QUALIDADE DE VIDA

Utilização de pneus como telhas

pneu topoO pneu usado quando descartado inadequadamente causa perturbações negativas no meio ambiente iniciando um processo amplo de desequilíbrio. A poluição e o assoreamento de rios constituem duas dessas perturbações, bem como o acúmulo de água nos pneus que cria condições favoráveis para proliferação de vetores causadores de doenças, como, por exemplo, a dengue. A Resolução n° 258 do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA publicada em 1999 determina que os fabricantes e as importadoras de pneumáticos ficam obrigadas a coletar e dar destinação final ambientalmente adequada aos pneus inservíveis. Essa medida demonstra o perigo do descarte indiscriminado desse resíduo. O pneu demora muito tempo para se decompor ao ponto de não se saber determinar precisamente o ...

período de duração desse processo. No entanto, todos os problemas gerados por esses resíduos podem ser atenuados. O objetivo desse trabalho é, portanto, encontrar uma solução barata e funcional para as construções rurais de acordo com a realidade do pequeno agricultor, bem como contribuir para um meio ambiente mais sadio e equilibrado.

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Utilizamos pneus descartados de automóveis de pequeno porte como matéria-prima para construção de telhados em instalações rurais, substituindo telhas de cerâmica, metal, fibrocimento, dentre outras de custo mais elevado. Cada pneu é transformado em 3 telhas com aproximadamente 53 cm cada. Aproveita-se a banda de rodagem com as laterais, excluindo-se as virolas. A ferramenta utilizada para o corte é o arco-de-serra. O emadeiramento do telhado é feito de maneira semelhante ao utilizado para telhas cerâmicas, entretanto as telhas de pneu são fixadas com pregos.

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A utilização de pneus para confecção de telhas permite que se construa embaixo de árvores frutíferas, por exemplo. As telhas de pneus, absorvem o impacto da queda do fruto e não quebram. A durabilidade dessas telhas é muito grande, podendo ser facilmente transportadas, facilitando a construção e manutenção do telhado.

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A fixação por pregos traz mais uma vantagem a esse produto, pois evita o deslocamento das telhas, prevenindo o surgimento de goteiras. Além de todas essas vantagens há uma especial: o preço unitário dessas telhas é, na maioria das vezes, nulo, salvo quando paga-se pelo transporte delas. Ao se comparar o custo das telhas e do emadeiramento por metro quadrado das coberturas de cerâmica, fibrocimento e metálica, temos os seguintes valores respectivamente: R$ 44,24, R$ 28,00 e R$ 39,50. As telhas de pneu possuem apenas o custo do emadeiramento e da fixação, que é de aproximadamente R$ 20,00.

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A reutilização de pneus como cobertura para construções rurais é uma alternativa econômica, social e ambientalmente viável para a população do campo, em especial para agricultores familiares. O baixo custo das telhas de pneu é, sem dúvida, o fator preponderante para consolidação dessa nova técnica como uma opção de cobertura de boa qualidade. Quando amplia-se o olhar e foca-se no benefício de todos os seres humanos, a grande vantagem passa a ser a retirada de um resíduo que se torna cada dia mais abundante no Planeta. Dar um novo uso para esse material é, portanto, uma solução para uma necessidade do produtor rural, bem como uma oportunidade para redução de um problema ambiental gerado pelo descarte inadequado desse tipo de resíduo.

Déborah Gomes da Silva Paiva
Jorge Mendes de Lacerda Filho
Pedro Henrique Machado Faria
Júlia Eumira Gomes


Pneu reciclado para a construção civil

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Por Ivana Jatoba - O setor da construção civil é famoso por demandar a exploração de muitos recursos naturais e por desperdiçar materiais nos canteiros das obras. Por isso, a consciência ambiental está cada vez mais tomando conta desta área e a ordem é reciclar. E os pneus sem condições de rodagem, que normalmente são depositados nos lixões, agora também entram na lista de insumos reciclados para serem usados em diversos métodos construtivos.

Parede de pneu, pneu usado na fabricação de telha, pneu usado como agregado em asfalto e pneu usado em galerias de águas pluviais são algumas das utilizações deste material que ajuda a diminuir a quantidade absurda (mais de 40 milhões) de pneus que anualmente são descartados no meio ambiente. A parede construída com pneu usado é simples de ser executada. Se a terra for estável, não precisa fazer fundação de concreto, basta colocar diretamente no solo a primeira fila de pneu e enchê-los de terra. Os pneus das filas de cima serão cheios até se deformarem e se encaixarem uns nos outros. Para finalizar, as lacunas entre os pneus poderão ser preenchidos com latas de alumínio e barro. Se quiser uma parede lisinha, uma camada final de gesso dá um bom acabamento.

No asfalto, a borracha de pneu usado misturada ao hidrocarboneto confere maior resistência ao pavimento. Para composição do asfalto-borracha, é necessário que o pneu seja triturado bem fino, transformando-se em pó de borracha. Este é, então, misturado ao asfalto e, depois, são acrescentadas britas. Está pronto o asfalto ecológico, como o material ficou conhecido.

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Como galeria pluvial, utiliza-se a parte frisada dos pneus através da retirada da parte externa, formando “argolas” que são encaixadas umas nas outras com a própria concavidade do friso. A própria terra em volta também comprime as cintas. Conforme testes, o material tem resistência para suportar o peso da terra e da pavimentação, por cima. É feita uma amarração com grampos. O chamado “ecoduto” é tão resistente quanto às manilhas de concreto que são usadas normalmente em galerias de água pluvial. A telha de borracha, oriunda de pneus inservíveis, substitui as telhas de cerâmica, de fibrocimento, metálicas, etc. Cada pneu dá para fazer 3 telhas, cortando-se com o arco-de-serra a banda de rodagem e as laterais. A estrutura de madeira do telhado é igual ao usado em telhas cerâmicas, entretanto as telhas de pneu são fixadas com pregos.

Todas as substituições citadas são mais baratas do que as convencionais, além de contribuir para reduzir a poluição ambiental. Fica uma dica: procure saber o que será feito com os pneus usados do seu carro, quando você for substituí-los por pneus novos. Dê preferência aos estabelecimentos que atuam com algum programa de reciclagem, mesmo que este não seja voltado para a construção civil.

Fonte: http://www.sbpcnet.org.br/
         http://www.universojatoba.com.br/