CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Brinquedos de IA do futuro podem ser mais inteligentes que os pais, mas muito menos protetores

briqueinteli107/11/2021 - A ideia de um brinquedo de criança ouvindo uma família 24 horas por dia, 7 dias por semana, é inquietante. Embora os brinquedos inteligentes possam ser ferramentas educacionais úteis para crianças, eles também representam riscos de privacidade que os fabricantes de brinquedos e especialistas em privacidade ainda estão aprendendo a equilibrar. Brinquedos inteligentes feitos com inteligência artificial, como recursos de aprendizado de máquina, podem coletar diferentes formas de dados de crianças.

Se um brinquedo habilitado para IA está personalizando as aulas com base na rapidez com que seu filho aprende formas, ou uma boneca está aprendendo o sabor de sorvete favorito do seu filho, os especialistas em brinquedos esperam que mais desses brinquedos sejam introduzidos nos próximos anos, mesmo que os primeiros erros e os altos preços de venda limitaram o interesse do consumidor até o momento.

“À medida que um brinquedo de IA começa a aprender a criança, isso significa que o brinquedo nos próximos 15 anos será mais inteligente que o pai e reunirá todos esses dados que um dia podem prejudicar a criança”, disse Will.i.am, cantor e compositor. e presidente do comitê de julgamento do Smart Toy Awards do Fórum Econômico Mundial, falando recentemente no Evolve Global Summit da CNBC.

Formas de jogo inteligente

As preocupações com brinquedos de IA variam de acordo com o tipo de brinquedo e os recursos que ele possui em termos de coleta de dados. Em geral, os brinquedos inteligentes aprendem com as crianças e proporcionam uma experiência de jogo adaptável e responsiva. No entanto, existem duas categorias principais de brinquedos inteligentes que se encaixam nessa estrutura. Primeiro, companheiros inteligentes, que aprendem e interagem com a criança durante as atividades. Em segundo lugar, brinquedos programáveis ​​projetados com aprendizado de máquina que se movem e executam tarefas para ensinar habilidades educacionais às crianças.

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Um exemplo disso é o ROYBI Robot, que cria aulas personalizadas para ensinar às crianças assuntos educacionais como ciências, idiomas e matemática. Possui câmera e microfone para detectar reações faciais e emocionais das crianças, mas todas as informações coletadas são controladas por meio da conta de um dos pais ou responsável. Embora o ROYBI Robot seja um brinquedo inteligente que lida com a coleta de dados de forma ética e responsável, de acordo com Seth Bergeson, pesquisador de inteligência artificial e aprendizado de máquina do Fórum Econômico Mundial, existem outros brinquedos inteligentes que arriscaram a privacidade pessoal e de dados.

Histórias de brinquedos de advertência

Entre 2014 e 2017, uma empresa de brinquedos chamada Genesis Toys vendeu My Friend Cayla comercializada como uma boneca interativa que podia ouvir e responder às crianças. O problema: estava gravando suas conversas com crianças, bem como conversas com pais, irmãos e qualquer outra pessoa ao redor da boneca, disse Bergeson, e capaz de compartilhar os dados com empresas terceirizadas.

“Este é um exemplo realmente problemático e um conto de advertência para um brinquedo”, disse Bergeson. “Houve várias queixas da FTC [Federal Trade Commission] arquivadas nos EUA. A nação da Alemanha baniu completamente o brinquedo e o chamou de dispositivo de espionagem oculto e ordenou que as famílias destruíssem o brinquedo se o tivessem em casa.”

Outro exemplo, mais conhecido nos EUA por sua reação à privacidade: Hello Barbie da Mattel. Semelhante ao My Friend Cayla, Hello Barbie foi projetado para conversar com as crianças, obter informações sobre elas e criar um perfil da criança para desenvolver conversas melhores no futuro. Por exemplo, se uma criança contou à Hello Barbie sobre seu sabor de sorvete favorito ou os esportes que pratica, então a Barbie criou uma persona da criança.

“Existem graves consequências em torno das leis de proteção à criança”, disse Stephanie Wissink, analista sênior de pesquisa e diretora administrativa da prática do consumidor da Jefferies. “Quando você começa a criar um perfil tecnológico de uma criança, está cruzando uma linha de privacidade.” A Hello Barbie da Mattel foi lançada em 2015, embora as preocupações tenham precedido o lançamento, mas foi recebida com uma campanha de mídia social intitulada "#HellnoBarbie" para demonstrar a oposição do consumidor à boneca. Hello Barbie não é mais fabricado, mas pode ser encontrado usado no eBay. A Mattel não respondeu a um pedido de comentário da CNBC.

Crianças e leis de privacidade

Existem regras nos Estados Unidos para proteger a privacidade pessoal de uma criança no que se refere aos dados da Internet. A Lei de Proteção à Privacidade Online das Crianças (COPPA) protege crianças de 13 anos ou menos e suas informações pessoais na Internet de serem tomadas sem a aprovação expressa dos pais, de acordo com a Federal Trade Commission.

“O objetivo da COPPA é controlar sistemas e limitar e restringir a tentativa de coletar dados sobre crianças”, disse Alan Butler, diretor executivo do Electronic Privacy Information Center (EPIC), um centro de pesquisa de interesse público focado em questões de privacidade.

A EPIC, juntamente com outras partes, apresentou uma reclamação à FTC em 2016 sobre a Genesis Toys e suas bonecas My Friend Cayla, juntamente com outro produto, os robôs inteligentes iQue. A EPIC disse que esses brinquedos coletam, usam e divulgam gravações de vozes de crianças sem o consentimento dos pais, o que é uma violação direta da COPPA, de acordo com o relatório de denúncia apresentado. Um ano após o relatório, esses brinquedos ainda estavam disponíveis na Amazon, mas foram removidos de outros varejistas como Walmart, Target e Toys “R” Us. Agora, nenhum desses brinquedos é vendido em qualquer varejista dos EUA, exceto em mercados de brinquedos usados ​​como o eBay. De acordo com Ailo Ravna, consultor sênior de políticas do Conselho de Consumidores da Noruega, não está claro se a Genesis Toys está operacional hoje. Ravna disse que as bonecas My Friend Cayla e os robôs iQue não parecem ser vendidos na Europa e o site da empresa não é atualizado há anos.

“Para qualquer novo dispositivo que chega ao mercado, se não estiver em conformidade com a COPPA, estará infringindo a lei”, disse Butler. “Há muitos brinquedos no mercado e é preciso garantir que todos estejam em conformidade com a COPPA.” Não há revisão de pré-autorização de brinquedos antes que eles cheguem ao mercado, e pode ficar mais difícil quando os brinquedos são fabricados fora dos EUA, de acordo com Butler, que acrescentou que, embora a FTC seja bastante agressiva na aplicação da COPPA, é preciso haver um melhor sistema de regulação dos brinquedos e identificação de problemas antes de serem disponibilizados para venda.

Preços altos e demanda variável

O preço pode ser um impedimento maior para a aceitação de brinquedos inteligentes pelos consumidores do que questões de privacidade, por enquanto. A maioria dos brinquedos vendidos aos consumidores tem um preço tão baixo quanto US$ 10 a US$ 15, de acordo com Wissink, e a integração da inteligência artificial pode aumentar o custo dos brinquedos para US$ 60 a US$ 75, o que é muito caro para muitos pais. Até que os brinquedos inteligentes se tornem mais acessíveis, a prevalência desses brinquedos permanecerá relativamente baixa, disse ela. A demanda do mercado por brinquedos inteligentes tem sido baixa.

Entre maio de 2020 e maio de 2021, o mercado de brinquedos inteligentes programáveis, especificamente, representou 0,1% de toda a indústria de brinquedos, de acordo com Juli Lennett, consultora da indústria de brinquedos dos EUA no NPD Group, e as vendas foram aproximadamente metade do período do ano anterior . Houve picos de vendas quando um brinquedo específico atingiu, como em 2018, quando a Anki, uma startup de robótica e inteligência artificial, estava vendendo um brinquedo popular chamado Cozmo, semelhante ao ROYBI Robot, projetado para usar recursos programáveis ​​para melhorar o aprendizado.

De acordo com o NPD, a Anki tinha US$ 24 milhões em vendas anuais da Cozmo, mas Lennett disse que a empresa faliu em 2019, potencialmente devido aos altos custos de fabricação.

A Cozmo foi adquirida pela Digital Dream Labs, onde está em processo de ser relançada nos próximos meses, como uma companhia inteligente com inteligência artificial, de acordo com Matthew Eversole, diretor de marketing da Digital Dream Labs.

“A demanda dos clientes por esses dispositivos ainda é alta hoje”, disse Eversole.

Lennett é mais cauteloso com a demanda.

“De vez em quando, você vê algo chegar ao mercado e causar algumas tendências malucas, e um brinquedo pode durar no mercado por dois ou três anos em média e depois desaparecer”, disse ela.

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Futuro da IA ​​no mundo infantil

“Os pais tendem a gostar do simples. Se é algo que realmente não aumenta o valor do brinquedo e aumenta o custo, então não será bem-sucedido”, disse Gerrick Johnson, analista de pesquisa de ações da BMO Capital Markets que acompanha empresas de brinquedos como Mattel, Hasbro, que venderam um dróide R2-D2 inteligente e depois o descontinuou, e a Funko, que atualmente não vende nenhum brinquedo inteligente.

Mas o sucesso dos brinquedos de IA, como outros avanços tecnológicos, pode ser inevitável nos próximos anos.

“Não acho que nenhum de nós tenha dúvidas de que o mundo em que essas crianças viverão será um mundo aprimorado pela inteligência artificial”, disse Richard Gottlieb, CEO da Global Toy Experts, uma empresa de consultoria da indústria de brinquedos. .

Gottlieb disse que a introdução de brinquedos de IA é semelhante a quando as crianças foram apresentadas aos livros. Os livros são agora formas vitais de alfabetização e educação, mas os pais estavam inicialmente preocupados com o acesso a informações não censuradas.

“A inteligência artificial é extremamente importante para a sociedade, gostemos ou não”, disse Gottlieb. "Será progressivamente mais importante jogar."

Fonte: https://www.cnbc.com/