TEMAS INEXPLICADOS

O Despertar - Parte 7: Ouvindo a Indtuição

despertar7cQuem nunca ouviu uma vozinha bem lá no fundo nos avisar quando estamos para fazer alguma coisa e ficamos na dúvida?? E que ela nos aconselha principalmente quando vamos cometer um ato incorreto? É dito que essa voz é o subconsciente ou o inconsciente atuando em nossa vida!... Legal!!!... Então está confirmado que temos a consciência e, também uma parte dela por trás da mesma!! Vamos então falar disso... é muito interessante... e porque não dizer: fundamental!!!...

Acredito pessoalmente, com muita convicção, que este tema que estamos abordando é de uma importância decisiva na vida daquele que realmente está em busca do seu conhecimento interior. Fomos ensinados desde a mais tenra idade que temos apenas os cincos sentidos físicos. E cada um deles possui um órgão de manifestação para experimentar um tipo de sensação. É com eles que vamos aprendendo a lidar com o nosso corpo carnal e a nos relacionar dentro do nosso meio ambiente.

Através dessas experiências alcançamos um nível elevado de inteligência que alimenta o nosso corpo mental e criamos o nosso próprio mundo do pensamento. A intelectualidade do ser é alcançada pela soma de suas experiências sensoriais. Os neurônios do cérebro se expandem cada vez mais... quanto mais se raciocina de forma lógica e analítica. Mais tarde é que percebemos que moldamos apenas um lado do nosso cérebro, vivendo apenas o mundo da forma... da matéria física!

A inteligência do ser humano é que o separa do reino animal. Só conseguimos alcançar a nossa individualidade de ser, quando começamos a pensar. Durante milênios e milênios estamos desenvolvendo o nosso corpo mental e alcançamos hoje um elevado grau de conhecimento, faltando apenas o equilíbrio necessário para coroar de êxito, o atual processo evolutivo.

A etapa atual é o despertar da consciência... o trabalho a fazer é desenvolver o lado direito do nosso cérebro, porque assim procedendo estaremos no caminho de atingir o objetivo que é o equilíbrio perfeito do ser humano, quando ele alcança o conhecimento sobre a sua própria existência e o propósito da sua vida.

A intuição é uma espécie de "farol", pelo fato de que este órgão sensorial sutil ilumina cada passo em nossa caminhada rumo à nossa interiorização... em nossa busca espiritual! Cada ser humano independentemente do seu patamar evolutivo tem esse "canal" de comunicação interior. Para uns, este instrumento está atrofiado impedindo o seu uso... para outros, funciona precariamente, mas funciona... e, para muitos, a intuição flui normalmente, mas não é utilizado de forma correta.

O sexto sentido é isso: a nossa intuição.

É através desse canal que mantemos uma comunicação direta com a nossa Consciência Superior - Eu Superior -, da qual somos apenas um fragmento da sua criação. Mas, este assunto será abordado em outro artigo. Agora, a intenção é falar sobre este "canal de comunicação", porque isso é um assunto de muita importância e, que vai nos ajudar sempre em todo o processo do despertar.

O lado direito do cérebro é o receptor que processa em nosso plano físico as informações que captamos através da nossa intuição, que neste caso funciona como se fosse uma "antena". Infelizmente, hoje, temos que quebrar muitos paradigmas para desenvolver este lado cerebral. É o caminho das pedras. A alegria que sentimos, é quando descobrimos o tesouro que possuímos escondido dentro de nós mesmos!

Desde a infância fomos condicionados a negar a existência deste plano sutil... intangível... invisível aos nossos olhos... lembranças que trazíamos antes do nosso "nascimento"... a vivência "normal" com o plano espiritual que tínhamos quando éramos crianças... a alegria de poder "conversar" com os nossos amigos do "outro lado" que havíamos deixado lá, para experienciar uma nova encarnação.

Com o tempo a nossa consciência física se cristaliza - densifica - e o lado direito do cérebro deixa de ser utilizado de forma adequada, porque o foco fica centrado sempre no lado esquerdo que é material e se relaciona ao aprendizado dos aspectos concreto em nossa existência física. A condição fica restrita ao aspecto dual das coisas. A aceitação da ilusão como real e a negação da realidade que passa a ser rotulada de "superstição"... sobrenatural...

Para se utilizar de forma correta a nossa intuição é necessário que se conscientize da existência desse órgão sensorial e o modo de se aprender isso é estudando e praticando... como nas velhas lições que já fizemos com os outros órgãos. Todo treinamento é baseado na repetição. É dessa forma que condicionamos o nosso cérebro. Cada repetição cria uma nova ramificação dos neurônios.

Quando aprendemos a lidar com a paciência (porque tudo tem o tempo certo de ser e acontecer), colhemos o fruto maduro do conhecimento, que está latente no interior de cada ser. Portanto, nada de forçar a limitação física individual. Cada um carrega em si a sua própria semente - o código genético - que precisa ser desenvolvido. A intuição vai apenas dizer que tipo de fruto é essa semente.

Um ponto que precisa ser esclarecido é sobre o aspecto dual das coisas, que está sempre presente em tudo. Precisa-se ter essa noção, porque a dúvida estará em permanente estado de ebulição, fazendo com que a pessoa desista na primeira dificuldade - quebra de paradigma -, ocasionado a partir disso, uma completa confusão interior. Para o peregrino em busca da luz interior, já é do seu conhecimento essa dificuldade. A persistência é que difere aquele que sinceramente busca o seu autoconhecimento, daquele que tem apenas a curiosidade sem objetivo nenhum para si mesmo. Por isso chamamos de "caminho das pedras".

O verdadeiro garimpeiro sabe onde encontrar uma pedra preciosa, olhando apenas a superfície do terreno pedregoso.

Então, quando partimos para o encontro com o nosso Eu Interior, a primeira batalha que precisamos travar é com o nosso Eu Exterior - a nossa Personalidade -, ou aquilo que propriamente denominamos de nosso Ego. É esse Ego que construímos ao longo da nossa jornada terrena. O resultado disso é o nosso famoso "egocentrismo". É a nossa individualidade fragmentada, manifestada... e não o Ser!

Quem nunca viu uma caricatura que expressa essa famosa "batalha", desenhada em forma de um anjinho falando ao pé do ouvido, enquanto no outro lado, está um diabinho fazendo a mesma coisa? Esse quadro representa a constante luta entre o Eu Inferior - Personalidade - com o Eu Superior - a Consciência que nos criou. Com este quadro em nossa mente, podemos compreender muitas coisas que ocorrem em nossa vida e, a partir daí entender o significado das causas de tantas dores e sofrimentos que fazem parte da nossa rotina, bem como saber do porque muitas pessoas são felizes e saudáveis em suas vidas. Como se diz: "o caminho da dor é uma opção, mas a do sofrimento é uma escolha!".

A intuição em si precisa ser desenvolvida através do conhecimento em todos os seus aspectos duais: concreto e abstrato, material e espiritual, bom e mal, positivo e negativo... etc. Lembrando também que o "mal" ou a "treva" é ilusão... que a existência desse aspecto negativo foi criado e é mantido apenas pela própria ignorância, surgida do condicionamento mental que foi imposto ao longo da nossa vida e nas existências anteriores.

A luz é conhecimento... e o conhecimento nos faz ficar consciente da verdadeira realidade que existe em nós. Por isso, a treva é a ausência da luz. Esse entendimento é suficiente para causar o movimento de despertar das consciências que estão imersas no vale das sombras... Quebrar o misticismo que foi criado para encobrir a verdade é um dos primeiros passos a serem dados neste caminho árduo, espinhoso... mas gratificante. O pecado foi um instrumento do medo criado para impedir o acesso da alma peregrina às informações contidas no livro da vida. Manter um ser na ignorância torna-a escrava do mundo da ilusão.

Voltando ao assunto de como praticar a intuição e desenvolvê-la de forma adequada para o seu verdadeiro uso e fim é tão simples quanto eficaz... basta utilizá-lo normalmente como se faz com os seus outros órgãos físicos. Aceitar este órgão sensitivo da forma mais natural possível, entendendo seu mecanismo e compreendendo que o seu uso acarreta também erros e acertos. A grande ilusão influencia também os órgãos sutis.

A forma de lidar com esses enganos e avançar no caminho da luz são: ter sempre em mente aquele quadro que falamos acima, sobre o anjinho e o diabinho. Como assim?!! Simples. Sabemos que sempre queremos o nosso próprio bem... em qualquer circunstância. O discernimento é algo que aprendemos com o tempo e, sem esse "árbitro", nos perdemos na noite escura. Precisamos desenvolver este aspecto e tê-lo sempre em nossa vida, em todos os momentos.

O discernimento nos diz muitas vezes que aquilo que pensamos que é bom para nós, muitas vezes é a nossa própria desgraça. A emoção encobre muitas vezes a própria lógica. E, acabamos recusando uma oportunidade de crescimento interior. O discernimento é esse "anjinho"... e revela a atuação do seu Eu Interior.

Quando estamos acreditando que uma vozinha lá no fundo está nos orientando para o nosso bem, neste caso sendo o diabinho falando em seu ouvido, é fácil de identificar, quando usamos um processo prático... mas que seja feito com sinceridade. Basta perguntar a si mesmo se aquilo que é dito é positivo... bom para si e para os outros... traz harmonia... gera paz interior... carrega a essência do amor... da compreensão... do perdão... Em caso contrário, tenha a certeza que é a atuação da sua Personalidade.

A Personalidade baseia-se no egocentrismo. O Eu Interior faz a sua integração na Luz e no Amor. Para evitar as grandes confusões que as energias negativas causam em nossas vidas, basta saber que vivemos num mundo de livre arbítrio e, isso faz parte do projeto divino, onde os seres de luz respeitam e seguem essa diretriz, não intervindo em nossa caminhada, senão a pedido ou invocação. E sempre que fazem essa intervenção, o fazem com a energia do amor e, sempre visando o crescimento interior. Fora disto, a atuação não é da Luz!

A voz silenciosa - a intuição - é sempre carregada de um sentimento que vibra lá no fundo do nosso coração. Essa particularidade é que faz a diferença. O nosso chackra cardíaco expressa a energia do amor e quando ouvir a "voz que vem do coração"... siga-a... é da Luz... e vem da sua Consciência Superior.

PARTE 8

Copyright © 2012-2013. Por Caminhando com o Mestre (http://ernesto-shimabuko.blogspot.com.br). Todos os direitos reservados. É dada permissão para copiar e distribuir este material contanto que o conteúdo seja transmitido integralmente e sem alteração, o autor seja creditado, seja distribuído gratuitamente, e esta nota de direitos e o link sejam incluídos.