CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Realidade Virtual

virtual1Realidade Virtual, ou ambiente virtual, é uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema computacional. O objetivo dessa tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma de suas realidades temporais. Para isso, essa interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário. Além da compreensão da RV como simulação da realidade através da tecnologia, a RV também se estende a uma apreensão de um universo não real, um universo de ícones e símbolos, mas permeando em um processo de significação o espectador desse falso universo o fornece créditos de um universo real.

Computador "vestível"

vestivel1O designer Erik De Nijs resolveu dar um ar mais casual ao conceito de computador vestível. Para isso, deixou de lado as roupas super futuristas e simplesmente “grudou” teclas na calça jeans. O modelo ainda está em seu estágio conceitual, mas funciona da seguinte maneira: ao se sentar, o usuário tecla em sua própria calça, como se estivesse apoiando o teclado no colo. A tal calça possui um teclado completo, com caixinhas de som e ainda mais com um mouse que pode ser facilmente guardado no bolso...

Tv Plasma e LCD

lcd1A televisão comum recebe o sinal analógico das transmissoras e a imagem é escalonada no chamado formato padrão 4:3, que significa 4 de largura por 3 de altura. A televisão de plasma é digital e trabalha com o formato usado no cinema e em filmes de DVD. É o chamado widescreen, de medida 16:9 ou 16:10, um retângulo. Se você assistir canais abertos, como novelas ou os programas locais, a imagem será 4:3 que, se for esticada para os 16:9 da sua tela de plasma, irá gerar uma distorção perceptível na imagem. Mesmo na TV por assinatura, a maioria dos canais são exibidos em 4:3. E qual seria a solução? O jeito é assistir em 4:3 na tela de plasma, o que irá gerar duas tarjas pretas, grandes, nas laterais da tela - justamente a porção de imagem que não está sendo utilizada.

Luvas Tecnológicas

luva2Uma luva de dados é um dispositivo de interacção semelhante a uma luva comum que, facilita o controlo na robótica e nas aplicações de realidade virtual. Normalmente, esta luva é de látex devido á elasticidade do material. Através deste dispositivo é possível usar vários parâmetros físicos tais como: a pressão; a forca linear; a temperatura e a textura de uma superfície ou material. Tipos e seu funcionamento - Existem vários tipos de luvas, tais como:luvas de funcionamento óptico, magnético ou até mesmo de “tato”, no entanto, podemos referir a luva de funcionamento óptico ...