CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DroneGun Tactical: arma gigante anti-drone é aprovada pela Anatel ! E sete armas anti drone usada pelos militares pelo mundo

antidron127/07/2021, por Luiz Schmidt - Arma dispara sinal que força drones pousarem. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) homologou na última quinta-feira (22), uma arma anti-drone que emite sinal capaz de forçar drones a pousarem, ou se afastarem. A DroneGun Tactical foi desenvolvida pela empresa australiana DroneShield e já pode ser utilizada em território nacional. A DroneGun Tactical é uma arma gigante, que parece ter saído diretamente de algum filme de ficção cientifica, além de lembrar uma versão aumentada da Plasma Cutter, do clássico jogo de horror espacial Dead Space.

Apesar da comparação, a arma não dispara laser e sim sinais em 5 diferentes tipos de radiofrequência que interferem nas ações do drone. Em caso de perda de comunicação com o operador, o drone é programado para fazer um pouso seguro. Segundo a DroneShield, o equipamento consegue atingir drones em até 2.5km de distância, sendo capaz de afastar uma grande variedade de modelos. A arma também possui autonomia de 2 horas, sem necessidade de recarga. A DroneGun Tactical não foi desenvolvida apenas para afastar drones que realizam filmagens não autorizadas, mas também para impedir a ação de drones carregando cargas perigosas, como explosivos.

antidron2

A empresa brasileira Pirâmide Tecnologias, foi quem solicitou a homologação para a Anatel. Ela trabalha diretamente com venda de equipamentos de segurança público e já forneceu designadores laser para a Polícia Federal do Rio de Janeiro. Até o momento não há informações sobre a chegada do equipamento em território nacional e também se a Pirâmide Tecnologias irá comercializar a DroneGun Tactical. Entretanto, a aprovação da Anatel é um forte indício de que a arma anti-drone, logo chegará em território nacional.

 Leia também - 8 formas de hackear seu cérebro

7 armas anti-drone usadas pelos militares e pela aplicação da lei em todo o mundo

 antidron3

12/03/20219 - Drones podem ser usados ​​para algumas atividades muito nefastas. Por esta razão, os exércitos e a aplicação da lei precisam de meios eficazes para combatê-los. Os drones são, francamente, incríveis. Mas existem alguns maus atores que poderiam usá-los para atividades nefastas. Por essas razões, muitas empresas ao redor do mundo, incluindo gigantes da engenharia como Boeing e Lockheed Martin, estão produzindo armas antidrones para combater as ameaças potenciais que os drones podem oferecer.

O que é uma arma anti drone?

Veículos Aéreos Não Tripulados (C-UAV), ou anti-drone, armas e canhões são qualquer uma de uma série de contramedidas projetadas para destruir ou imobilizar um drone alvo. Eles podem vir na forma de armas portáteis semelhantes a armas de projéteis tradicionais, a dispositivos de maior escala de artilharia e até mísseis inteligentes. nEles foram projetados principalmente para proteger contra violações de segurança de drones que estão sendo usados ​​para atividades maliciosas ou nefastas. Os drones militares, por exemplo, podem ser usados ​​para entregar cargas a alvos em potencial, enquanto os drones também podem ser usados ​​para entregar contrabando a prisioneiros.

Como funciona a arma de drone?

O funcionamento das armas anti-drone depende inteiramente do sistema em questão. De todos os sistemas disponíveis, eles se enquadram em várias categorias:

Eles destroem fisicamente o drone usando um projétil como um míssil.

Eles usam feixes de alta energia para interromper ou destruir drones completamente.

Eles interrompem os sistemas do drone (como GPS, R/C, etc).

Eles podem capturar fisicamente os drones em voo usando coisas como redes.

É possível comprar armas anti-drone online?

Você certamente pode. De bazucas anti-drone a armas portáteis anti-drone, existem alguns sistemas disponíveis para compra online agora. Mas certifique-se de fazer alguma diligência antes de comprá-los. Por exemplo, verifique se eles não são proibidos pelas leis do país antes de gastar seu dinheiro suado.

Quais são alguns exemplos de armas anti-drone?

Então, sem mais delongas, aqui estão 7 exemplos de armas anti-drone de todo o mundo.

 

1. Estes "Canhões de Frequência Bastille" parecem armas de brinquedo

antidron4

Embora a foto acima possa parecer photoshop, estes são realmente soldados reais com armas anti-drone reais. Apelidado de "Bastille Frequency Guns" no Reddit, o Droneshield DroneGun Tactical (à direita), é uma fantástica arma anti-drone. O soldado à esquerda parece estar empunhando um Droneshield DroneGun Mk111. nAmbos os modelos funcionam interrompendo a conexão entre o drone e os controles do piloto a uma distância de até 2,5 km. "O DroneGun Tactical fornece uma contramedida segura contra uma ampla gama de modelos de drones. Ele permite o gerenciamento controlado da carga útil do drone, como explosivos, sem danos aos modelos comuns de drones ou ao ambiente ao redor, devido aos drones geralmente responderem por meio de um pouso controlado verticalmente no local ou retornar ao ponto de partida (ajudando a rastrear o operador)." - Escudo de drone.

2. O ATHENA da Lockheed Martin é foda

antidron5

Desenvolvido pela Lockheed Martin, o sistema Advanced Test High Energy Asset (ATHENA) é uma arma anti-drone como nenhuma outra. Projetado para eliminar drones de nível militar, esse sistema provavelmente seria exagerado para UAVs comerciais. Ele funciona literalmente explodindo drones no céu usando um laser gigante. Os sistemas atualmente sendo testados com os EUA Army Space e Missle Defense command são versões de 30 quilowatts. O ATHENA também pode derrubar mísseis, veículos e pequenos barcos. Há planos para escalar o sistema até 120 quilowatts no futuro.

3. O SkyWall 100 é basicamente uma bazuca anti-drone

antidron6

O SkyWall 100 é um kit fantástico. Eles são efetivamente bazucas de lançamento de rede que podem derrubar drones a até 100 metros de distância. Cada unidade pesa cerca de 22 libras (10 kg) e é projetada para ser disparada do ombro. Eles usam ar comprimido para lançar suas redes especialmente projetadas com bastante precisão. A unidade incorpora sistemas de algoritmos preditivos para ajudar o operador a travar e acertar o drone alvo com facilidade. Uma vez que a rede tenha envolvido com sucesso o drone alvo, ela implanta um pequeno paraquedas para trazer o alvo com segurança ao solo para captura.

Leia também - A maior usina de energia solar flutuante do mundo já está funcionando na China

4. Confira o ELI-4030 Drone Guard

antidron7

O ELI-4030 Drone Guard, desenvolvido pela ELTA Systems, é mais uma solução de alta tecnologia para as potenciais ameaças de segurança oferecidas pelos drones. Equipado com um Phased Array de Varredura Eletrônica Ativa (AESA), COMINT/Jammer combinado e controle remoto e interferência de GPS/GLONASS, este sistema é capaz de eliminar uma variedade de drones e outros UAVs. "O Drone Guard da ELTA é uma solução C-UAS multissensor multicamada comprovada operacionalmente desenvolvida para o mercado militar e de segurança interna. De nível militar e robusto para todos os tipos de ambientes, o Drone Guard é uma solução modular pronta para uso que cobre todos os aspectos do UAS contra-ameaçador." - IAI.

5. DroneDefender parece algo saído de um jogo de computador

antidron8

O DroneDefender é mais um exemplo de arma anti-drone de energia direta. Originalmente desenvolvido pela Battelle, o sistema foi adquirido pela Dedrone a partir de 2019. A arma funciona interrompendo o sistema de controle remoto do drone e o GPS forçando-o a pousar automaticamente. Ele pesa cerca de 15 libras (7 kg) e tem energia suficiente para funcionar continuamente por 2 horas ou mais. A arma ainda não está comercialmente disponível e não é autorizada pela Comissão Federal de Comunicações.

6. HELMD é a solução definitiva para drones problemáticos

antidron9

Desenvolvido pela Boeing, seu Demonstrador Móvel a Laser de Alta Energia (HELMD) leva o armamento anti-drone à sua conclusão lógica; "Raios da morte anti-drone." Utilizando lasers de alta energia, o sistema é tão grande que precisa ser montado na traseira de um caminhão. Ele pode ser controlado usando um controle do Xbox e é capaz de derrubar drones em qualquer condição climática. A tecnologia não foi desenvolvida principalmente como um sistema de contra-drones e é capaz de lidar com projéteis como mísseis e outras ameaças aéreas.

Leia também - Internet via radio é boa? Conheça vantagens e desvantagens da conexão

7. Conheça o SAVAGE - Um míssil anti-drone inteligente

antidron10

E por último, mas não menos importante, este míssil anti-UAV terra-ar e ar-ar pode ser a coisa mais legal que você já viu hoje. Dispensando a noção de simplesmente interromper os sistemas de UAVs, esta arma está empenhada em destruí-los completamente no ar. Desenvolvido pela SmartRounds Inc., o SAVAGE (Smart Anti-Vehicle Aerial Guided Engagement) é uma nova classe revolucionária de projéteis inteligentes "dispare e esqueça" projetados para uso por agências governamentais de segurança e militares. Uma vez lançados, os mini-foguetes viajam a 350 mph (563 km/h) e são guiados ao seu alvo usando detecção de objetos de visão computacional e rastreamento de alvos, uma forma de inteligência artificial IA.

Fonte: Tecnoblog
https://interestingengineering.com/