SÍMBOLOS E OBJETOS

Os significados ocultos de 11 emblemas frequentemente encontrados em monumentos funerários.

lapisim1Percorra qualquer necrópole ao redor do globo e você se deparará com uma atmosfera solene destinada a honrar aqueles que já partiram deste mundo. Acompanhando as inscrições de nomes, datas e brasões familiares, você encontrará símbolos recorrentes que permeiam as lápides. Se alguma vez você se questionou acerca de seus possíveis significados, é interessante explorar as explicações subjacentes às representações frequentemente associadas aos epitáfios em túmulos, mausoléus e sepulturas, destinadas a celebrar a memória dos entes queridos ali descansando.

Com efeito, uma infinidade de símbolos e emblemas distintos, tanto de natureza religiosa quanto secular, adornou monumentos funerários ao longo das eras, refletindo diferentes perspectivas sobre a morte, a vida após a morte, a filiação a sociedades secretas ou fraternidades, bem como a profissão, ocupação ou mesmo a herança étnica de cada indivíduo. A interpretação e a importância desses símbolos tumulares, embora em muitos casos sejam de entendimento simples, nem sempre se revelam imediatas.

Excluímos desta compilação dois exemplos mais elementares: os anjos, comumente associados à pureza, frequentemente ornamentam as sepulturas de crianças. Por serem mensageiros divinos, os anjos costumam ser retratados apontando para os céus ou em gestos de compaixão. Outro símbolo que, embora menos frequente na contemporaneidade, era usado anteriormente são as âncoras, que podiam funcionar como uma cruz disfarçada e como marcadores indicando caminhos para encontros secretos. As âncoras também carregam conotações cristãs de esperança, frequentemente retratadas entre rochas.

Aqueles que seguem o blog Noite Sombria ou mantêm contato conosco por meio das redes sociais estão cientes do meu apreço por cemitérios históricos. Já publicamos várias entradas relacionadas a esse tema aqui no blog (abaixo, compartilho quatro links para postagens similares), além de compartilhar imagens pertinentes no nosso perfil do Tumblr. Em uma ocasião especial, durante uma celebração de aniversário do blog, até mesmo incentivei os leitores a nos enviarem fotos relacionadas a elementos aterradores que fazem parte de suas vidas cotidianas, e as minhas próprias imagens estavam relacionadas a cemitérios.

Olho

Caso você perceba a sensação de que alguém o observa no recinto cemiterial, é possível que você esteja nas proximidades de uma sepultura ornamentada com a representação de um olho. Geralmente envolto por um resplendor solar ou inserido em um triângulo, o olho simboliza comumente o conceito do "olho que tudo vê" de uma divindade, podendo também indicar que o indivíduo falecido era membro da fraternidade maçônica.

Mãos fechadas

Contemplar o entrelaçar de duas mãos pode representar tanto um cumprimento comum quanto a união de mãos em sinal de afeto, a depender da disposição dos polegares. O ato de apertar as mãos frequentemente simboliza uma saudação ao conceito de vida eterna. Quando as mãos entrelaçadas exibem distintas pulseiras, isso pode sugerir uma conexão entre o indivíduo falecido e um cônjuge ou parente. Se uma das mãos ergue-se acima da outra, isso também pode denotar que alguém está sendo recebido calorosamente por um ente querido ou por uma força divina. A representação escultural das mãos entrelaçadas floresceu particularmente durante a era vitoriana.

Pombo

O pombo, comumente, é associado à paz e à representação do Espírito Santo, no entanto, seu significado preciso varia de acordo com a posição da ave. Quando em voo ascendente, simboliza a ascensão da alma aos céus. Se voa em direção à terra, representa a descida do Espírito Santo no batismo de Jesus Cristo. Quando segura um ramo de oliveira em seu bico, remete a uma antiga convicção grega de que os ramos de oliveira possuem o poder de afastar influências malignas.

Corrente quebrada

O conhecimento da época medieval em certo momento argumentou que uma fina corrente de ouro mantinha a alma presa ao corpo. No momento da morte, essa corrente se rompia, libertando a alma. Quando a corrente permanece intacta e exibe as letras AAV, representando Amizade, Amor e Verdade, é provável que isso indique que o falecido era membro da Ordem Independente de Companheiros Estranhos, uma sociedade fraternal dedicada a promover causas de caridade e oferecer assistência.

Livro

lapisim6

 

O indivíduo em questão era um ávido amante da leitura? Talvez sim, mas não obrigatoriamente. Um livro desvelado sobre uma lápide pode aludir a um texto sagrado, como a Bíblia, o "registro da vida," ou ao anseio da pessoa por conhecimento. No entanto, se você notar um canto de página dobrado no lado direito, pode sinalizar que a vida do falecido foi abruptamente interrompida antes que sua "história" pudesse ser plenamente escrita.

 

Dedo apontando para cima

lapisim7

 

Um gesto que envolve uma mão com o indicador apontado em direção aos céus é um dos emblemas mais intrigantes que você pode encontrar em cemitérios. Esse gesto pode tanto apontar simbolicamente para o céu quanto sinalizar que o falecido renasceu da esfera dos vivos.

 

Espiga de milho

lapisim8

 

A presença de uma espiga de milho em uma lápide sugere que o indivíduo ali sepultado possivelmente desempenhou o papel de agricultor, uma vez que era prática comum presentear a família de um fazendeiro com espigas de milho, em vez de arranjos florais. Essa representação pode igualmente abranger diversos outros tipos de grãos. De forma alternativa, as sementes de milho podem simbolizar o conceito de renascimento.

 

Pergaminho enrolado

lapisim9

 

Uma inscrição em formato de pergaminho presente em uma lápide, com as extremidades cuidadosamente enroladas, pode sugerir que uma parte da vida já se desdobrou, enquanto o que está por vir permanece velado.

 

Lamparina

lapisim10

 

A presença de uma candeia em uma lápide pode aludir ao apreço pelo aprendizado e conhecimento, ou então indicar a crença na imortalidade do espírito.

 

Camelo

lapisim11

 

Ainda que esse dromedário específico seja um símbolo do Corpo de Camelos Imperiais, que serviu em zonas desérticas durante a Primeira Guerra Mundial, a figura do camelo pode igualmente ser interpretada como uma representação de uma jornada extensa ou de um guia experiente, neste contexto, na travessia para a vida após a morte.

 

Ampulheta

lapisim12

 

Como você já deve ter deduzido, o relógio de areia simboliza a inexorável passagem do tempo. Uma ampulheta com sua parte superior quebrada pode denotar que a vida do falecido chegou a um fim abrupto, ao passo que uma ampulheta alada expressa a rapidez com que o tempo flui. Ademais, essa imagem pode ser interpretada como um alerta aos vivos: o tempo é efêmero, logo, não deve ser desperdiçado.

REFERENCIAS:  MDig
                         Noite Sinistra

                         Simbolismos