QUALIDADE DE VIDA

Drone de socorro ajuda vítimas de ataque cardíaco

dron2janeiro/2015 - O tempo de resposta é uma das maiores considerações quando se pensa em uma emergência médica. Um engenheiro graduado na Delft University of Technology, na Holanda, criou um drone para fazer o que uma ambulância convencional não pode. O drone de socorro, criado por Alec Momont, é capaz de voar em velocidades de até 100 Km/h, carregando um desfribilador e equipado com artefatos que podem reduzir o tempo que a vítima de ataque cardíaco recebe socorro, aumentando significamente a chance de recuperação.

“É essencial que a assistência médica ráida seja fornecida dentro dos primeiros minutos de uma parada cardíaca”, disse Momont. “Se conseguirmos chegar a um local de emergência mais rápidamente, podemos salvar muitas vidas e facilitar a recuperação de muitos pacientes. Isso se aplica especialmente a situações de emergência, tais como insuficiência cardíaca, afogamentos, traumas e problemas respiratórios, e tornou-se possível porque as tecnologias, como um desfibrilador para salvar vidas, agora pode ser projetado pequeno o suficiente para ser transportado por um drone”.

dron3

dron4

dron5

O protótipo do drone médico foi projetado para ser implantado quando os serviços de emergência recebem uma chamada de parada cardíaca. Irrestrita pelo tráfego e estradas, o drone, em teoria, poderia chegar ao local mais rápido do que uma ambulância. Já que ele não pode, contudo, levar paramédicos, ele é equipado com a próxima melhor coisa: áudio livestream e conexão de vídeo que permitirá que os profissionais médicos forneçam instruções para as pessoas no local, vendo a situação através da webcam e explicando os passos do tratamento – incluindo como usar o desfibrilador. Atualmente, apenas 20% das pessoas não treinadas são capazes de usar um desfibrilador com sucesso; com um técnico de emergência dando instruções via webcam, esse índice pode ser aumentado para 90%, disse Momont.

dron6

dron7

“800.000 pessoas sofrem uma parada cardíaca na União Européia a cada ano, e apenas 8% sobrevive”, disse ele. “A principal razão disso é o tempo de resposta relativamente longo dos serviços de emergência (aprox. 10 minutos), enquanto que a morte encefálica e fatalidades ocorrem dentro de quatro a seis minutos. O drone-ambulância pode obter um desfibrilador para um paciente dentro de uma zona de 12 km dentro de um minuto. Esta velocidade de resposta aumenta a chance de sobrevivência após uma parada cardíaca de 8% a 80%”.

dron8

Neste momento, existem algumas barreiras para a implantação generalizada do drone-ambulância. Leis de tráfego aéreo na Holanda proíbem o uso de drones autónomos; esta legislação está prevista para ser corrigida em algum momento de 2015. O drone está ainda para ser testado com pacientes reais, e o sistema de detecção de objetos e evasão no drone precisa ser refinado. No entanto, Momont – que desenvolveu o drone em colaboração com a plataforma de inovação belga Living Tomorrow – acredita que seu drone pode estar em uso em no máximo 5 anos. Vários empresas do setor médico também registraram interesse no projeto.

“O custo não deve ser um problema, tenho calculado ser aproximadamente € 15.000 por drone, que é claramente uma quantidade razoável, se você considerar o número de vidas que poderiam ser salvas”, disse Momont. “Espero que ele salve centenas de vidas nos próximos cinco anos.”


Fonte: http://dronecentral.com.br/