CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Além da Carne e do Silício: A Ascensão dos Sacerdotes Robôs na Era da Inteligência Artificial

padrerobo12023 - À medida que a inteligência artificial se expande para diversos setores, observamos a inserção de robôs e programas de IA em novos domínios, incluindo práticas religiosas. No Japão, testes foram conduzidos com o Mindar, um robô humanóide feito de alumínio e silicone, que desempenha funções sacerdotais em um templo budista em Kyoto, representando a deusa budista da misericórdia.

O desenvolvimento do Mindar teve início em 2019 por uma equipe japonesa de robótica, em colaboração com o templo Kodai-ji, implicando um custo de quase 1 milhão de dólares. Uma pesquisa recente realizada pela Escola de Negócios Booth da Universidade de Chicago analisa a interação entre sacerdotes-robôs e fiéis, com foco no caso do robô japonês. O estudo revela que, embora as máquinas possam desempenhar eficientemente várias atividades, ainda enfrentam desafios em termos de credibilidade.

padrerobo2

"Sacerdotes-robôs, como o Mindar, apresentam-se como espetáculos, utilizando telas, vídeos e efeitos sonoros envolventes. Durante seus sermões, o robô faz contato visual com a audiência enquanto mantém as mãos juntas em posição de oração, atraindo a atenção dos visitantes para os cultos. No entanto, mesmo com esses recursos especiais, permanece a dúvida sobre a capacidade dos padres-robôs de verdadeiramente inspirar o comprometimento das pessoas com sua fé e as instituições religiosas", explicou Joshua Conrad Jackson, autor principal do estudo, em um artigo no site Scientific American.

padrerobo3

A pesquisa indica que os robôs podem desempenhar tarefas como pregar sermões e redigir discursos políticos, mas ainda carecem de uma compreensão real das crenças que estão transmitindo. O artigo, publicado neste mês na revista Journal of Experimental Psychology: General, associada à American Psychological Association, também revela que, ao consultar fiéis, muitos deles confiam mais nos monges humanos que atuam no templo do que no robô Mindar. Os pesquisadores destacam que tais descobertas sinalizam os limites da automação e ressaltam a importância de não nos concentrarmos exclusivamente na avaliação da capacidade das máquinas, pois isso pode obscurecer as áreas em que os robôs têm baixo desempenho devido à falta de confiabilidade.

REFERENCIAS: YOUTUBE

                       UOL

                      WIKIPÉDIA

                      ÉPOCA NEGÓCIOS