CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Os seres humanos têm feromônios?

sereshum101/02/2023 - Há muito se sabe que insetos, como o bicho-da-seda macho que usa o feromônio Bombykol, atraem parceiros por meio de feromônios. Passando para o camelo corcunda, também conhecido como camelo árabe e dromedário, de todas as suas adaptações, a mais grosseira é provavelmente a propensão do dromedário macho a explodir uma parte de seu palato mole com ar a ponto de se projetar até um pé fora de sua boca - como um sinal para as senhoras de que ele está com vontade de trotar.

Com sacos grandes e repugnantes saindo de suas bocas, os dromedários machos iniciam o namoro. Usando sua saliva para fazer um som gorgolejante baixo que resulta em espuma na boca, eles também marcam seu território esfregando seus pescoços (onde têm glândulas de votação que produzem uma gosma marrom e fétida) em qualquer lugar que podem, e até fazem xixi por conta própria. caudas para atrair uma dama com os “feromônios de atração feminina” de sua urina.

Falando em chuva de ouro, parecendo atração de feromônios, seguindo em frente, as girafas fêmeas também gostam de fazer o mesmo para fazer com que os machos parem de atacar uns aos outros e passem a atacar eles. (Curiosidade, 75% a 94% dos amantes de girafas machos são com outras girafas machos em vez de fêmeas.) Se a fêmea estiver particularmente interessada em um certo macho, quase sempre o macho com o pescoço mais longo, ela pode até persegui-lo , esfregando o pescoço contra ele para tentar fazer com que ele esfregue o traseiro dela para que ela possa fazer xixi na boca dele. Nesses casos, ela raramente se fará de difícil e geralmente o deixará montar rapidamente se a urina dela for do seu agrado. Uma vez que a fêmea fica parada por tempo suficiente para permitir que o macho, novamente geralmente aquele com o pescoço mais longo, monte, o coito é extremamente breve, durando apenas alguns segundos no máximo, mais uma vez provando que não é o tamanho do pescoço, mas como você o usa.

Isso tudo nos leva a supostos feromônios humanos. Infelizmente para os fabricantes de poções do amor, não há nenhuma prova científica de que os humanos tenham a mesma capacidade, embora este ponto seja muito debatido, especialmente porque é relativamente prevalente em muitas outras criaturas, às vezes não apenas para fins de acasalamento, mas para outros fins ilícitos. comportamentos. Nesta nota, isso não significa que não temos tais feromônios, apenas que nunca houve nenhuma prova 100% conclusiva de que temos. Na verdade, muitos pesquisadores acreditam que existem feromônios humanos que afetam positivamente o humor de um parceiro em potencial, mas a molécula exata ou moléculas responsáveis ​​não foram localizadas. Para entender melhor o assunto, vamos explorar os feromônios e como nossos corpos respondem, bem como o que os pêlos pubianos, axilares e faciais têm a ver com tudo isso.

Leia também - Como limpar seu Computador

Para começar, como você define um feromônio? Essa definição ainda é tema de debate acalorado. A definição mais amplamente aceita, originalmente escrita pelos criadores do termo, Peter Karlson e Martin Luscher, em 1959 em seu artigo Feromônios: um novo termo para uma classe de substâncias biologicamente ativas, é “substâncias que são secretadas para o exterior por um indivíduo e recebidas por um segundo indivíduo da mesma espécie, no qual provocam uma reação específica”.

Se sua definição é tão ampla, parece que os humanos liberam feromônios; existem inúmeros estudos mostrando que certos odores, juntamente com a música e alguns tipos de iluminação, podem alterar o humor e a estimulação fisiológica. E, de fato, como veremos em breve ao discutir pêlos púbicos, axilares e faciais, há algumas evidências de que esses odores também nos ajudam a determinar inconscientemente com quem podemos ser mais adequados para acasalar para produzir a prole mais saudável.

Mas primeiro, quanto à pergunta: o cheiro de uma pessoa pode afetar o humor de outras pessoas? A resposta é absolutamente, sim. Mas, quanto à pergunta mais pertinente, existe uma molécula que os humanos liberam que pode influenciar especificamente a endocrinologia humana para o desejo luxurioso ilícito? Essa resposta é muito mais evasiva.

Os seres humanos produzem vários compostos diferentes em nossa urina, fezes, respiração, órgãos genitais, saliva e glândulas dentro da pele. Os defensores da ideia de que os humanos realmente têm feromônios geralmente suspeitam que as glândulas da pele sejam a fonte desses compostos. Na verdade, existem três tipos de glândulas da pele - apócrinas, écrinas e sebáceas, e todas elas podem produzir compostos que podem se tornar odoríferos e sentidos pelo nariz, seios da face, cavidade oral e pulmões.

Quanto ao primeiro desta lista, as glândulas apócrinas são encontradas em suas axilas, mamilos, canais auditivos, narinas e algumas partes de sua genitália. Eles produzem intermitentemente suor contendo colesterol, triglicerídeos, ácidos graxos e outros lipídios. Essas moléculas são geralmente inodoras até que as bactérias em sua pele comecem a quebrá-las. A puberdade é quando as glândulas apócrinas normalmente se tornam ativas e liberam secreções durante os momentos em que você sente ansiedade, medo, dor ou excitação sexual.

A principal função das glândulas sudoríparas écrinas é controlar a temperatura do seu corpo através do suor. Esse suor contém principalmente eletrólitos como sódio e cálcio. Pode conter quantidades menores de magnésio, fosfato, sulfato e algumas proteínas envolvidas com o sistema imunológico (imunoglobulinas e interleucinas). O suor também é geralmente inodoro, exceto em certos casos, como quando você come alho.

Neste breve aparte, isso tem a ver com o fato de que alguns desses compostos sulfúricos no alho são metabolizados, eventualmente entrando na corrente sanguínea. Descobriu-se que o principal culpado pelo mau cheiro aqui é o sulfeto de alil metil, que é passado para o sangue durante o processo digestivo. Uma vez no sangue, ele eventualmente sai do corpo por meio de várias excreções corporais, o que inclui ser exalado pelos poros e também passado para o ar que enche os pulmões. Então, conforme você respira, o ar entra em seus pulmões e é contaminado pelo sulfeto de alil metil; isso, por sua vez, faz com que seu hálito continue cheirando mal, mesmo que você tenha limpado a boca. Além disso, isso também será expelido de seus poros. Isso acaba fazendo com que todo o seu corpo cheire, não apenas sua respiração. Ao excretar esse sulfeto, você essencialmente está usando um perfume fedorento. Esse efeito dura o tempo que leva para o seu corpo se livrar dos compostos sulfúricos fedorentos, que podem durar de algumas horas a até um dia depois de comer o alho.

Voltando aos feromônios, as glândulas sebáceas são encontradas em quase todo o corpo, exceto nas palmas das mãos e nas solas dos pés. Eles produzem sebo contendo triglicerídeos, ceras, esqualeno e ácidos graxos. O objetivo principal do sebo é lubrificar o cabelo e a pele. Também pode ter propriedades antibacterianas e diz-se que tem um odor agradável até que várias bactérias se envolvam. Como as glândulas apócrinas, as glândulas sebáceas tornam-se ativas durante a puberdade e, quando ficam obstruídas, produzem as espinhas que os adolescentes exibem com desdém em todos os lugares.

A questão então é: alguma dessas três glândulas, ou suas moléculas subsequentes, afetam o sexo oposto de uma forma atraente?

As moléculas que a maioria dos pesquisadores parece observar ao estudar feromônios são esteróides, como Androstadienone, Estratetaenal, Androstanol e Androstenone. Todas as três glândulas sudoríparas podem, de alguma forma, afetar ou ser afetadas por esteróides.

Por que os pesquisadores se concentram neles em sua busca por feromônios humanos? Os esteroides se enquadram no conceito de hormônio secretado externamente; eles são um dos compostos ligados ao comportamento reprodutivo; eles estão comumente presentes no suor das axilas, embora também sejam encontrados na saliva, urina e sêmen; os homens tendem a ter concentrações mais altas do que as mulheres, e as mulheres são mais sensíveis a eles do que os homens; muitos humanos demonstraram ser capazes de distinguir a diferença entre suor masculino e feminino, com as diferenças na concentração de esteróides sendo propostas como uma possível razão; e, finalmente, um esteróide (androstanol) parece não ter função conhecida em humanos.

Quanto à forma como os humanos detectam feromônios, se eles existem, o órgão envolvido aqui é o órgão vomeronasal, ou de Jacobson (VNO). Esse pequeno detector de libido é o que dá aos animais a capacidade de se comunicar por meio de feromônios. Muitos fabricantes de perfumes, e aqueles que acreditam piamente na comunicação do feromônio humano, apontam que os humanos têm esse órgão na base do septo nasal. Eles também tendem a dizer que, quando estimulados, eles se comunicam com o hipotálamo. Essa parte do cérebro é responsável por muitos dos processos autônomos envolvidos no sistema nervoso, inclusive afetando potencialmente o humor.

Infelizmente para os defensores dessa ideia, o VNO parece não funcionar em humanos. Após uma etapa específica do desenvolvimento fetal, que prevê a secreção de hormônios sexuais pela hipófise anterior, as conexões neurais do VNO desaparecem. Na verdade, os genes responsáveis por criar os canais iônicos que permitem a comunicação entre o cérebro e o VNO não são funcionais em humanos. O cérebro adulto não tem como detectar a informação mesmo que houvesse uma conexão na forma de um bulbo olfativo acessório.

No entanto, inúmeros estudos tentaram provar que a comunicação de feromônios ocorre em humanos. Voltando às axilas e pelos pubianos e a possível conexão entre eles, como acontece com muitas coisas na natureza, a principal teoria de por que ainda temos pelos pubianos e nas axilas é aumentar as chances de ter sorte. Isso talvez seja apoiado pelo fato de que, ao contrário do cabelo no topo da cabeça, axilas, pêlos púbicos espessos e pêlos faciais potencialmente tendem a aparecer durante a puberdade, mais ou menos na mesma época em que suas glândulas sudoríparas apócrinas se tornam ativas e começam a secretar uma substância oleosa. substância contendo uma variedade de proteínas e similares. Essas glândulas apócrinas estão, entre alguns outros lugares, concentradas em suas axilas e órgãos genitais, ao contrário de seu outro tipo principal de glândula sudorípara, as glândulas écrinas, que são distribuídas muito bem por todo o corpo. Os pelos púbicos e nas axilas também geralmente começam a diminuir significativamente começando por volta dos cinquenta anos, talvez outro indicador de que se trata de encontrar um parceiro compatível.

Mais especificamente, é teorizado por alguns que o cabelo existe com o propósito de ficar encharcado em potentes feromônios que atraem parceiros. Essa secreção inicialmente inodora se transforma em um cheiro almiscarado depois que vários micróbios a atacam; um parceiro em potencial sente o cheiro e seu corpo o usa como um indicador de que você está pronto para fazer a besta com duas costas.

Além disso, seja detectado conscientemente ou não, cada indivíduo exala um cheiro ligeiramente diferente graças a algo conhecido como Complexo Principal de Histocompatibilidade (MHC). Estudos, como aquele em que mulheres cheiram as axilas de camisetas usadas anteriormente por vários homens que, por sua vez, não usavam desodorante ou algo semelhante, mostraram que pessoas com MHC diferente se sentem mais atraídas umas pelas outras (e, de fato, muitas vezes ficam excitadas ao sentir o cheiro de tal pessoa). Embora a pesquisa ainda não seja totalmente conclusiva, há até mesmo algumas evidências de que, quando esses dois com MHC tão diferentes fazem um bebê, eles podem esperar uma taxa de aborto abaixo da média. Acredita-se também que uma maior diversidade genética resulta em descendentes menos suscetíveis a doenças, ambos sugerindo um benefício evolutivo para controlar o que seu nariz está dizendo ao seu cérebro sobre uma pessoa com base em secreções apócrinas.

Assim, a teoria diz que, como o cabelo remove naturalmente essas secreções da pele, ele permite uma melhor ventilação e um cheiro mais proeminente do que você conseguiria sem ele.

Acrescentar mais combustível ao fogo são as taxas de crescimento da barba e dos pelos pubianos e quando atingem o pico. Embora se fosse para fins de aquecimento, você pensaria que o inverno veria as maiores taxas de crescimento nessas áreas, na verdade, é o oposto - estudos mostram que o verão é o rei aqui e o inverno é o mais baixo.

Isso realmente faz sentido quando você olha para os mecanismos subjacentes por trás do crescimento dos pelos da barba e sua conexão hipotética com o acasalamento.

Especificamente, no estudo Seasonal Changes in Human Hair Growth, publicado em 1991, analisando um grupo de homens britânicos de 18 a 39 anos, ele rastreia o crescimento e as atividades da barba por 18 meses. Aliás, os pesquisadores também confirmaram o que outros também mostraram - que o cabelo do couro cabeludo, usado mais para fins de aquecimento, por exemplo, tem uma quantidade máxima de cabelo no anogen (fase de crescimento) no inverno, por volta de fevereiro/março em aproximadamente 90%. , então caindo constantemente de lá até setembro, em seguida, subindo de volta. Eles também mediram diretamente cerca de 60 cabelos perdidos por dia do couro cabeludo no pico da fase telógena (no verão) e cerca de metade dessa taxa durante o inverno.

Quanto às barbas, isso é quase exatamente o oposto. Eles observaram que a taxa de crescimento dos pelos da barba realmente atingiu o pico em junho e julho e atingiu o nível mais baixo em janeiro e fevereiro. Não é uma diferença sutil, o pico da taxa de crescimento nos meses de verão foi 38% mais rápido do que nos meses de menor taxa de crescimento de janeiro e fevereiro.

Dado que outros estudos mostraram que a contagem de espermatozoides, o volume do sêmen e a mobilidade do esperma também atingem o pico no verão para muitos homens, e os pelos pubianos também mais ou menos parecem acompanhar os cronogramas do ciclo dos pelos da barba, mais uma vez, a hipótese é que os pelos pubianos permaneceram em humanos (junto com os pelos das axilas) para ajudar a atrair o sexo oposto por meio de certos feromônios.

Além disso, as barbas também foram conectadas ao acasalamento por meio de um número surpreendente de estudos que analisam a conexão com barbas e atratividade. Sobre isso, os estudos mostram de forma bastante consistente que, embora haja exceções, é claro, as mulheres em massa acham os homens com barba por fazer e barba curta os mais atraentes. No entanto, há outro elemento que pode favorecer homens com barbas longas e cheias em termos de desejo real de acasalar com o referido homem. Por exemplo, no estudo de 2013 O papel dos pelos faciais na percepção das mulheres sobre a atratividade, saúde, masculinidade e habilidades parentais dos homens, os pesquisadores descobriram que, embora a maioria das mulheres perceba homens com barbas longas e grossas como mais masculinos do que homens com barbas bem aparadas ou barbeados, quando as mulheres estão mais férteis em seu ciclo, suas avaliações da masculinidade de homens com barbas cheias aumentaram ainda mais. Além disso, as mulheres no estudo também classificaram consistentemente homens com barbas longas e cheias como mais propensos a serem pais melhores e mais maduros socialmente. Como os pesquisadores resumem suas pesquisas, isso “sugere que um nível intermediário de barba é mais atraente, enquanto homens com barba cheia podem ser vistos como pais melhores que podem proteger e investir na prole”.

Além disso, este e outros estudos também mostraram que as mulheres classificam consistentemente os homens barbudos de todos os níveis como mais saudáveis do que seus compatriotas carecas. Assim, tudo se combina para potencialmente dar um benefício para o crescimento mais rápido da barba nos momentos em que a contagem e a motilidade do esperma masculino são mais altas - os meses mais quentes, quando historicamente os recursos para a produção de bebês estão no auge.

Em uma nota relacionada, muitos estudos mostram que a química do corpo muda de dentro à medida que envelhecemos, produzindo um determinado perfume. Alguns podem descrevê-lo como mofado. Alguns podem chamá-lo obsoleto. Talvez um pouco medicinal. Seja qual for o caso, um estudo de pesquisa recente feito por Johan Lundström, do Monell Chemical Senses Center, publicado na PLOS ONE, testou os odores das axilas de adultos de meia-idade e idosos. O resultado? Homens de meia-idade cheiram pior, de acordo com os entrevistados. As boas notícias? O vovô era considerado o segundo melhor e, na verdade, tinha um cheiro agradável. As mulheres de meia-idade ficaram no topo da lista dos odores corporais mais agradáveis.

O estudo foi realizado colocando absorventes no forro das axilas das camisas. As camisas foram usadas por voluntários de várias idades durante cinco noites consecutivas enquanto dormiam. Para que outros cheiros não se infiltrassem quando as camisas não estivessem sendo usadas, elas eram guardadas em sacos plásticos lacrados durante o dia. Os voluntários também foram obrigados a usar sabonetes e xampus sem cheiro durante o experimento e não comer ou se expor a coisas externas com cheiro forte, como perfume ou fumaça de cigarro.

Após os cinco dias, os absorventes foram recolhidos e colocados em potes lacrados, prontos para serem abertos e cheirados por outros voluntários para avaliar o cheiro e ver se as pessoas conseguiam identificar corretamente a idade geral da pessoa que usava o absorvente (jovem, meia-idade e velhice).

Os resultados? Os voluntários foram capazes de identificar corretamente quais absorventes eram usados pelos idosos na maior parte do tempo, embora essa fosse a extensão da precisão. Embora eles também tenham detectado uma diferença distinta entre os de meia-idade e os jovens, eles não foram capazes de identificar com precisão qual era qual na maioria dos casos.

Então, o que exatamente está causando essa mudança no cheiro à medida que envelhecemos? Ainda está em debate, mas acredita-se que haja muitos fatores envolvidos. Um fator, segundo o médico Eric Shapira, é a simples desidratação. As pessoas mais velhas tendem a sentir menos sede, o que resulta em maior desidratação e pele seca. Células mortas da pele podem carregar um cheiro de mofo. Além disso, Shapira observa que os idosos observam um declínio na higiene bucal ao longo dos anos devido à escovação menos eficiente. A higiene bucal, é claro, também pode afetar o cheiro.

Leia também - Acupuntura e Reiki agora têm explicação científica

Uma abordagem mais científica a esta questão foi feita por uma equipe de pesquisadores japoneses em 2000. Eles descobriram que a concentração do químico 2-nonenal, que é uma substância odorífera encontrada no suor e na pele, aumentava com a idade, com pessoas na casa dos 70, tendo até três vezes mais do que os indivíduos de meia-idade. Acredita-se que o 2-nonenal extra seja proveniente da quebra dos ácidos graxos ômega-7 mais prevalentes em nossa pele à medida que envelhecemos. (Curiosamente, além de ser talvez um dos principais culpados pelo cheiro de um indivíduo idoso, o 2-nonenal também é um componente-chave no cheiro da cerveja.)

O ambiente de vida de uma pessoa idosa também é considerado um fator. Quantos de nós conhecemos um parente que guarda, ou guarda, tudo de anos passados? Brenda Thompson, da Tri-Country Home Nursing, diz: “Todos aqueles livros e papéis velhos, roupas de cama e roupas velhas - todos eles abrigam poeira e umidade e exalam um odor de mofo que pode permear toda a casa. Se você se mudou para aquela casa em 1945, esses livros podem estar lá por 60 anos. Também vi cortinas que estão lá há tanto tempo.

Aqui está outra coisa estranha sobre a mudança de como cheiramos à medida que envelhecemos: à medida que envelhecemos, perto dos 80 anos, os homens tendem a cheirar cada vez mais como as mulheres, com essa mudança considerada por alguns como sendo hormonal, embora exatamente o que está acontecendo ainda não está perfeitamente claro.

Voltando aos feromônios em potencial, mais uma vez, apesar de uma série de estudos sobre nossa capacidade de farejar coisas uns sobre os outros, desde a compatibilidade genética potencial até se somos velhos ou jovens, bem como o papel potencial de certos pelos pós-púberes em nosso corpo pode ajudar nisso e o acasalamento, encontrar provas definitivas de que tudo isso tem a ver com nossa atração sexual um pelo outro, tem sido difícil até agora. Mas adicionar mais lenha ao fogo potencial é que também existem estudos que mostram que pessoas com níveis mais altos de hormônios específicos são mais atraentes do que outras, MAS, mais uma vez, nenhum mostrou definitivamente causa e efeito específicos.

O que a ciência diz que tornará alguém mais atraente? Estudos sugerem que corredores de longa distância têm uma vantagem. Possivelmente devido a ter níveis de testosterona mais altos do que a pessoa média. A simetria facial também tem se mostrado importante. Muito provavelmente porque sinaliza aos parceiros em potencial que o indivíduo tem bons genes. O comprimento do dedo, especificamente o dedo anelar, porque foi demonstrado que está relacionado aos níveis de testosterona dentro do útero. Assim, aqueles com dedos anelares mais longos tendem a ter maior contagem de esperma, maior fertilidade e melhor saúde cardiovascular e, curiosamente, rostos mais simétricos. (Também é interessante notar que a proporção entre o tamanho dos dedos nos homens, em vez do comprimento total, está fortemente correlacionada com o tamanho do pênis, como veremos nos fatos extras daqui a pouco.) Por fim, a forma do corpo e a maneira específica de cheirar foram mostrados como fatores que contribuem para a atratividade.

No final, os humanos podem liberar moléculas que afetam o humor do sexo oposto. Felizmente para os fabricantes de velas e para as vendas de álbuns de Barry White, nenhuma molécula conhecida foi definitivamente encontrada para induzir um comportamento sexualmente voraz. Mas não se preocupe, já que tomar banho antes de um encontro é sempre uma boa ideia, e muitos de nós raspamos nossas partes impertinentes pelo menos até certo ponto, você provavelmente lavará qualquer molécula sexual de qualquer maneira e terá que simplesmente confiar em seu charme e apelo físico, ou para alguns dos homens entre nós, o tamanho de sua... conta bancária. Com homens bem-sucedidos dessa maneira, geralmente se mostram mais atraentes até certo ponto para muitas mulheres, embora estudos hilariantes mostrem fatores como altura, ou melhor, neste caso, no sentido diminuto, pode superar fortemente a capacidade de ser um provedor fenomenal em como as mulheres atraentes classificam os homens. Então… desculpe baixinhos… Talvez apenas fique em forma fenomenal, deixe crescer a barba, balance essa personalidade e desenvolva um grande senso de humor.

Fonte: https://www.todayifoundout.com