LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Arqueologia e Astronomia se Unem no Círculo de Goseck: Um Marco Histórico

circoseck1O Círculo de Goseck está localizado em Goseck, no distrito de Weissenfels, no estado de Saxônia-Anhalt, na Alemanha. É um sítio arqueológico que foi identificado a partir de imagens aéreas de um campo de trigo em 1992. Devido à semelhança de sua estrutura com a primeira fase de construção do círculo megalítico em Stonehenge, Inglaterra, é frequentemente comparado a este último. Sua relevância reside em ser considerado o mais antigo observatório solar da Europa e o mais antigo templo da Europa Central. Isso evidencia a sofisticada observação do céu na Europa durante o período neolítico e da idade do bronze, contrariando crenças anteriores dos estudiosos.

O Círculo de Goseck foi aberto ao público em agosto de 2003 e é um dos sítios mais bem preservados e estudados em comparação com outros semelhantes que datam do mesmo período na região. Seu estado de conservação permitiu que os acadêmicos o classificassem como um observatório solar, embora alguns arqueólogos ainda tenham dúvidas quanto a essa afirmação. Quando foi inicialmente aberto ao público, Harald Meller, um arqueólogo, descreveu-o como um marco histórico na pesquisa arqueológica.

A datação do sítio, baseada em fragmentos de cerâmica encontrados no local, sugere que foi construído por volta de 4900 a.C. O círculo original tinha 75 metros de largura e consistia em quatro anéis concêntricos. Os dois anéis exteriores eram depressões no solo, enquanto os anéis internos eram estruturas de madeira, com aproximadamente dois metros de altura. O local também possuía três portais direcionados para o Sudoeste, Sudeste e Norte. Durante o solstício de inverno, em 21 de dezembro, a trajetória do Sol (nascente e poente) poderia ser observada por uma pessoa posicionada no centro do círculo, direcionando seu olhar para os portais do Sudeste e Sudoeste, respectivamente.

A cultura responsável pela construção do monumento é conhecida pelos estudiosos como "Cerâmica Decorada com Soco". A maioria dos arqueólogos concorda que o sítio foi usado para observações astronômicas, possivelmente para cálculos calendários e para sincronizar os calendários lunar e solar, sendo este último mais prático. No entanto, existe divergência de opiniões entre os estudiosos quanto à possibilidade de que o sítio tenha tido múltiplos usos ao longo do tempo.

circoseck2

2009 - O Círculo de Goseck representa o observatório solar mais antigo da Europa Central e global. De acordo com pesquisas arqueológicas, a edificação de Goseck remonta a cerca de 4900 a.C. Este sítio encontra-se situado em Gosek, no distrito de Weissenfels, no estado de Saxônia-Anhalt, Alemanha. A sua descoberta ocorreu em 1992 por meio de fotografias aéreas de um campo de trigo, com François Bertemes liderando as escavações.

Além de sua função como observatório solar, Goseck também servia como um calendário e local de práticas religiosas para as comunidades neolíticas. O acompanhamento e registro dos movimentos celestes possibilitavam aos povos antigos a elaboração de um calendário agrícola, além de servir a propósitos religiosos. Uma imagem abaixo ilustra o observatório de Goseck, composto por quatro anéis concêntricos. Inicialmente, possuía uma largura de 75 metros e contava com três portais direcionados a sudoeste, sudeste e norte. Durante o solstício de inverno, em 21 de dezembro, uma pessoa posicionada no centro do círculo, voltada para os portais do sudeste e sudoeste, poderia observar o nascer e o pôr do sol.

Em 2005, os alemães efetuaram a reconstrução do Círculo de Goseck, devolvendo ao observatório solar a sua forma original. Diferentemente de Stonehenge, que é um monumento construído em pedra, Goseck foi originalmente construído em madeira, razão pela qual sofreu deterioração ao longo do tempo. Na reconstrução dos anéis concêntricos de Goseck, utilizaram-se 2300 troncos de carvalho. Hoje, Goseck é o observatório mais antigo do mundo, com uma idade de 7000 anos, e representa um importante destino turístico na Alemanha.

circoseck3

O Círculo de Goseck é um notável enigma da história, um observatório astronômico que remonta a 7000 anos, superando em idade o monumento megalítico de Stonehenge, localizado na Inglaterra. Tanto o Círculo de Goseck quanto Stonehenge são demonstrações claras de que as civilizações neolíticas e da Idade do Bronze possuíam profundos conhecimentos e eram capazes de observar e mensurar com incrível precisão os movimentos dos corpos celestes. A cada descoberta arqueológica, fica patente que, no passado, a ciência e a espiritualidade estavam intimamente interligadas.

REFERENCIAS: WIKIPEDIA 

                       ENIGMAS DO MUNDO

                       SYGIC TRAVEL