CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Construção em tempo recorde: Prédio é erguido em menos de 30 horas na China

controchina topo05/09/2023, por Simone Tagliani - Uma empreiteira chinesa alcançou a notável façanha de realizar uma construção em tempo recorde, erguendo um prédio de dez andares em apenas 28 horas e 45 minutos. Claro que podemos fazer um comparativo com a nossa realidade, cuja situação se contrasta com a demora da maioria das obras realizadas no Brasil. Na China, ...

o uso de tecnologia avançada de sistemas de construção pré-fabricados foi o que permitiu essa construção rápida e eficiente. Esse método envolve a utilização de unidades modulares autônomas produzidas antecipadamente e montadas como peças de um grande quebra-cabeça. Saiba mais neste texto do Engenharia 360! Como a empreiteira chinesa conseguiu realizar a construção em tempo recorde do prédio?

controchina1

controchina2

controchina3

A empreiteira chinesa do Grupo Broad realizou essa construção na cidade de Changsha em tempo recorde - foram 240 metros de complexo em 19 dias - usando materiais pré-fabricados. As paredes de concreto foram conectadas uma a uma, semelhante a encaixar peças de Lego. A empresa ainda utilizou guindastes para içar as peças pré-fabricadas e, em seguida, completar o acabamento, incluindo fiação e revestimentos. A velocidade de construção é possível devido ao planejamento detalhado, uso de maquinário eficiente e realização de etapas complementares em paralelo.

controchina4

controchina5

controchina6

A instalação de módulos pré-fabricados no local das construções é algo relativamente simples e eficiente. Os módulos têm um tamanho padrão, semelhante a contêineres, o que facilita o transporte e a montagem. A instalação envolve apertar parafusos para conectar os módulos, além de conectar água e eletricidade.

controchina7

controchina8

controchina9

A flexibilidade do sistema permite até mesmo a modificação da posição e quantidade de paredes, portas, janelas e varandas após a conclusão da construção. O resultado final é um prédio construído de maneira extremamente rápida. Essa técnica não é exclusiva da China, sendo utilizada em diversos lugares, inclusive no Brasil, principalmente em obras industriais, comerciais e galpões.

controchina10

controchina11

Fonte: https://engenharia360.com