HISTÓRIA E CULTURA

Desvendando Segredos do Passado: Garoto e mulher da Idade da Pedra ganham vida em Reconstrução 3D

meninopedra12023 - Crânio do "Garoto de Viste," um dos esqueletos mais antigos já encontrados na Noruega, apresentava uma deficiência. No ano de 1907, foram descobertos os restos mortais de um jovem de 15 anos na Noruega, dentro de uma caverna em Randaberg, ao longo da costa oeste do país. Os vestígios datam de cerca de 8.300 anos atrás, no período Mesolítico da Idade da Pedra. Recentemente, uma nova reconstrução em 3D foi realizada do jovem conhecido como Vistegutten, que significa “garoto de Viste” em norueguês.

O que se sabe sobre o jovem:

Ele possuía aproximadamente 1,25 metros de altura no momento de sua morte, o que era considerado baixo para sua idade mesmo de acordo com os padrões de altura da época.

Ele exibia uma condição conhecida como escafocefalia, na qual o crânio se funde prematuramente, resultando no crescimento da cabeça para trás em vez de para os lados.

É provável que tenha falecido sozinho, já que seus restos estavam posicionados junto à parede da caverna quando foram encontrados.

O artista forense sueco, Oscar Nilsson, responsável pela reconstrução, declarou ao site LiveScience: "Ou ele foi colocado nessa posição após a morte, ou de fato faleceu nessa posição. Isso pode criar a impressão de um jovem solitário, aguardando em vão a chegada de amigos e familiares. No entanto, não temos informações sobre a causa de sua morte."

Condições físicas do garoto de Viste

A escafocefalia não impacta o desenvolvimento ou a capacidade intelectual. Portanto, apesar da baixa estatura e da peculiaridade no formato do crânio, os pesquisadores afirmam que o jovem estava saudável e bem nutrido. Na caverna, que media cerca de cinco metros de largura e nove metros de profundidade, foram encontrados vestígios de diversos animais, utensílios de cozinha, ornamentos e ferramentas de pesca. Essas descobertas sugerem que mais indivíduos habitavam o local junto ao garoto.

Reconstrução 3D

Para realizar a reconstrução, foram realizadas duas tomografias computadorizadas do crânio, o que permitiu criar um modelo 3D que posteriormente foi impresso em material plástico. A reconstrução dos tecidos foi baseada em adolescentes contemporâneos da mesma região da Europa com a mesma faixa etária. As características da pele, cabelo e olhos foram determinadas a partir de uma análise de DNA dos vestígios do garoto. Essas características provavelmente se assemelham às de outros indivíduos descobertos na Noruega, incluindo cabelos e olhos escuros e um tom de pele intermediário. Embora Nilsson tivesse inicialmente planejado retratar o jovem com um sorriso, as circunstâncias em que ele foi encontrado o fizeram reconsiderar essa ideia.

O vestuário e os acessórios

Para a reconstrução do corpo completo, também foram criadas roupas no estilo da época. Helena Gjaerum, uma arqueóloga independente sediada na Suécia, confeccionou as vestimentas utilizando técnicas de costura e curtimento de couro pré-históricas. Vale mencionar que esta não é a primeira colaboração entre Nilsson e Helena, já que eles também trabalharam juntos na reconstrução da "Mulher de Lagmansören", revelada pelo Olhar Digital há quase um ano. A túnica do garoto foi feita com a pelagem de um alce depilado e curtido, enquanto peles de salmão com casca curtidas foram utilizadas em sua cintura. Ele carrega uma bolsa feita de pele de veado e um colar feito com vértebras de peixe e uma concha, todos costurados com fios de tendão e tiras de couro.

mulherpedra1

Ressurgindo dos mortos: rosto de mulher da idade da pedra tem fantastica reconstituição

2022 - Arqueólogos conseguiram de maneira notável e extremamente realista reconstruir uma mulher que vivera na Era da Pedra, aproximadamente quatro mil anos atrás. A escultura em tamanho natural encontra-se atualmente em exposição na Suécia. Desde o último mês, essa peça excepcional compõe uma exposição sobre civilizações antigas no Museu Västernorrlands, localizado em Harnosand, uma cidade costeira sueca.

Conforme relatado pelo portal LiveScience, há quase um século, pesquisadores tinham conhecimento da existência dessa mulher. Em 1923, durante a construção de uma estrada na aldeia de Lagmansören, os trabalhadores encontraram os seus restos mortais enterrados ao lado dos restos ósseos de uma criança, possivelmente um garoto de sete anos.

"Com nossos olhos, e talvez em todas as épocas, é natural pensar que se tratam de mãe e filho", afirmou Oscar Nilsson, o arqueólogo e escultor sueco que dedicou 350 horas à criação do modelo realista. "Eles podem de fato ser mãe e filho, mas também é possível que sejam irmãos, parentes ou mesmo simplesmente amigos da tribo. Não podemos determinar a relação exata, uma vez que o DNA não foi preservado o suficiente para estabelecê-la".

Enquanto esculpia o corpo da mulher e modelava seu rosto, Nilsson imaginava que ela estava próxima ao filho, que corria à sua frente. Ele descreveu a expressão da mulher como um olhar maternal, que transmitia tanto afeto quanto uma certa autoridade, como se estivesse prestes a chamar a atenção do menino para que tivesse cuidado. Segundo o artista, tanto a mulher quanto a possível criança foram sepultadas em um túmulo construído com pedras longas e planas, assemelhando-se a um caixão. A mulher tinha entre 20 e 30 anos e media cerca de 1,50 metro de altura. "Mesmo para a Era Neolítica, ela não era particularmente alta", observou Nilsson.

Os restos mortais da mulher não apresentaram sinais de desnutrição, ferimentos ou doenças, embora seja possível que ela tenha falecido de uma enfermidade que não deixou vestígios. "Tudo indica que ela desfrutou de uma vida saudável", comentou Nilsson. Exames isotópicos realizados em seus dentes revelaram que sua alimentação era baseada em produtos locais, o que surpreendeu, já que seu túmulo estava próximo a um rio repleto de peixes.

A reconstrução levou em consideração dados históricos

Quando recebeu a tarefa de reconstruir a mulher, dois anos atrás, o arqueólogo escaneou seu crânio e criou uma cópia em plástico com uma impressora 3D. Nilsson teve que considerar informações sobre o sexo, idade, peso e etnia do indivíduo, fatores que influenciam a espessura do tecido facial e a aparência geral da pessoa. Devido à degradação do DNA, ele não tinha certeza sobre a origem genética, cor do cabelo ou dos olhos. Portanto, a aparência da mulher foi deduzida com base em dados históricos.

A antiga Escandinávia experimentou três grandes ondas de migração: a primeira envolveu caçadores-coletores de pele escura com tendência a olhos azuis, que chegaram entre 12 mil e 10 mil anos atrás; a segunda onda incluiu fazendeiros de pele clara, cabelos escuros e olhos castanhos, vindos do sul, que migraram para o norte cerca de 5 mil a 4 mil anos atrás, período em que essa mulher viveu; a terceira onda envolveu a cultura Yamnaya (também conhecida como Yamna), originária da Ucrânia moderna, que tinha uma tonalidade de pele um pouco mais escura do que os fazendeiros e trouxe consigo a tecnologia da metalurgia quando chegou há cerca de 3,5 mil anos.

Com base nessas informações, Nilsson atribuiu à mulher cabelos e olhos castanhos e pele clara, semelhante à dos fazendeiros. Ele ressaltou que a mulher provavelmente se envolvia em uma combinação de caça, coleta e atividades agrícolas, mas não podia determinar com certeza se ela levava uma vida nômade ou adotava o modo de vida dos primeiros agricultores. "É impossível afirmar com certeza, mas optamos pela interpretação mais segura, que considera ambos os modos de vida, pois, é claro, houve um período de transição de muitos séculos quando deixaram o estilo de vida anterior".

Moda da Era da Pedra

Na reconstrução, a mulher de Lagmansören é vestida da cabeça aos pés com roupas feitas de pele e couro. Essa parte do trabalho foi realizada por Helena Gjaerum, uma arqueóloga independente baseada na Suécia que utiliza técnicas da Era da Pedra para curtir o couro. Antes de vestir a modelo, Gjaerum estudou o clima antigo, bem como a paisagem, a vegetação e a fauna de Lagmansören do Neolítico. Com base em suas descobertas, ela criou as roupas da mulher usando pele de cervos e alces, e os sapatos com pele de renas, castores e raposas.

Gjaerum se inspirou nas vestimentas usadas por indígenas americanos e siberianos, bem como nas roupas de couro de Ötzi, a múmia do gelo que viveu cerca de 5,3 mil anos atrás nos Alpes italianos. Muitas vezes, as pessoas contemporâneas têm a ideia errônea de que os seres humanos da Era da Pedra usavam roupas primitivas e toscas. Gjaerum desafia essa percepção, afirmando: "Seria um equívoco pensar que ela usaria roupas primitivas. Eu quis representá-la usando roupas semelhantes às que usamos hoje, porque, afinal, somos todos Homo sapiens".

REFERENCIAS: HISTORY CHANELL

                        REVISTA GALILEU

                        TERRA

                        YOUTUBE