CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Bebês 100% criados em laboratório em CINCO ANOS: pesquisadores japoneses estão prestes a criar óvulos e espermatozóides humanos que podem ser cultivados em um útero falso

bebelab topo25/05/2023 - Criar bebês humanos do zero em um laboratório pode ser possível em apenas cinco anos, graças a uma nova descoberta. Pesquisadores no Japão estão prestes a criar óvulos e espermatozoides humanos no laboratório ...

a partir do zero, que então se desenvolveriam em um útero artificial. O professor Katsuhiko Hayashi, um cientista japonês da Universidade de Kyushu que já descobriu o processo em camundongos, acredita que faltam apenas cinco anos para replicar os resultados em humanos. Mas há preocupações éticas, pois significa que mulheres de qualquer idade podem ter filhos. Os pais também podem querer projetar seus filhos para ter certas características usando ferramentas de edição de genes, dando lugar à noção de uma suposta criança perfeita.

Hayashi e sua equipe criaram recentemente sete camundongos com dois pais biológicos masculinos, usando células da pele de um camundongo macho para formar um óvulo viável e depois fertilizá-lo. A capacidade de produzir espermatozoides e óvulos humanos personalizados em laboratório é chamada de gametogênese in vitro (IVG).

Funciona retirando células do sangue ou da pele de uma pessoa e reprogramando-as para se tornarem células-tronco pluripotentes induzidas (células iPS). Em teoria, essas células podem se transformar em qualquer célula do corpo, incluindo óvulos e espermatozoides. Eles poderiam então ser usados para fazer embriões e implantados no útero das mulheres. Os cientistas conseguiram produzir óvulos e espermatozoides humanos muito básicos dessa maneira, mas ainda não conseguiram produzir embriões.

Hayashi imaginou que levaria cinco anos para produzir células semelhantes a óvulos de humanos, com outros 10 a 20 anos de testes antes que os médicos sintam que o processo é seguro para uso em clínicas.

bebelab1
O professor Katsuhiko Hayashi, da Universidade de Kyushu (foto), um cientista japonês que já descobriu como fazer IVG em camundongos, imaginou que levaria cinco anos para produzir células semelhantes a óvulos de humanos

O professor da Universidade de Stanford, Henry Greely, disse ao Freethink que estima que os pesquisadores precisarão de mais cinco a dez anos para chegar a uma prova de conceito confiável, mais uma década ou duas para testes de segurança. Jeanne Loring, pesquisadora do Scripps Research Institute, disse que o IVG na reprodução humana disse ao The New York Times em 2017: 'Eu não ficaria surpreso se fossem cinco anos e não ficaria surpreso se fossem 25 anos. '

Isso significaria que os cientistas poderiam gerar esperma e óvulos para pessoas inférteis a partir de uma de suas células sanguíneas, por exemplo. Cerca de um em cada 10 casais nos EUA luta para conceber - e alguns deles são casais do mesmo sexo ou pais solteiros esperançosos que dependem de esperma ou óvulos doados, fertilização in vitro e, em alguns casos, substitutos. Mas ainda existem muitas questões éticas, legais e de segurança em torno do IVG.

Alguns especialistas em ética temem que fechar a porta para a infertilidade possa rapidamente abrir as comportas para bebês projetados, eugenia e empecilhos legais que nossa sociedade pode estar despreparada para resolver.

Isso poderia permitir que as pessoas roubassem o DNA de outras pessoas usando uma mecha de cabelo e fizessem bebês sem o consentimento delas. Em 2016, pesquisadores japoneses criaram células-tronco usando camundongos de oito semanas, escolhendo aquelas que haviam perdido um cromossomo Y por algum motivo. Os cientistas então manipularam as células de forma a copiar o cromossomo X restante e criar uma célula com dois genes X - o que normalmente seria considerado uma célula feminina.

"O maior truque disso é a duplicação do cromossomo X", disse o Dr. Hayashi. Eles transformaram essas células em óvulos e usaram esperma de camundongos machos para fertilizá-los em laboratório. O processo levou ao nascimento de mais de meia dúzia de camundongos saudáveis. Hayashi disse ao New Scientist que acredita que a porta agora está aberta para crianças nascidas de dois pais.

O objetivo é replicar esse mesmo processo com células humanas. “Puramente em termos de tecnologia, será possível [em humanos] mesmo em 10 anos”, disse ele ao The Guardian.

“Não sei se estarão disponíveis para reprodução. 'Essa não é uma questão apenas para o programa científico, mas também para [a sociedade]'.

Fonte: https://www.dailymail.co.uk