Como a tecnologia pode nos permitir ver e manipular memórias

memoeuro125/08/2021, por Joshua Sariñana - Optogenética e imagens avançadas ajudaram os neurocientistas a entender como as memórias se formam e possibilitaram manipulá-las. Existem 86 bilhões de neurônios no cérebro humano, cada um com milhares de conexões, dando origem a centenas de trilhões de sinapses. As sinapses – os pontos de conexão entre os neurônios – armazenam memórias. O número esmagador de neurônios e sinapses em nossos cérebros torna a localização precisa de uma memória específica um desafio científico formidável.

Descobrir como as memórias se formam pode nos ajudar a aprender mais sobre nós mesmos e manter nossa acuidade mental intacta. A memória ajuda a moldar nossas identidades, e o comprometimento da memória pode indicar um distúrbio cerebral. A doença de Alzheimer rouba as memórias dos indivíduos ao destruir as sinapses; o vício sequestra os centros de aprendizado e memória do cérebro; e algumas condições de saúde mental, como a depressão, estão associadas ao comprometimento da memória. De muitas maneiras, a neurociência revelou a natureza das memórias, mas também derrubou a própria noção do que são memórias. As cinco perguntas abaixo falam sobre o quanto aprendemos e quais mistérios permanecem.

Podemos ver memórias no cérebro?

Os neurocientistas observaram o esboço básico das memórias no cérebro por décadas. No entanto, só recentemente eles puderam ver a representação física duradoura de uma memória, que é chamada de engrama de memória. Um engrama é armazenado dentro de uma rede de neurônios conectados, e os neurônios que contêm o engrama podem brilhar para que sejam visíveis através de microscópios especiais. Hoje, os neurocientistas podem manipular engramas de memória ativando artificialmente suas redes subjacentes e inserindo novas informações. Essas técnicas também estão esclarecendo como os diferentes tipos de memória funcionam e onde cada um é registrado no cérebro.

A memória autobiográfica episódica lida com o que aconteceu, onde e quando. Baseia-se no hipocampo, uma estrutura em forma de cavalo-marinho. As memórias processuais, apoiadas pelos gânglios da base, permitem-nos recordar como realizar comportamentos habituais como andar de bicicleta. Esta região funciona mal naqueles com vício. Nossa capacidade de recordar fatos, como capitais de estado, é graças à memória semântica, que é armazenada no córtex.

Que ferramentas nos permitem ver memórias?

No final do século 19, microscópios de mesa tornaram possível identificar neurônios individuais, permitindo aos cientistas desenhar representações incrivelmente detalhadas do cérebro. Em meados do século 20, poderosos microscópios eletrônicos podiam mostrar estruturas sinápticas com apenas dezenas de nanômetros de largura (aproximadamente a largura de uma partícula de vírus). Na virada do século 21, neurocientistas usaram microscópios de dois fótons para observar a formação de sinapses em tempo real enquanto os ratos aprendiam.

Avanços incríveis na genética também possibilitaram a troca de genes dentro e fora do cérebro para vinculá-los à função da memória. Os cientistas usaram vírus para inserir uma proteína fluorescente verde encontrada em águas-vivas no cérebro de camundongos, fazendo com que os neurônios se iluminem durante o aprendizado. Eles também usaram uma proteína de algas chamada channelrodopsina (ChR2) para ativar artificialmente os neurônios. A proteína é sensível à luz azul, então, quando inserida nos neurônios, os neurônios podem ser ligados e desligados com um laser azul – uma técnica conhecida como optogenética. Com essa tecnologia, que foi pioneira por pesquisadores de Stanford há quase duas décadas, neurocientistas podem ativar artificialmente células de engramas de memória em animais de laboratório.

Novas técnicas também possibilitam estudar como os impulsos nervosos traduzem informações externas para nossos mundos internos. Para observar esse processo no cérebro, os neurocientistas usam minúsculos eletrodos para registrar os impulsos, que duram apenas alguns milissegundos. Ferramentas analíticas, como algoritmos de decodificação neural, podem eliminar ruídos para revelar padrões que indicam um centro de memória no cérebro. Os kits de software de código aberto permitem que mais laboratórios de neurociência conduzam essas pesquisas.

O que essas ferramentas nos dizem sobre como as memórias são criadas e armazenadas?

Como os neurônios se tornam parte de um engrama de memória permaneceu um mistério até recentemente. Quando os neurocientistas olharam mais de perto, ficaram surpresos ao ver que os neurônios competem uns com os outros para armazenar memórias. Ao inserir genes no cérebro para aumentar ou diminuir a excitabilidade dos neurônios, os pesquisadores descobriram que os neurônios mais excitados da área se tornarão parte do engrama. Esses neurônios também inibirão ativamente seus vizinhos de se tornarem parte de outro engrama por um curto período de tempo. Essa competição provavelmente ajuda a formar memórias e mostra que onde as memórias são alocadas no cérebro não é aleatória.