QUALIDADE DE VIDA

5 razões pelas quais a goiaba deve fazer parte do seu dia

goiabaf203/05/2023 - Você conhece a goiaba? Sabe aquela fruta tropical que é verde por fora e rosa por dentro? Originária da América Central, esta saborosa fruta tem um grande valor nutricional. Da próxima vez que você se encontrar em um país que as cultiva, essas são todas as razões pelas quais você deve se deliciar com a goiaba antes de voltar para casa. Goiaba: uma potência nutricional - A goiaba é uma fruta de casca verde com polpa rosa e sementes comestíveis. Ela cresce no México, América Central, Caribe, América do Sul e alguns sul dos Estados Unidos. Esta fruta é um excelente complemento para uma dieta saudável. No índice glicêmico, fica entre 12 e 24. Isso está na extremidade inferior no que diz respeito à fruta e é considerado um alimento de baixo IG. Também possui muita fibra para ajudar a manter um trato gastrointestinal saudável e é uma ...

fruta razoavelmente rica em proteínas, com quatro gramas por porção. Essas nem são as maiores razões pelas quais você deve começar a comer mais goiaba. (1)

1. Saúde da pele

Preocupado com a sua pele à medida que envelhece? Os nutrientes da goiaba auxiliam na produção de colágeno, a proteína que dá elasticidade à pele. Isso porque a fruta é rica em vitamina C, necessária para a síntese de colágeno. Este antioxidante também ajuda a proteger contra os danos causados pelos raios ultravioleta do sol e outro declínio da pele relacionado à idade. (2)

2. Suporte Imunológico

Como já mencionado, a goiaba contém a vitamina C antioxidante, mais amplamente conhecida por seus benefícios de suporte ao sistema imunológico. As laranjas se tornaram a fruta-propaganda da vitamina C. No entanto, a goiaba na verdade tem cerca do dobro da vitamina C de uma laranja (3). Uma dieta adequada em vitamina C ajudará a fortalecer seu sistema imunológico para que ele possa fazer o que for necessário para combater vírus, germes e bactérias.

goiabaf

3. Poderoso Antioxidante

A goiaba tem muitos antioxidantes poderosos que beneficiam o corpo de várias maneiras. O principal é como um agente anticancerígeno. Isso ocorre porque os antioxidantes protegem nossas células dos danos causados pelos radicais livres. Estudos demonstraram que tanto o extrato de folha de goiabeira quanto o óleo de folha de goiaba demonstraram ser eficazes contra o câncer e na morte de células cancerígenas. (4, 5)

4. Saúde do Coração

Os antioxidantes da goiaba não têm apenas potencial anticancerígeno. Eles também protegem contra os radicais livres prejudiciais ao coração. Foi demonstrado que o extrato de folha de goiaba protege o coração contra os radicais livres, bem como reduz a pressão arterial e o colesterol LDL ruim, ao mesmo tempo em que aumenta o colesterol HDL bom. (6, 7) Estudos mostraram que comer goiaba também pode ajudar a melhorar a pressão arterial e os níveis de colesterol. Isto é particularmente se você comer uma goiaba madura antes das refeições. (8)

5. Uma ajuda digestiva

A goiaba é uma fruta muito rica em fibras. Isso significa coisas boas para o seu sistema digestivo. Dietas ricas em fibras ajudam a ter movimentos intestinais saudáveis e previnem a constipação dolorosa. Manter-se regular é importante para a saúde do cólon. (9) Além disso, o extrato de folha de goiaba também demonstrou ajudar a prevenir e reduzir a duração e a intensidade da diarréia. (10)

Coisas a ter em mente

A goiaba nem sempre está na estação e é melhor assim que amadurece. A temporada de colheita da goiaba vai do final de novembro até abril, dependendo de onde é cultivada. A goiaba madura é de cor verde clara ou amarela e é macia. Eles não têm uma vida útil muito longa, então, quando estiverem maduros, você vai querer colocá-los na geladeira para prolongar sua vida útil por mais alguns dias. Para durar ainda mais, fatie ou corte em cubos e congele. Mantenha-o em sacos de congelamento herméticos por até oito meses. A pele pode ser comida e tem um sabor ligeiramente diferente dependendo da variedade. Algumas pessoas preferem descascá-los, enquanto outros gostam de comê-los com pele e tudo. A goiaba também pode ser um ótimo complemento para saladas, molhos e smoothies.

Fontes
“Fatos nutricionais da goiaba e benefícios para a saúde.” Muito bem ajustado. Laura Dolson. 4 de dezembro de 2022.
“Os papéis da vitamina C na saúde da pele.” MDPI. Juliet M. Pullar, e outros. 10 de julho de 2017.
“Goiabas, comuns, fatos nutricionais e calorias cruas.” Dados Nutricionais.
“Células DU-145 de câncer de próstata metastático derivado do cérebro são efetivamente inibidas in vitro por extratos de folhas de goiaba (Psidium gujava L.).” NCBI. Kuan-Chou Chen, et al. 2007.
“Atividade antiproliferativa do óleo essencial extraído de plantas medicinais tailandesas em linhas celulares KB e P388.” NCBI. Jiradej Manosroi, e outros. 8 de abril de 2006.
“Efeitos protetores dos polissacarídeos das folhas de Psidium guajava contra o estresse oxidativo.” NCBI. Seo-Young Kim, et al. Outubro de 2016.
“Efeitos hipoglicemiantes e hipotensivos de Psidium guajava Linn. (Myrtaceae) extrato aquoso da folha.” NCBI. J A O Ojewole. dezembro de 2005.
“Efeitos da ingestão de goiaba nos níveis séricos de colesterol total e lipoproteína de alta densidade e na pressão arterial sistêmica.” NCBI. RB Singh, et al. novembro de 1992.
“Psidium guajava: uma revisão de seus usos tradicionais, fitoquímica e farmacologia.” NCBI. Rosa Martha Pérez Gutiérrez, e outros. 2008

Fonte: https://theheartysoul.com