CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Cientistas da China criam 'fuzil' de laser capaz de carbonizar um alvo

zxrifle102/07/2018 - Uma equipe de pesquisadores da China desenvolveu uma espécie de fuzil que dispara lasers em vez de balas. O protótipo, identificado como ZKZM-500, é capaz de atear fogo a qualquer alvo numa distância de até 800 metros. Segundo informações do jornal South China Morning Post, o ZKZM-500 foi produzido pelo Instituto Xian de Ótica e Mecânica de Precisão, um laboratório da Academia Chinesa de Ciência, órgão ligado ao governo local. O ZKZM-500 consiste em dois componentes importantes: o laser (provavelmente estado sólido, geralmente fibra óptica dopada com materiais de terras raras) e sua bateria de lítio, que é responsável pela maior parte do peso da arma. Observe o contador digital embutido no estoque, provavelmente para exibir a carga restante ...

da bateria ou, possivelmente, para ajustar o nível de potência de cada tiro. Com cano de 15 milímetros e pesando 3 quilos, o ZKZM-500 se assemelha a um fuzil modelo AK-47. Ele é capaz de realizar até 1.000 disparos de laser, cada um com 2 segundos de duração, e que são invisíveis a olho nu. Mesmo assim, o laser é altamente concentrado, de modo que é capaz de atravessar vidros e janelas e de causar "carbonização instantânea" de qualquer tecido, incluindo a pele humana, segundo um dos cientistas ligados ao projeto.

Leia também - Telescópio Espacial Hubble

A "munição" dessa arma consiste numa bateria de íon de lítio, do mesmo tipo que se encontra em smartphones, só que muito maior. A empresa por trás do ZKZM-500 está se preparando para produzir o fuzil de laser em larga escala.

zxrifle2

A peça será oferecida a autoridades policiais da China, mas, num documento compartilhado com o governo do país, ela é descrita como uma arma "não-letal". Isto porque um único disparo do laser não é capaz de ferir uma pessoa. Apenas uma rajada concentrada poderia perfurar a pele de um indivíduo, mas, segundo este mesmo documento, a ideia é que o ZKZM-500 seja usado em operações táticas e no controle de manifestações, como uma bomba de gás ou balas de borracha, por exemplo. Ao produzir o fuzil de laser em larga escala, cada unidade deve custar 100 mil Yuans, o que equivale a cerca de R$ 60 mil em conversão direta. Ainda não se sabe quando os agentes de segurança da China terão acesso à nova arma.

Fake news?

Assim que a notícia foi publicada, entusiastas do assunto da Europa e Estados Unidos acusaram a matéria de ser apenas propaganda do governo chinês para intimidar a população para que pensem duas vezes antes de participar de um protesto. Muitos questionaram o tamanho da bateria, afirmando que seria necessária uma bateria grande e pesada para gerar a quantidade de energia exigida para colocar fogo em uma pessoa a 800m de distância em apenas dois segundos.

Joseph Trevithick, do site The Drive, argumenta que a China tem investido pesadamente em tecnologias avançadas como armas hipersônicas, armas eletromagnéticas e drones com inteligência artificial, mas em todos esses casos os produtos foram resultado de tecnologias semelhantes que já existiam anteriormente. Para ele, a notícia do jornal de Hong Kong está exagerando as informações, e que na verdade a tecnologia é um plano para o futuro, com potencial de se tornar realidade.

Leia também - Porque a TV digital nao emplaca no brasil

“Para fazer essa arma funcionar, você precisa de uma bateria poderosa, com capacitores ainda mais poderosos, lentes que conseguem aguentar tudo isso sem virar areia com essa densidade energética, e forte o suficiente para ser usado pelos militares”, diz Phil Broughton ao The Drive. Ele é um pesquisador sobre lasers da Universidade de Califórnia em Berkley.

Para o pesquisador, se esta arma realmente existir, ela pode ser tão perigosa para quem é o alvo dela quanto para quem a manuseia. Para tentar provar que o protótipo da arma é verdadeiro, a ZKZM publicou um vídeo em que um papelão e um pneu são queimados a uma distância de cerca de 30m, no telhado de um prédio na China. Mesmo este vídeo foi questionado pelas pessoas mais céticas, que dizem que a qualidade da filmagem e enquadramento são horríveis e que mostram pouca coisa. Sendo real ou não, a notícia da criação da ZKZM-500 mostra o forte interesse chinês no desenvolvimento desse tipo de armas. A boa notícia é que a era em que a China será capaz de usar rifles a laser para queimar objetos e pessoas a quase 1km de distância parece não ser agora.

Fonte: https://olhardigital.com.br
           https://www.popsci.com
           https://hypescience.com/