HISTÓRIA E CULTURA

BRASIL - Muito Além do Cidadão Kane - Parte 7

kene_brizola_globo"O nosso trabalho como profissionais da televisão foi e continuará sendo, o que fez a televisão nesses dois debates, manter aberto esse canal de duas mãos ente o eleito e os eleitores para que melhor exerça a democracia." Termina o jornalista Alexandre Garcia, da Globo, ao final da matéria. No mesmo dia, mais cedo, a Globo tinha transmitido um resumo diferente, no Jornal HOje. O jornalista Pinheiro supervisionou a edição.

 

 

 

 

kane93

 

Vianey Pinheiro, Produtor TV Globo São Paulo, 1987-89: "O cerne da questão é esse: entre a edição do Jornal Hoje, na hora do almoço e a edição do Jornal da tarde o resumo do debate foi alterado pelo Alberico Souza Cruz e pelo Ronald Carvalho na essência, não houve aqueles critérios básicos que nortearam a edição da manhã, que eram o mesmo tempo para os dois candidatos, a questão da pergunta, da réplica e da tréplica e ficou uma coisa totalmente desbalanceada o que eu chamo, ficou uma peça publicitária e não um resumo de um debate."

Armando R Berg, jornalista: "Foi um dos..foi flagrante, quer dizer, um atentado acintoso a ética jornalística, uma manipulação sem-vergonha...desavergonhada...

kane95

Armando Nogueira, Editor de noticias tv Globo: "Eu quando fui dono da empresa protestar contra a exibição do compacto, que foi posto no ar a minha revelia, eu quando fui conversar com o dono da empresa, o seu Roberto Marinho...eu disse a ele, isso no dia seguinte a exibição do compacto, eu disse a ele...dr roberto eu não vi esse compacto, se eu tivesse visto teria impedido que fosse para o ar e se eu não pudesse ter impedido eu viria aqui ao senho dizer que o que vou dizer agora: A REDE GLOBO FOI INFELIZ, FEZ UMA EDIÇÃO BURRA...PORQUE NÃO PRECISAVA SER BURRA..."

Gabriel Procilli: " O Lula perdeu por suas fragilidades, agora em hipótese alguma, numa sociedade democrática e numa televisão democrática, pode se admitir uma manipulação tão grosseira como foi feita pela Globo naquela vez..."

kane84

Carlos Matheus: "Havia uma tendencia de aproximação entre os dois candidatos e no dia do debate eles estavam a apenas 1% de diferença. Com esse resumo do debate na sexta feira, a pesquisa no sábado mostrou uma abertura de diferença e no domingo, a diferença que era de 1 ponto apareceu como de 4 pontos."

Por haver protestado publicamente sobre o resumo da noite, Pinheiro foi demitido. E por haver portestado em particular, Nogueira chefe do departamento de jornalismo da Globo a 22 anos, foi aposentado. Foi substitudo por Alberico Sousa Cruz, o responsável pela edição do resumo da noite.

A intervenção de Roberto Marinho nas eleições pode não ter sido decisiva, mas foi muito importante. Collor acabou sendo uma péssima escolha. Havia críticas crescentes da terrível corrupção do seu regima, que a globo, pelo menos no início, fez o possível para esconder. No outono de 1992 até a globo teve que deserdar o presidente, ele foi afastado e se viu obrigado a renunciar.

Argemiro Ferreir, Editor da tribuna da Imprensa, 1986-91: "A Globo se deu muito bem com o sucessor de Tancredo, José Sarney, essencialmente porque esse governo Sarney era um governo muito fraco e muito sensível ao poder da globo. A globo na verdade tem a vocação governista e o que ela não quer é que seus interesses sejam contrariados."

kane96

Paulo Ramos: "O fato de aparecer, por exemplo, em qualquer programa da globo, esporadicamente, possibilita a própria reeleição de um deputado ou de um senador. O fato de não aparecer, e Roberto Marinho tem poderes, veja bem, para impedir que qualquer um apareça em outros meios de comunicação."

kane85

Luis Inácio Lula da Silva: " A democracia pressupôem a liberdade de comunicação, a liberdade de expressão, e não haverá liberdade de expressão se os meios de comunicação não forem democratizados. Se você tem um instrumeto de comunicação que podia, ele fala com 60 70 milhóes de pessoas, e o controle das mensagensa é feito por sua equipe, ordenada ideologicamente por um senhor, eu penso que ai esta descaracterizada qualquer possibilidade de democracia."

Argemiro Ferreira: "O que a globo fez para retratar a história recente do Brasil, é muito pouco, mas a globo fez no ano passado uma novela, uma minissérie chamada Anos Rebeldes, que procurava retratar aquele período mais sensível da contestação do jovens das guerrilhas urbanas, a contestação do regime militar. Evidentemente nessa retratação desse regime, ela não colocou o papel que ela própria tinha desempenhado durante o regime militar como uma espécie de porta-voz oficiosa ou quase oficial dos donos do poder."

Esta foi a terrível realidade do regime militar: em 1990 uma enorme sepultura coletiva secreta do início dos anos 70 foi descoberta em um cemitério de São Paulo. Havia mais de 1000 corpos. Entre os restos de alguns corpos ja identificados, ha o de uma jovem envolvida na luta armada contra os militares. Seus pais haviam procurado seu corpo por 18 anos. Segundo seu pai ela foi violentada com um cacetete e seus seios foram mutilados antes de ser assassinada.

A globo começou a dominar a televisão no Brasil durante a ditadura militar, manteve o silêncio sobre as verdades daquele regime, agora esta começando a falar mais, mas será que a globo e Roberto Marinho podem realmente se libertar dessa herança ou será que o Brasil deveria libertar-se da dominação da GLOBO?

kane97

kane98

 

 


Fonte: Documentário: BRASIL - MUITO ALÉM DO CIDADÃO KANE.
http://orientacaopsicologica.com/
http://pt.wikipedia.org

Compilação de texto e imagens feita por Renato, Gestor de conteúdo do Arquivo.