QUALIDADE DE VIDA

Marshmallow: O Desafio que Revela seu Poder de Autocontrole

testemars1O teste do marshmallow poderia insinuar a possibilidade de um experimento relacionado à qualidade de uma guloseima amplamente reconhecida nos Estados Unidos. No entanto, sua essência está vinculada ao nível de autocontrole humano, revelando aspectos que podem influenciar nossas escolhas e tomadas de decisão, tendo inclusive repercussões em nossa situação financeira. Para compreender adequadamente a natureza e o funcionamento deste teste, convido você a prosseguir com a leitura deste artigo e examinar as conclusões derivadas do teste do marshmallow. O que envolve o teste do marshmallow? Elaborado nos anos finais da década de 1960, o teste do marshmallow englobava uma série de ...

estudos de psicologia com o propósito de avaliar a habilidade de crianças em renunciar a uma gratificação imediata em troca de uma recompensa maior no futuro. Dirigido pelo psicólogo Walter Mischel, na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, a equipe responsável pelo estudo acompanhou as crianças ao longo de várias décadas, avaliando diversos aspectos de suas vidas.

Qual é a mecânica do teste do marshmallow?

Atualmente, pode-se encontrar vídeos mais contemporâneos que aplicam o teste do marshmallow. No entanto, a dinâmica central permanece inalterada. Inicialmente, a criança era conduzida a uma sala, na qual uma única mesa continha um doce. Embora o marshmallow tenha adquirido destaque, outros doces, como balas, biscoitos e chocolates, também faziam parte do experimento. Posteriormente, um pesquisador fazia uma oferta: se a criança conseguisse aguardar sozinha na sala por um período definido, geralmente em torno de 15 minutos, sem consumir o doce, receberia dois doces quando ele retornasse. No entanto, a recompensa não seria concedida caso a criança solicitasse sair antes do tempo determinado ou comesse o doce presente na mesa.

A relação entre o teste e o sucesso

As decisões tomadas pelas crianças variaram consideravelmente, como seria de se esperar. No entanto, o aspeto mais intrigante reside nos dados revelados através da continuidade do estudo. Acompanhando os participantes do teste ao longo de décadas e dividindo-os entre aqueles que optaram por esperar pela recompensa e aqueles que consumiram o doce imediatamente, Mischel observou que os membros do primeiro grupo apresentaram melhor desempenho acadêmico, conseguiram empregos de maior qualidade e exibiram índices inferiores de envolvimento com substâncias ilícitas e atividades criminosas, além de uma menor incidência de obesidade. Estudos similares foram replicados em diversas nações, abrangendo contextos socioculturais distintos, e os resultados indicaram evidências congruentes que destacam a relevância do autocontrole.

Teste do marshmallow versus situação financeira

Falando em autocontrole, o teste do marshmallow também guarda uma relação direta com a situação financeira. Nesse âmbito, merece destaque um estudo recentemente divulgado pelo SPC Brasil, o qual revela que 52% dos brasileiros já efetuaram compras por impulso. Em outras palavras, mais da metade da população enfrenta dificuldades em controlar desejos momentâneos e, consequentemente, realiza aquisições frequentemente desnecessárias. Cedendo a gratificações passageiras, torna-se mais complexo manter um planejamento de longo prazo e atingir objetivos traçados de forma racional.

Lições extraídas do teste do marshmallow para sua vida

Embora o teste do marshmallow tenha sido concebido com foco em crianças, as conclusões obtidas oferecem valiosas lições aplicáveis à vida de qualquer indivíduo. Abaixo, listo as principais delas.

Tome controle de suas emoções

Quando a capacidade de autocontrole se encontra ausente, é provável que ações impulsivas sejam executadas, frequentemente sem ponderar suas consequências. Isso é evidenciado em situações como a aquisição de itens que nunca serão utilizados ou o uso da comida como recompensa. A habilidade de gerenciar suas próprias emoções implica na tomada de decisões mais sensatas, pautadas por suas reais necessidades e objetivos.

Evite ser ludibriado pela gratificação imediata

Embora o prazer imediato possa parecer uma recompensa substancial, é essencial refletir sobre as perdas que essa escolha implica. Sempre considere seus sonhos e como eles são adiados a cada vez que gasta dinheiro de modo supérfluo, sem gerar benefícios ou aprimorar sua qualidade de vida.

Planeje a longo prazo

A busca incessante por gratificação imediata pode comprometer seriamente sua estabilidade financeira. Portanto, é imperativo estabelecer metas de longo prazo, independentemente de quão distantes possam parecer. Se você não iniciar o planejamento para sua aposentadoria agora, é improvável que esteja financeiramente preparado quando chegar o momento. A estratégia reside em economizar pequenas quantias mês a mês. Muitas empresas, visando auxiliar seus colaboradores nesse desafio, oferecem planos de previdência privada patrocinados. Em termos práticos, isso implica que uma parcela do salário do funcionário seja deduzida da folha de pagamento e alocada em um fundo. Para cada real poupado, a empresa pode optar por contribuir com mais um real.

REFERENCIAS: COMO INVESTIR

                        YOUTUBE

                        COMPANHIA DAS LETRAS

                        WIKIPÉDIA

                        REVISTA EDUCAÇÃO