o membro que está a contar consigo e/ou a agência.

Como é feito o pagamento do serviço?

No fim da troca o pagamento do serviço é feito através de um cheque de tempo, onde se regista a duração do serviço. A hora é divisível em meia hora, fazendo-se um arredondamento por excesso (mais que 15 minutos), ou por defeito (menos que 15 minutos). Quem recebeu o cheque deverá depositá-lo na agência do Banco de Tempo, para que seja creditado, na sua conta, o tempo que usou na prestação do serviço e debitado na conta do membro que o recebeu.

Há um limite de horas de débito ou crédito?

O limite máximo de diferença entre horas recebidas e oferecidas é de 20 horas. Portanto, quando um membro tem 20 horas de crédito, não pode continuar a dar o seu tempo antes de pedir um serviço a qualquer outro membro. Se, pelo contrário, o membro tem 20 horas de débito é altura da Agência do Banco de Tempo estimular a procura dos serviços disponibilizados por aquele membro para que possa continuar a trocar.

O que acontece em caso de faltas ou acidentes?

O Banco de Tempo não se responsabiliza pelo incumprimento dos membros ou por acidentes que envolvam bens ou pessoas ocorridos durante a troca de serviços.

O que acontece no caso de incumprimento dos membros?

As situações de incumprimento serão analisadas pela equipa coordenadora da Agência do Banco de Tempo, em conjunto com o membro em causa. Incidentes considerados graves poderão justificar a expulsão do membro.


SERVIÇOS


Eis alguns exemplos de serviços que pode oferecer e/ou usufruir numa Agência.


Há uma grande e surpreendente variedade de serviços que são trocados no Banco de Tempo: desde apanhar pinhas, animar festas, guiar uma visita turística, ler o jornal a um idoso, dar lições de cozinha, pequenas reparações, arranjos de carpintaria, de electricidade. As ajudas que se desencadeiam entre os membros do Banco de Tempo correspondem, muitas vezes, a pequenos serviços que tipicamente se trocam dentro das fronteiras familiares e entre amigos e que, em alguns casos, dificilmente se encontram no mercado.

Alguns membros procuram no Banco de Tempo serviços que facilitam a organização da sua vida quotidiana, encontrando aqui suporte para situações em que é difícil ir buscar uma criança à escola, ou ir às compras, às finanças, escrever uma carta ou fazer o jantar…Outros membros procuram, sobretudo, serviços ligados ao lazer e ao seu próprio desenvolvimento pessoal. Há quem procure aqui oportunidades para saber mais sobre a cidade e os seus monumentos, para aprofundar os conhecimentos de uma outra língua ou sobre temas diversos. Há quem procure quem lhe ensine a cozinhar, a bordar, a pintar, a usar o computador ou a tratar de plantas…


A lista de serviços está sempre em aberto. Seguem-se alguns exemplos de serviços que podem ser trocados no Banco de Tempo:

Actividades com crianças e jovens:
Acompanhamento a actividades recreativas e culturais; animação de festas; apoio ao estudo; babysitter (tomar conta de crianças); brincadeiras/ jogos; passeios.

Actividades de acompanhamento com adultos:
Acompanhamento a actividades recreativas e culturais; acompanhamento para ir ao médico; companhia para andar a pé; companhia para fazer caminhadas/corridas; companhia para ir à pesca; leitura em voz alta.

Actividades de organização da vida doméstica:
Compras (farmácia e supermercados); condução; cozinhados; lavagem de carros; limpezas domésticas; organização de espaços; pagamentos de contas; passar a ferro; reparações de canalização; reparações de carpintaria; reparações de electricidade.

Actividades manuais:
Arraiolos; arranjos de costura; arranjos florais; bordados; fatos para bonecas; ideias para decoração.

Actividades de cuidado de animais e plantas;
Acolhimento temporário de animais; ida à tosquia; ida ao veterinário; passear animais; jardinagem.

Actividades administrativas:
Instalação de equipamento informático; preenchimento de documentos; preenchimento de impostos; processamento de texto; traduções.

Actividades de ensino-aprendizagem:
Apoio à utilização do computador; conversações; lições de línguas; lições de trabalhos manuais; lições de culinária.

Actividades de embelezamento e cuidado pessoal:
Aconselhamento sobre nutrição; cabeleireiro; manicure; maquilhagem; massagens.


Fonte: http://www.bancodetempo.net/