RELIGIÃO, CULTOS E OUTROS

Templo budista fica sem monges depois que todos testam positivo para metanfetamina

budametan130/12/2022 - Segue-se uma série de escândalos criminais envolvendo monges na Tailândia, onde as autoridades relatam quantidades recordes de drogas sintéticas. Toda a abadia de monges de um pequeno templo budista foi destituída, dispensada e enviada para a reabilitação esta semana, depois que cada um deles testou positivo para metanfetamina. Todos os quatro monges de um templo no distrito de Bung Sam Phan, na província de Phetchabun, no centro da Tailândia, ...

foram forçados pela polícia a fazer testes de urina na segunda-feira. Todos os quatro, incluindo o abade, falharam. Os monges foram posteriormente enviados a uma clínica de saúde para se submeterem à reabilitação de drogas, disse à AFP o oficial local Boonlert Thintapthai, deixando o templo sem homens santos e levantando preocupações entre os fiéis locais de que eles não seriam capazes de realizar “criação de mérito” – isto é , doando comida aos monges como uma boa ação.

Boonlert disse que mais monges seriam enviados ao templo para permitir que as pessoas cumprissem suas obrigações religiosas. Não está claro por que a polícia alvejou este templo em particular, nem esses monges em particular, para testar o uso de drogas - mas a ação ocorre em meio a uma campanha nacional mais ampla para combater o tráfico de substâncias ilícitas. A Tailândia, como muitas outras nações do Sudeste Asiático, viu nos últimos dois anos um grande aumento no volume de metanfetamina passando pelo país. Muito disso pode ser rastreado até o Triângulo Dourado – uma fonte notória para o comércio de drogas sintéticas, onde as fronteiras da Tailândia, Laos e Mianmar se encontram – e, mais especificamente, as colinas do estado de Shan, em Mianmar, marcadas por conflitos.

Após o golpe de Mianmar, que em fevereiro de 2021 viu os militares birmaneses derrubarem o governo e mergulharem o país no caos, quantidades recordes de metanfetamina cristal e pílulas de metanfetamina, também conhecidas como “yaba”, continuaram a vazar do Triângulo e inundar a região.

A produção e o tráfico de substâncias sintéticas ilegais atingiram níveis recordes em 2021, com as autoridades apreendendo coletivamente quase 172 toneladas de metanfetamina e mais de 1 bilhão de comprimidos de yaba. Este também não é um caso isolado de monges tailandeses se comportando mal. Nos últimos anos, a instituição sagrada do budismo tailandês foi manchada por uma série de prisões e escândalos de alto nível relacionados à corrupção, assassinato e tráfico de drogas entre seu clero.

Em março, Luang Pu Tuanchai, um monge que ganhou fama em 2020 após alegar ter poderes oniscientes, foi acusado de dirigir embriagado e porte de drogas - e posteriormente despido - depois que a polícia o encontrou carregando dezenas de pílulas de metanfetamina. No início de janeiro, outro monge foi despido de forma semelhante depois de ser pego consumindo pílulas de metanfetamina e vendendo-as para jovens locais. Essas controvérsias corroeram a fé do público nos monges budistas da Tailândia, com especialistas dizendo à VICE World News em março que a ordem monástica budista do país precisava de uma reforma para eliminar os maus atores e restaurar a imagem de pureza e retidão da religião.

“O objetivo final do budismo é que as pessoas se iluminem”, disse Somboon Chungprampree, ativista social e secretário executivo da Rede Internacional de Budistas Engajados. “[Mas] a maior parte da sociedade está aprendendo que nem todos aqueles que usam açafrão podem ser uma pessoa sagrada ou respeitável.” O budismo é a religião oficial da Tailândia, seguida por cerca de 93% da população. O país é o lar de mais de 300.000 monges.

Fonte: https://www.vice.com