Yves “Jetman” Rossy desenvolveu o seu primeiro protótipo de jetpack em 2006, que continua aperfeiçoando ao longo dos últimos nove anos e que hoje pesa cerca de 55kg, voa a 300km/h e possui autonomia de até 13 minutos no ar, ha 3000 metros. Além do passeio com seu parceiro pelo deserto de Dubai e por cima do Burj Khalifa – o edifício mais alto do mundo, com 828 metros de altura – o piloto suíço também já voou sozinho em diversos locais do planeta: Em volta do cume do Monte Fuji, no Japão, Dentro do Grand Canyon, nos EUA. Ao lado de um bombardeiro B17 no estado do Wiscosin, EUA, Sobre o Canal da Mancha, no Reino Unido, Ao lado dos Alpes Suíços, em formação com dois caças de combate, Sobre o Corcovado, no Rio de Janeiro.
Por Yeves Rossy e Stefan Von Bergen, projetista- Muitos dos testes são conduzidos enquanto Yves está pres a sua asa, porque o corpo de Yves é parte integrande da aeronave. Teste no túnel de vento:
A asa não tem controles de direção, flaps, orientador. Yves usa seu corpo para dirigir a asa. Ele vira, somente colocando sua cabeça de um lado para o outro e as vezes ele ajuda nisso com suas mãos, as vezes até mesmo com a perna. Ele tua como uma fuselagem humana, por assim dizer. E isso é bastante singular.
Quando ele arqueia suas costas, ele ganha altitude.
Quando pressiona seus ombros para frente, ele entra em mergulho.
A medida que ele se aproxima do chão, ele puxa alavancas para sinalizar, baixar a si mesmo devagar e então realizar uma aterrissagem legal.
Oxigênio
A 3000 metros, oxigênio não é problema. Um capacete completo, não ha problema em respirar.
O Equipamento
São quatro motores Breitling. Dois metros de envergadura, perfil ultra estável. Quatro motores pequenos, 22 quilos de propulção cada, turbinas que funcionam com querosene. Coreiras, paraquedas.
Os únicos instrumentos são altímetro, um altimetro sonoro e cronômetro. Oito minutos de combustível.
Dois paraquedas. Um paraquedas de resgate para a asa, para que possa ser consertada depois e para que não caia na cabeça de ninguém.
Aqui o item mais importante de segurança, a vida do piloto. A asa pode ser liberada quando o voo fica instavel ou há o rodopio.
MAIS IMAGENS
Fonte: http://www.tecmundo.com.br/
https://www.youtube.com/watch?v=x2sT9KoII_M