CIÊNCIA E TECNOLOGIA

O kit de carne humana para crescer sua própria carne de Ouroboros não é "tecnicamente" canibalismo

kitcarne113/11/2020 - Um grupo de cientistas e designers americanos desenvolveu um conceito para um kit de bife para criar seu próprio bife usando células humanas e sangue para questionar a ética da indústria de carne cultivada. O Bife de Ouroboros pode ser cultivado pela lanchonete em casa usando suas próprias células, que são colhidas de dentro de sua bochecha e alimentadas com soro derivado de sangue doado expirado.
Os pedaços de carne do tamanho de uma mordida resultantes, atualmente em exibição como protótipos na exposição Beazley Designs of the Year, são criados inteiramente sem causar danos aos animais. Os criadores argumentaram que isso não pode ser dito sobre a crescente seleção de carne cultivada feita de células animais. Apesar da indústria da carne cultivada em laboratório alegar oferecer uma alternativa mais sustentável e livre de crueldade à criação industrial, o processo ainda depende do soro fetal bovino (FBS) como um suplemento de crescimento rico em proteínas para culturas de células animais.
 
FBS, que custa cerca de £ 300 a £ 700 por litro, é derivado do sangue de fetos de bezerros depois que suas mães grávidas são abatidas pela indústria de carne ou laticínios. Portanto, a carne cultivada em laboratório continua sendo um subproduto das práticas agrícolas poluentes, assim como a carne normal.
 
"O soro fetal bovino custa quantias significativas de dinheiro e a vida dos animais", disse o cientista Andrew Pelling, que desenvolveu o Bife Ouroboros com a designer industrial Grace Knight e o artista e pesquisador Orkan Telhan.
 
"Embora algumas empresas de carne cultivada em laboratório afirmem ter resolvido esse problema, até onde sabemos, nenhum estudo científico independente e revisado por pares validou essas afirmações", continuou Pelling.
 
kitcarne2
As células humanas são alimentadas com soro de doações de sangue expiradas
 
"Como a indústria de carne cultivada em laboratório está se desenvolvendo rapidamente, é importante desenvolver projetos que exponham algumas de suas restrições subjacentes para ver além do exagero."
 
O Bife de Ouroboros, batizado em homenagem ao antigo símbolo da cobra que se alimenta da própria cauda, ​​elimina a necessidade de outros animais ao utilizar exclusivamente sangue e células humanas. A versão em exibição no Design Museum de Londres foi feita com culturas de células humanas, que podem ser adquiridas para fins de pesquisa e desenvolvimento na American Tissue Culture Collection (ATCC). Eles foram alimentados com soro humano derivado de doações de sangue expiradas que, de outra forma, seriam descartadas ou incineradas. 
 
 
Bifes do tamanho de amuse-bouche são preservados em resina e colocados em um prato completo com um jogo americano e talheres como um aceno irônico para a cultura americana. Como parte do kit DIY, a equipe prevê os usuários coletando células do interior de sua própria bochecha usando um cotonete e depositando-as em suportes pré-crescidos feitos de micélio de cogumelo. Por cerca de três meses, eles são armazenados em um ambiente aquecido como um forno de baixa temperatura e alimentados com soro humano até que o bife esteja totalmente crescido.
 
“Sangue humano expirado é um resíduo no sistema médico e é mais barato e sustentável do que o FBS, mas culturalmente menos aceito. As pessoas pensam que comer a si mesmo é canibalismo, o que tecnicamente não é”, disse Knight.
 
"Nosso projeto é científica e economicamente viável, mas também irônico em muitos aspectos", acrescentou Telhan.
 
“Não estamos promovendo 'comer a nós mesmos' como uma solução realista que irá consertar as necessidades de proteína dos humanos. Em vez disso, fazemos uma pergunta: quais seriam os sacrifícios que precisamos fazer para continuar consumindo carne no ritmo que estamos? No futuro, quem será capaz de comprar carne animal e quem não terá outra opção a não ser cultivar a própria carne? "
 
kitcarne3
 
Embora nenhuma carne cultivada em laboratório tenha até agora aprovado para venda em qualquer parte do mundo, o mercado está estimado em US $ 206 milhões e deve crescer para US $ 572 milhões até 2025, em grande parte devido às crescentes preocupações ambientais e éticas sobre a massa Criação de gado para consumo humano. Entre as empresas que esperam levar ao mercado carne cultivada está a Aleph Farms, que afirma ter sido a primeira empresa a fazer um bife cultivado em laboratório. Outros se concentraram em substituir totalmente a carne, com Novameat criando um bife impresso em 3D a partir de proteínas vegetais.
 
Fonte: https://www.dezeen.com/