CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Quando a tecnologia de comunicações será implantada em humanos?

implanmente23/01/2019 - À medida que a ciência e a tecnologia crescem, crescem também as possibilidades de como nós, humanos, funcionamos uns com os outros. Por exemplo, há apenas duas décadas era quase impossível enviar a um amigo uma foto de onde você estava esperando por ele em tempo real. Os telefones Flip eventualmente adquiriram a tecnologia da câmera para tornar isso possível, e os smartphones avançaram ainda mais nessa capacidade. À medida que essas tecnologias avançam, elas geralmente ficam menores e mais eficientes.

Em termos de tecnologia inteligente, vimos o mesmo tipo de crescimento acontecer. Isso leva muitas pessoas a fazer uma pergunta muito grande. Quando a tecnologia de comunicação será implantada em humanos? Ouça este relatório de rádio Question Your World produzido pelo Science Museum of Virginia para saber mais.

Muitas pessoas agora têm smartphones e relógios para coisas como comunicações, planejamento diário e até monitoramento da saúde. Essa tecnologia em rápido crescimento também levantou a questão de quanto tempo antes de termos dispositivos inteligentes implantados em nossos corpos. Algumas pessoas estão prontas para isso hoje, enquanto muitos pensam que essa não é uma maneira ética de usarmos a ciência e a tecnologia. Nossas capacidades tecnológicas muitas vezes superam nossa tomada de decisão ética coletiva. Independentemente disso, por enquanto ainda estamos muito longe de ser uma opção de prateleira para os compradores, mas os cientistas têm explorado esse tópico para uma infinidade de aplicações diferentes.

No passado, os cientistas trabalharam em dispositivos de implante para monitorar aspectos específicos da saúde, chips para rastreamento (como o que seus animais de estimação já podem ter) ou conectar alguém a funções de suas casas. Alguns deles estão facilmente disponíveis todos os dias, como chips de monitoramento de animais de estimação, enquanto tecnologias como conectividade doméstica ainda estão em estágios muito experimentais. No entanto, recentemente, os cientistas têm trabalhado em um implante para ajudar algumas pessoas a se comunicarem com seus entes queridos e obter acesso à internet simplesmente através de suas mentes... mais ou menos.

Leia também - Curare

Três indivíduos, todos paralisados ​​do pescoço para baixo devido a lesões na medula espinhal, receberam implantes em seu córtex motor, a parte do cérebro associada ao planejamento, controle e execução de movimentos voluntários. Este implante em particular possui um dispositivo de dente azul embutido para permitir que ele se conecte a um tablet inteligente. Notavelmente, esse implante é capaz de pegar os pensamentos desses indivíduos e traduzi-los em texto ou funções no tablet como se estivessem usando as mãos.

Embora esta seja uma cirurgia muito invasiva, os resultados são bastante incríveis, considerando que isso agora permite que esses indivíduos tenham a chance de enviar mensagens de texto, e-mail, navegar na Internet, fazer compras on-line e muito mais. Os cientistas também observaram que esses indivíduos eram capazes de fazer até 20 cliques por minuto e digitar até 30 caracteres por minuto e, acima de tudo, os três usuários ficaram mais felizes sabendo que podiam usar o tablet.

Talvez a parte mais legal de tudo isso, é que os tablets estavam fora da tecnologia de prateleira sem nenhuma alteração feita neles. O implante, é claro, não está disponível e ainda está em teste, mas este é um ótimo sinal para indivíduos que sofreram acidentes ou passaram por doenças físicas que lhes custam a capacidade de funcionar e se comunicar com outras pessoas. Se os testes continuarem e se mostrarem uma opção viável para outros, seria um divisor de águas para muitos indivíduos que estão em situações semelhantes às dos três participantes deste estudo.

Fonte: https://vpm.org/