CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Estudo: Deficiência de vitamina D ligada a COVID grave

defivita102/08/2022 - Pessoas com deficiência de vitamina D são mais propensas a ter um caso grave ou crítico de COVID-19, de acordo com um novo estudo publicado na revista PLOS ONE. O estudo é baseado em dados das duas primeiras ondas de coronavírus de Israel antes que as vacinas estivessem amplamente disponíveis. Os cientistas enfatizaram que os suplementos vitamínicos não substituem as vacinas, mas podem ajudar nos níveis de imunidade.

“Achamos notável e impressionante ver a diferença nas chances de se tornar um paciente grave quando você está com falta de vitamina D em comparação com quando não está”, Amiel Dror, MD, principal autor do estudo e médico da Galilee Medical Center, ao The Times of Israel. Embora o estudo tenha sido realizado antes da variante Omicron, disse ele, o coronavírus não mudou o suficiente para negar a eficácia da vitamina D.

“O que estamos vendo quando a vitamina D ajuda as pessoas com infecções por COVID é resultado de sua eficácia em fortalecer o sistema imunológico para lidar com patógenos virais que atacam o sistema respiratório”, disse ele. “Isso é tão relevante para a Omicron quanto para as variantes anteriores.”

A equipe de pesquisa analisou os níveis de vitamina D de mais de 250 pacientes hospitalizados no Galilee Medical Center com teste positivo para COVID-19 entre abril de 2020 e fevereiro de 2021. Os níveis de vitamina D foram baseados em testes realizados antes da hospitalização como parte do exame de sangue de rotina ou por deficiência de vitamina D, variando de 14 a 730 dias antes do teste PCR positivo.

Leia também - Robô gigante estilo ‘Avatar’ dá primeiros passos na Coreia do Sul

Pacientes com deficiência de vitamina D tiveram 14 vezes mais chances de ter um caso grave ou crítico de COVID-19. Além disso, a taxa de mortalidade para aqueles com níveis insuficientes de vitamina D foi de 25,6%, em comparação com 2,3% entre aqueles com níveis adequados. As diferenças ainda se aplicaram depois que os pesquisadores controlaram a idade, o sexo e o histórico de doenças crônicas dos pacientes.

Autoridades de saúde de vários países recomendaram suplementos de vitamina D durante a pandemia, mesmo quando os dados eram escassos, informou o The Times of Israel. Estudos recentes apontaram para as ligações entre deficiência de vitamina D, COVID-19 grave e hospitalização, embora os pesquisadores se perguntassem se o coronavírus causou a deficiência em primeiro lugar.

Para responder a essa pergunta, Dror e colegas analisaram mais de perto os dados entre os pacientes israelenses para obter uma imagem melhor de seus níveis de vitamina D antes da infecção por COVID-19.

“Verificamos uma série de prazos e descobrimos que, onde quer que você olhe nos 2 anos anteriores à infecção, a correlação entre a vitamina D e a gravidade da doença é extremamente forte”, disse Dror ao The Times of Israel. “Enfatiza o valor de todos tomarem um suplemento de vitamina D durante a pandemia, que, consumido em quantidades sensatas de acordo com os conselhos oficiais, não tem nenhuma desvantagem”.

Fonte: https://www.webmd.com/