QUALIDADE DE VIDA

Escovar a seco: tendência arriscada da mídia social pode estar deixando muitos jovens doentes

asecodoente109/02/2023 - TORONTO, Ontário — A mídia social está cheia de tendências estranhas e potencialmente perigosas — e pesquisadores em Toronto dizem que o dry scooping não é exceção. Um novo estudo descobriu que quase um em cada cinco meninos adolescentes e jovens adultos se envolve no desafio de escavar a seco. No entanto, os pesquisadores dizem que essa estranha rotina pré-treino pode estar afetando seriamente sua saúde. O estranho fenômeno dietético envolve pegar uma colher inteira de pó – normalmente cheia de suplementos ou proteínas – e comê-la sem misturá-la em água. Esses produtos dietéticos devem ser misturados à água e consumidos antes do treino. Este “desafio” tornou-se uma visão comum em várias plataformas ...

de mídia social. Embora alguns possam rir quando as pessoas tossem o pó, o novo estudo adverte que a ingestão desse material sem diluí-lo pode levar a vários problemas de saúde diferentes.

“A escavação a seco pode ter sérios efeitos à saúde, incluindo problemas de inalação, anormalidades cardíacas e problemas digestivos”, diz o principal autor Kyle Ganson, PhD, MSW, professor assistente da Faculdade de Serviço Social Factor-Inwentash da Universidade de Toronto, em um estudo comunicado na imprensa. “Até o momento, no entanto, não houve estudos epidemiológicos investigando a ocorrência de escavação seca entre os jovens, deixando informações significativas desconhecidas”.

Os pesquisadores analisaram mais de 2.700 adolescentes e jovens adultos canadenses que participaram do Estudo Canadense de Comportamentos de Saúde do Adolescente durante este projeto. Os resultados mostram que 17 por cento admitiram ter escavado a seco pelo menos uma vez no ano passado. No entanto, a pessoa média fez isso pelo menos 50 vezes durante esse período de tempo.

Mídia social levando a vários comportamentos nocivos

A equipe descobriu que aqueles que treinavam com pesos e passavam mais tempo nas redes sociais ao longo do dia eram mais propensos a dizer que tentaram escavar a seco.

“Nossos dados mostram que novos fenômenos alimentares que se popularizam nas mídias sociais e na cultura da academia podem levar a uma maior probabilidade de engajamento”, acrescenta Ganson. “Precisamos pensar nesses fatores de risco como áreas potenciais de prevenção e intervenção”.

Além disso, os pesquisadores dizem que também encontraram uma ligação entre a tendência da mídia social de colher seco e a dismorfia muscular. Essa condição de saúde mental faz com que as pessoas fiquem obcecadas com a ideia de que seu corpo não é magro ou musculoso o suficiente. Pessoas com dismorfia muscular podem lidar com sofrimento psicológico e social por causa disso e algumas podem recorrer a esteróides para construir músculos rapidamente. O novo relatório descobriu que aqueles que apresentavam sintomas de dismorfia muscular eram mais propensos a também admitir que eles secavam.

“Precisamos que os prestadores de cuidados de saúde e de saúde mental conheçam essas práticas dietéticas exclusivas destinadas a aumentar o desempenho e a musculatura, como o dry scooping”, conclui Ganson.

Dry scooping faz mal? Tem benefícios? O que pode causar?

10/03/2023, por Ana Marigliani - Considerado um desafio on-line, consumir suplementos em pó puros, sem água, é perigoso: não beneficia os músculos e pode levar a engasgos, taquicardia, broncoaspiração e morte por asfixia. Colocar uma colher de pó do suplemento pré ou pós-treino na boca (seja ele whey protein, creatina, beta-alanina, entre outros), tomar um golinho bem pequeno de água e engolir. Esse é o dry scooping, uma tendência que apareceu nas redes sociais afirmando que é a melhor forma de estimular o crescimento dos músculos e dar energia durante o treino. Mas não é verdade. O Eu Atleta entrevistou especialistas e elas foram categóricas: não há evidência científica de que faça bem. Pelo contrário, os riscos são inúmeros.

Uma pesquisa canadense publicada em fevereiro deste ano e chamada Prevalence and correlates of dry scooping: Results from the Canadian Study of Adolescent Health Behaviors (em português, Prevalência e correlatos de dry scooping: Resultados do Estudo Canadense de Comportamentos de Saúde Adolescentes) afirma: o dry scooping pode provocar sérios efeitos à saúde, incluindo problemas de inalação, digestivos e anormalidades cardíacas.

Além disso, não gera os resultados esperados:

- Nem todo produto consumido de forma mais concentrada, como é o caso dos suplementos sem diluição, necessariamente, terá sua absorção melhor e mais rápida, pois existem vias metabólicas e mecanismos fisiológicos para o aproveitamento correto. Dessa forma, não há nenhuma garantia de que essa maneira de consumo traga mais energia e músculos - explica a médica nutróloga Andrea Sampaio.

O dry scooping pode ter algum benefício?

Cientificamente falando, os benefícios dos suplementos são estudados conforme a diluição padrão. Portanto, os resultados esperados vêm dessa forma de consumo, com o suplemento diluído em água. E, até esse momento, não se tem nenhuma comprovação de vantagens em tomar suplementos não dissolvidos. Já os riscos são muitos e comprovados.

- Por isso, a recomendação é que você siga a diluição indicada pelo fabricante ou profissional que prescreveu o uso, pois aquela proporção de água foi testada para aquele produto e garante a utilização segura e eficaz - sugere Andrea Sampaio.

Riscos do dry scooping

Até mesmo o Tik Tok suprimiu a hashtag #dryscooping, redirecionando a uma página de suporte a desafios on-line, como forma de manter a comunidade em segurança, principalmente quando se trata de ações que podem trazer sérios prejuízos à saúde, como esta.

Perigos:

Engasgos
Taquicardia
Aumento da pressão arterial
Broncoaspiração
Morte por asfixia (sufocamento)

Dependendo da quantidade ingerida de uma vez, pode haver perigos de engasgo e sufocamento, como comenta a nutricionista Natália Salema.

- O consumo de uma grande quantidade de pó aumenta as chances de broncoaspiração, que é a entrada incorreta de alimentos pela laringe, sendo levados ao pulmão. É um fator de risco para o desenvolvimento de pneumonias e, até mesmo, morte por asfixia - avisa.

Os aumentos da frequência cardíaca e da pressão arterial ocorrem tanto em razão da broncoaspiração, quanto, em alguns casos, pela alta concentração de cafeína e outras substâncias estimulantes que deveriam ter sido diluídas em água para absorção em tempo adequado no trato digestivo.

- Ambas condições podem ser pioradas com a prática de exercícios em seguida - sinaliza a especialista.

Por que é necessária a diluição em água?

A diluição em água é fundamental para tornar a ingestão dos suplementos mais segura e para garantir a correta absorção dos nutrientes.

- A digestibilidade e a tolerância de um suplemento em pó com eficácia previamente comprovada cientificamente, assim como a segurança de consumo, são de acordo com uma diluição padrão presente nos estudos e nos rótulos. Portanto, qualquer benefício do seu uso ou até mesmo ausência de efeito colateral que possa ocorrer estão relacionados à ingestão com a diluição adequada - alerta a nutricionista Andreia Albuquerque.

De acordo com a especialista, a quantidade de água utilizada afeta a absorção dos suplementos, pois altera a osmolaridade (concentração de um soluto em um solvente). Dependendo da suplementação, pode interferir ou não na sua eficácia, ou até mesmo causar algum efeito colateral relacionado à digestão.

- Por isso, a importância da ingestão orientada por especialista qualificado e não a informada por redes sociais, pois além de serem perigosas, podem ser desnecessárias também - conta.

asecodoente2

Para que servem os suplementos?

Quando uma pessoa começa a praticar qualquer tipo de atividade física, inicia um trabalho muscular que exige energia. É necessário manter uma alimentação saudável e equilibrada para suprir as necessidades individuais.

Dependendo da modalidade, intensidade e duração da atividade física, ocorre um desgaste maior, sendo indicado o uso de suplementos específicos tanto no pré-treino como nos pós-treino para melhora da performance, desempenho e resultados mais efetivos - comenta a nutróloga.

Em muitos casos, ainda pode ajudar na recuperação dos músculos e atuar na prevenção de lesões. No entanto, eles não substituem a alimentação equilibrada e nem devem ser consumidos além da dose indicada por um profissional.

Quem pode consumir?

Qualquer pessoa que tenha indicação e pratique atividade física. O problema é que com o uso indiscriminado, muitos adolescentes começaram a consumir como “brincadeira”. Como indicou o estudo, que analisou mais de 2.700 pessoas, mais de um em cada cinco meninos adolescentes e homens adultos jovens se envolveram no dry scooping.

No geral, 16,9% dos pesquisados relataram o uso da técnica nos últimos 12 meses, o que foi significativamente mais comum entre homens (21,8%) em comparação com mulheres (14,2%) e participantes transgêneros/não confirmados (8,0%).

Como escolher e usar de forma correta os suplementos

O benefício está associado à alimentação, ao tipo de exercício físico, à intensidade e até mesmo às contraindicações, uma vez que a ingestão desses compostos e interações com medicamentos, podem trazer efeitos colaterais. E o ideal é que seja recomendado por profissionais, como nutricionistas e nutrólogos, para que traga benefícios e não riscos para a saúde. E que seja diluído e água quando essa for a indicação.

O excesso de cafeína pode ser um problema

A cafeína está entre as substâncias mais utilizadas nos suplementos, já que é ergogênica, ou seja: melhora a disponibilidade de energia, a performance e o desempenho físico, aumenta o estado de alerta e a concentração, diminui a fadiga mental e a percepção do esforço durante o exercício físico, amplia a oxidação da gordura e contribui para a contração muscular por intensificar a disponibilidade de cálcio.

Um posicionamento da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva sobre cafeína e o desempenho do exercício demonstrou que a substância melhora o desempenho quando consumida em doses de 3 a 6 mg por quilo de massa corporal. Doses muito altas (por exemplo, 9 mg/kg) estão associadas à incidência de efeitos colaterais e não parecem ser necessárias para provocar um efeito ergogênico.

- Como alguns suplementos podem conter uma quantidade de cafeína equivalente a grandes quantidades de café, em alguns indivíduos pode causar, insônia, palpitação, ansiedade, dores de cabeça e até mesmo desconforto gastrintestinal, devido à estimulação do sistema nervoso central - explica Natália Salema.

Tem mais: a cafeína pode causar desidratação, pois favorece a eliminação de líquidos do corpo.

- Por isso, também é fundamental ter um cuidado extra com o consumo de água durante o uso dos suplementos - acrescenta Andrea Sampaio.

Fontes:
Andrea Sampaio é médica nutróloga do Hospital Sírio-Libanês.
Andreia Albuquerque é nutricionista da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP e especializada em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela EEFE-USP.
Natália Salema é nutricionista esportiva na Clínica Laís Murta e formada em nutrição no Centro Universitário IBMR.

Fonte: https://studyfinds.org
           https://ge.globo.com