CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Pintura gerada por IA vence a competição de Belas Artes da feira estadual

pinturaIA1"Estamos assistir a morte da arte se desenvolver diante de nossos olhos." AI Win - Alguém entrou na competição de belas artes da Colorado State Fair com uma pintura gerada por IA - e ganhou o primeiro prêmio, segundo a Vice, irritando artistas em todos os lugares. A obra de arte, intitulada "Théâtre D'opéra Spatial", retrata uma cena inspirada em ficção científica de uma performance de ópera. Mas Jason Allen, que enviou a arte, usou o gerador de imagens de IA Midjourney para criá-la. O incidente mostra o quão longe a tecnologia chegou, reacendendo o espinhoso debate em torno da definição de arte e o que torna um artista. Morte da Arte - Compreensivelmente, os artistas humanos não ficaram muito entusiasmados com a perspectiva de uma obra de arte gerada por IA ganhar um prêmio. “Sim, isso é uma merda”, o artista Genel Jumalon twittou em resposta.

"Estamos vendo a morte da arte se desenrolar diante de nossos olhos", disse outro usuário. "Se os trabalhos criativos não estiverem a salvo das máquinas, mesmo os trabalhos altamente qualificados correm o risco de se tornarem obsoletos. O que teremos então? "

Allen, por sua vez, argumentou no Midjourney's Discord que esses artistas estavam "desacreditando o elemento humano", de acordo com Vice. Na verdade, ele descreveu em um post antes de ser anunciado como o vencedor como ele passou por um processo meticuloso de "muitas semanas" para criar um "prompt especial" que faria a IA gerar a imagem.

Leia também - Empresas produtoras transgênicos podem pedir isenção do monitoramento pós-liberação comercial

Arte do show

O debate em torno do uso de geradores de imagens de IA para substituir o trabalho de artistas humanos realmente pegou fogo, com Charlie Warzel, do The Atlantic, recentemente recebendo críticas por usar uma arte gerada no Midjourney para um boletim informativo.

“A tecnologia é cada vez mais empregada para fazer trabalhos temporários e tornar os bilionários mais ricos, e muito disso não parece beneficiar o público o suficiente”, disse o cartunista Matt Borrs a Warzel em resposta. "A arte da IA ​​faz parte disso."

Fonte: https://futurism.com/