QUALIDADE DE VIDA

Torneira Gera Eletricidade pelo movimento da água

segtu1Setembro, 2016 - Duas coisas que são fundamentais para vida moderna – água e energia elétrica – ainda são artigos de luxo em algumas partes do mundo. Sabendo disso, o coreano Ryan Jongwood criou uma torneira que gera eletricidade com o movimento da água no encanamento. Dá pra acreditar? Chamada de ES Pipe Waterwheel, o conceito é semelhante ao aproveitamento de energia cinética dos moinhos de água, por exemplo. A eletricidade fica armazenada em lâmpadas específicas e, quando estão carregadas, são utilizadas para iluminação ambiente. ES Pipe Waterwheel foi finalista no Prêmio ...

IDEA, uma das principais competições de design do planeta. Além de muitos benefícios, o sistema é fácil de usar e instalar no encanamento já existente.

Uma pequena hidroelétrica

segtu2

O funcionamento é como se fosse o de uma pequena hidro-elétrica, onde o movimento da água se transforma em energia. Mas nesse caso a quantidade de água e a força do movimento é bem menor, então a energia serve para alimentar apenas algumas lâmpadas que ficam encaixadas na parte de cima do acessório, armazenando energia conforme a torneira é utilizada. Quando carregadas, elas podem ser usadas em qualquer local.

segtu3

O sistema foi projetado pelo inventor coreano Ryan Jongwoo Choi, e foi finalista no Prêmio Idea, uma competição muito famosa de design internacional, e está sendo analisado por fornecedores que pretendem comercializá-lo. Com esse dispositivo, o simples ato de lavar as mãos, lavar a louça, tomar banho ou regar as plantas pode deixar de representar apenas o gasto de água, compensando com a geração de energia elétrica. E isso não impede que a água que passa pela tubulação seja proveniente de reuso ou da captação da água das chuvas, por exemplo.

Fonte: http://vivagreen.com.br/
           http://www.hypeness.com.br/
           http://dicasdearquitetura.com.br/