A edição de genes pode tornar os mosquitos inférteis, reduzindo a propagação da doença

mosquigene1a23/08/2021 - Mosquitos espalham vírus que causam doenças potencialmente mortais como Zika, dengue e febre amarela. Nova pesquisa financiada pelo Exército dos EUA usa edição de genes para tornar certos mosquitos machos inférteis e retardar a propagação dessas doenças. Pesquisadores do Instituto de Biotecnologias Colaborativas do Exército e da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara usaram uma ferramenta de edição de genes conhecida como CRISPR-Cas9 para atingir um gene específico ligado à fertilidade em mosquitos machos.

CRISPR-Cas9 é uma ferramenta de edição de genoma que está criando um burburinho no mundo da ciência, de acordo com yourgenome.org. É "mais rápido, mais barato e mais preciso do que as técnicas anteriores de edição de DNA e tem uma ampla gama de aplicações potenciais".

Os pesquisadores fizeram experimentos com os mosquitos Aedes aegypti, encontrados em regiões tropicais, subtropicais e temperadas em todo o mundo. O estudo, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, descobriu como uma mutação pode suprimir a fertilidade de mosquitos fêmeas.

"Este é mais um exemplo importante e empolgante de como as ferramentas de biologia sintética estão demonstrando utilidade incomparável", disse o Dr. James Burgess, gerente de programa do ICB do Comando de Desenvolvimento de Capacidades de Combate do Exército dos EUA, agora conhecido como DEVCOM, Laboratório de Pesquisa do Exército. "Neste caso, é um aumento de precisão da motosserra para um bisturi levando ao resultado bioquímico correto que poderia reduzir substancialmente a população de um mosquito muito infeccioso".

Para gerenciar as populações, os cientistas usam uma prática de controle de vetores chamada técnica de insetos estéreis, na qual eles criam muitos insetos machos estéreis e, em seguida, liberam esses machos em números que superam seus homólogos selvagens. As fêmeas que se acasalam com machos estéreis antes de encontrar um fértil são tornadas inférteis, diminuindo assim o tamanho da próxima geração. Repetir essa técnica várias vezes tem o potencial de destruir a população porque cada geração é menor que a anterior; liberar um número semelhante de machos estéreis tem um efeito mais forte ao longo do tempo.

A técnica do inseto estéril é eficaz no manejo de várias pragas agrícolas, incluindo a mosca-das-frutas do Mediterrâneo, uma praga agrícola na Califórnia. Também foi tentado com mosquitos Aedes aegypti, mas com sucesso limitado. No passado, os cientistas usavam produtos químicos ou radiação para esterilizar o Aedes aegypti masculino, mas os produtos químicos ou a radiação afetavam a saúde dos mosquitos a tal ponto que eles tinham menos sucesso no acasalamento com as fêmeas, o que prejudica a eficácia da técnica do inseto estéril. A equipe de pesquisa queria identificar uma abordagem mais direcionada com menos danos colaterais, alterando um gene em mosquitos que causava especificamente a esterilidade masculina sem afetar a saúde dos insetos.

"Quando o CRISPR/Cas9 foi lançado há vários anos, ele apenas ofereceu novas oportunidades para fazer coisas que você não podia fazer antes", disse o Dr. Craig Montell, distinto professor da UC Santa Barbara. "Então, parecia a hora certa para começarmos a trabalhar no Aedes aegypti."