CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Tecnologia C-Face "vê" as expressões das pessoas, mesmo através de máscaras

cface114/10/2020 - Com as pessoas usando máscaras a maior parte do tempo agora, pode ser difícil dizer qual é a expressão no rosto de alguém. Um novo sistema pode fazer isso, porém, utilizando câmeras montadas em seus fones de ouvido. Conhecido como C-Face, a configuração experimental foi desenvolvida por uma equipe da Cornell University liderada por Asst. Prof. Cheng Zhang. Ele incorpora duas câmeras RGB em miniatura conectadas a computador, que são posicionadas abaixo das orelhas do sujeito em um conjunto de fones de ouvido de terceiros.

Ao analisar imagens dos contornos em mudança das bochechas da pessoa (que as câmeras filmam na parte de trás), o sistema é capaz de determinar a posição atual de 42 de seus principais pontos de características faciais. Esses dados, por sua vez, são usados ​​para determinar a forma atual da boca, olhos e sobrancelhas – essas formas combinadas compõem sua expressão geral, que o sistema indica exibindo um dos oito emojis correspondentes na tela do computador. Em testes realizados em nove voluntários, a nova tecnologia foi usada juntamente com uma configuração de última geração existente que rastreia a posição dos pontos de referência faciais. Este último faz isso utilizando câmeras frontais que capturam imagens de todo o rosto desmascarado.

Leia também - Cientistas indianos ganham autorização para tentar ressurreição de humanos

Comparado a esse sistema, o C-Face apresentou uma margem de erro inferior a 0,8 mm. Além disso, os emojis exibidos refletiam a expressão real da pessoa com uma taxa de precisão de mais de 88%. Esse número deve aumentar à medida que o sistema for desenvolvido. No futuro, o C-Face também pode ser usado para aplicativos como o controle silencioso e sem as mãos de computadores em configurações silenciosas, como bibliotecas, com os usuários colocando expressões específicas para comandos específicos.

Fonte: Universidade de Cornell