RELIGIÃO, CULTOS E OUTROS

Cristãos nos EUA podem ser um grupo minoritário até 2070, segundo estudo

poucocristao115/09/2022 - Todos os quatro cenários do Pew Research Center mostraram que a parcela cristã da população está diminuindo e o número de descrentes aumentando. Os cristãos nos EUA podem se tornar um grupo minoritário até 2070 se as tendências recentes continuarem, de acordo com dados divulgados pelo Pew Research Center. Para prever como o cenário religioso dos EUA mudará nos próximos 50 anos, o centro fez várias perguntas: “E se os cristãos continuarem deixando a religião na mesma taxa observada nos últimos anos?

E se o ritmo da mudança religiosa continuar a acelerar? E se a mudança parasse, mas outras tendências demográficas – como migração, nascimentos e mortes – continuassem nas taxas atuais?” O centro modelou quatro cenários hipotéticos, com base em tendências, incluindo nenhuma troca, troca constante, crescente desfiliação com limites e crescente desfiliação sem limites. O cenário de não troca supõe que os cristãos manterão sua maioria até 2070. Mas, nesse cenário, o centro prevê que a parcela de cristãos ainda diminuirá 10 pontos percentuais nos próximos 50 anos, “principalmente como resultado de os cristãos serem mais velhos do que outros grupos, em média, e os não filiados sendo mais jovens, com uma parcela maior de sua população em idade reprodutiva”.

O cenário de mudança constante prevê que os cristãos perderão sua maioria, mas ainda serão o maior grupo religioso dos EUA em 2070.

“Se a mudança entre os jovens americanos continuasse nas taxas recentes, os cristãos diminuiriam como parcela da população em alguns pontos percentuais por década”, disse o centro.

“Em 2070, 46% dos americanos se identificariam como cristãos, tornando o cristianismo uma pluralidade – a identidade religiosa mais comum – mas não mais uma maioria… ”.

O cenário crescente de desfiliação com os limites fará com que os “nenhum” se tornem o maior grupo em 2070, mas não a maioria, assumindo que “freios sejam aplicados” para evitar que a retenção entre os cristãos caia abaixo de 50%.

“Se o ritmo de mudança antes dos 30 anos acelerasse inicialmente, mas depois se mantivesse estável, os cristãos perderiam seu status de maioria até 2050, quando seriam 47% da população dos EUA (contra 42% dos não afiliados)”, Pew disse.

Por último, para o cenário de crescente desfiliação sem limites, os cristãos não seriam mais maioria em 2045, assumindo que as taxas de mudança antes dos 30 anos de idade iriam acelerar. Como resultado, até 2055, os não afiliados se tornariam o maior grupo do país com 46%, à frente dos cristãos com 43%.

Dependendo se a mudança religiosa parar totalmente, acelerar ou continuar nas taxas atuais, as projeções revelam que os cristãos de todas as idades diminuirão de 64% dos americanos para algo entre 35% e 54% até 2070. Enquanto isso, os “nenhum” aumentarão de 30% para algo entre 34% e 52% da população.

“Embora os cenários neste relatório variem na extensão da desfiliação religiosa que projetam”, disse o centro, “todos eles mostram que os cristãos continuam diminuindo como parcela da população dos EUA, mesmo sob a suposição contrafactual de que toda mudança chegou a um completo pare em 2020. Ao mesmo tempo, projeta-se que os não afiliados cresçam em todos os quatro cenários.”

Em cada um dos cenários, os crentes não cristãos dobrarão em proporção, passando a representar de 12% a 13% da população dos Estados Unidos.

Fonte: https://www.theguardian.com