Físicos Russos começam a construção da Torre de Tesla

testor113/10/2016 - Uma equipe do RT falou com os dois físicos russos que buscam reproduzir a lendária Torre Wardenclyffe, criada a inícios do século XX pelo grande Nikola Tesla, para gerar energia limpa e que permitiria transmiti-la de forma inalâmbrica. “Não há emoção mais intensa para um inventor que ver uma de suas criações funcionando”, esta é uma das frases mais conhecidas do físico Nikola Tesla (1856-1943); para alguns, o maior inventor da história da humanidade.

E embora este físico tenha realizado esta afirmação após ver consumados muitos de seus projetos, talvez o mais importante deles não teve a mesma sorte. A Torre Wardenclyffe, também conhecida como a Torre Tesla, foi construída perto da ilha de Manhattan (EUA) a inícios de 1900 mas não se completou por razões desconhecidas até agora, embora se alegue que seu fechamento foi por problemas financeiros. Segundo teorias de Tesla, este projeto poderia ser o sistema mais efetivo no mundo para a produção e transmissão de eletricidade. Agora os físicos russos Leonid e Serguéi Plejánov propõe executar este projeto, utilizando materiais e tecnologia contemporânea.

testor2

testor3

“Imagine que a possibilidade de colocar painéis solares numa extensão de 100.000 quilômetros no Sahara, e construir uma torre de alta voltagem industrial de transmissão ali. Isso será suficiente para abastecer de energia a todo o mundo. Já poderíamos esquecer de estações de gás, estações de carvão, plantas nucleares, etc.”, comentaram a RT os irmãos Plejánov. Serguéi e Leonid desejam desenvolver um laboratório experimental para mostrar que o projeto de Tesla é possível. Mas para o protótipo a escala necessitam 800.000 dólares. Dada a magnitude da cifra, lançaram uma campanha de ‘crowdfunding’ (financiamento coletivo) através da Internet para arrecadar o dinheiro.

testor4

testor5

Na Rússia, os experimentos ou práticas relacionadas a energia não são de agora. Já na década de 1980, o Estado Soviético construiu uma torre para canalizar raios elétricos gerados nas tempestades, e assim poder analisar seu impacto. Os irmãos Plejánov começaram os estudos dos documentos e patentes de Tesla háa uns cinco anos. Para defender as vantagens do projeto, asseguram que as fontes de energia verde costumam ter seus geradores muito distantes dos centros de consumo e isto implica um grande custo para transportá-la, enquanto que seu projeto não precisa desse gasto. Segundo os físicos Russos, “os desertos do planeta recebem do Sol em 6 horas a mesma energia que necessita o mundo durante um ano“.

testor6

testor7

testor9

Dos 800.000 dólares necessários para realizar o projeto, no momento só arrecadaram cerca de 50.000. Porém, os irmãos Plejánov consideram que se conseguirem transformar em realidade o mito que envolve a Torre Tesla, não só terão devolvido a credibilidade a seu criador, senão que também terão mostrado ao mundo, uma forma revolucionária de administrar a energia elétrica. Segundo os autores do projeto, a versão moderna de Wardenclyffe, também conhecida como ‘transmissor planetário’, permitirá “transmitir a energia através da Terra a qualquer distância no planeta“, o qual ajudará a resolver muitos problemas tecnológicos.

Fonte: Caminho Alternativo

Compartilhe

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Translate

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Precisando de um notebook novo?
LNVACE10

Curta nossa página

Mundo

Publicidade