SÍMBOLOS E OBJETOS

Uma relíquia amaldiçoada italiana: o vaso Bassano

vasobass12020 - Este elegante pequeno receptáculo, confeccionado a partir de prata esculpida durante a segunda metade do século XV, é um objeto do folclore italiano que instila o temor nas pessoas. Sua origem é envolta em mistério, mas é relatado que ele foi criado como um presente de casamento para uma jovem em uma aldeia ao norte de Napoli. Conta-se que ela veio a falecer ou ter sido vítima de um homicídio na noite de núpcias, segurando o vaso enquanto sua vida se esvaía. A relíquia foi então transmitida de geração em geração pela família, causando a morte de alguns parentes de uma maneira ou de outra, até que foi guardada em uma caixa e escondida do alcance de todos. Algumas versões sugerem que um sacerdote a escondeu, outras afirmam que misteriosamente desapareceu, enquanto algumas alegam que foi sepultada em algum momento desconhecido, até ressurgir em 1988.

A narrativa do Vaso Bassano

Segundo a lenda, quando o vaso foi redescoberto, um pedaço de pergaminho com a mensagem "Cuidado... Este vaso traz a morte" foi encontrado dentro dele. O aterrador aviso foi descartado, e o vaso foi leiloado por 4 milhões de liras (equivalente a aproximadamente R$ 13.464,95) a um farmacêutico local. Três meses depois, o farmacêutico faleceu. Sua família logo vendeu o vaso a um cirurgião de destaque, que não acreditava em maldições e faleceu dois meses depois, com apenas 37 anos de idade. Após um breve período, o vaso foi novamente vendido, desta vez a um arqueólogo que o considerava um autêntico artefato do Alto Renascimento e o incluiu prontamente em sua coleção particular. Três meses depois, ele faleceu devido a uma infecção desconhecida.

A família optou por vender o elegante recipiente, porém, nesta altura, o temível objeto havia adquirido uma péssima reputação e já era considerado um símbolo de infortúnio. Não conseguiram obter os cinco milhões de liras que o desafortunado arqueólogo havia desembolsado por ele, mas conseguiram vendê-lo.

Mais uma vez, o novo proprietário veio a falecer apenas um mês após a compra. Nesse ponto, os cidadãos da cidade passaram a acreditar que o Vaso Bassano estava amaldiçoado, especialmente as famílias remanescentes. Portanto, decidiram arremessá-lo pela janela de uma das sacadas de uma casa. De forma sobrenatural, o vaso quase atingiu um policial na cabeça quando foi lançado pela janela, resultando rapidamente em uma multa por conduta desordeira para o morador. Os detentores do vaso assombrado aceitaram a penalização, mas não o vaso, recusando-se a tê-lo novamente em sua posse, preferindo ser detidos a trazer o objeto de volta para dentro de casa.

Apesar de a polícia ter cogitado oferecê-lo a diversos museus, nenhum deles aceitou devido à conhecida maldição. Até o momento, relatos de jornais italianos sugeriram que as autoridades locais teriam novamente enterrado o vaso em um local não divulgado, embora algumas fontes afirmem que ele foi acondicionado em um pequeno caixão de chumbo e sepultado no terreno de um antigo cemitério, onde permanece inacessível – o desfecho exato permanece incerto.

REFERENCIAS:   FATOS DESCONHECIDOS

                          YOUTUBE

                          MUNDO SOMBRIO