Realidade Virtual, ou ambiente virtual, é uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema computacional. O objetivo dessa tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma de suas realidades temporais. Para isso, essa interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário. Além da compreensão da RV como simulação da realidade através da tecnologia, a RV também se estende a uma apreensão de um universo não real, um universo de ícones e símbolos, mas permeando em um processo de significação o espectador desse falso universo o fornece créditos de um universo real.
O designer Erik De Nijs resolveu dar um ar mais casual ao conceito de computador vestível. Para isso, deixou de lado as roupas super futuristas e simplesmente “grudou” teclas na calça jeans. O modelo ainda está em seu estágio conceitual, mas funciona da seguinte maneira: ao se sentar, o usuário tecla em sua própria calça, como se estivesse apoiando o teclado no colo. A tal calça possui um teclado completo, com caixinhas de som e ainda mais com um mouse que pode ser facilmente guardado no bolso...
A televisão comum recebe o sinal analógico das transmissoras e a imagem é escalonada no chamado formato padrão 4:3, que significa 4 de largura por 3 de altura. A televisão de plasma é digital e trabalha com o formato usado no cinema e em filmes de DVD. É o chamado widescreen, de medida 16:9 ou 16:10, um retângulo. Se você assistir canais abertos, como novelas ou os programas locais, a imagem será 4:3 que, se for esticada para os 16:9 da sua tela de plasma, irá gerar uma distorção perceptível na imagem. Mesmo na TV por assinatura, a maioria dos canais são exibidos em 4:3. E qual seria a solução? O jeito é assistir em 4:3 na tela de plasma, o que irá gerar duas tarjas pretas, grandes, nas laterais da tela - justamente a porção de imagem que não está sendo utilizada.
Uma luva de dados é um dispositivo de interacção semelhante a uma luva comum que, facilita o controlo na robótica e nas aplicações de realidade virtual. Normalmente, esta luva é de látex devido á elasticidade do material. Através deste dispositivo é possível usar vários parâmetros físicos tais como: a pressão; a forca linear; a temperatura e a textura de uma superfície ou material. Tipos e seu funcionamento - Existem vários tipos de luvas, tais como:luvas de funcionamento óptico, magnético ou até mesmo de “tato”, no entanto, podemos referir a luva de funcionamento óptico ...