CURIOSIDADES

O maravilhoso e inacreditavel trabalho do artista Michael Zajkov

boenin topoMichael Zajkov é um artista russo formado na Universidade Estadual de Kuban. Ele começou criando algumas esculturas para uma escola de pós-graduação, mas até então os seus trabalhos não eram muito divulgados, até ele expor as suas obras em uma amostra chamada “Bonecas Artísticas” no ano de 2013, em Moscou. Depois da exposição, o seu nome e seus trabalhos finalmente vieram a tona e fizeram sucesso pelo mundo inteiro.

O russo virou sensação na internet e já tem mais de 100 mil fãs, resultado do compartilhamento de seus trabalhos: bonecas com altura equivalentes a de crianças pintadas à mão. Feitas em 13 partes com um tipo especial de massa de modelar, olhos de vidro e perucas francesas, os bonecos de Michael Zajkov são meticulosamente esculpidos à mão e não estão disponíveis para encomenda, apenas para colecionadores.

boenin9

boenin10

Apesar de só ter feito sua primeira boneca em 2010, Michael alcançou o sucesso postando fotos e vídeos de sua produção na internet. Há também imagens das cabeças e membros soltos. Em entrevista, Michal econta que sua inspiração vem das bonecas hiperrealistas feitas por artistas como Laura Scattolini, da Itália, e Anne Mitrani da França. Já as roupas tem como referência a moda do início do século XX.

“Meus bonecos são feitos de um modo mais realista do que é habitual”, contou ele ao portal, acrescentando que muitas pessoas veem seus quadros como algo assustador e se diverte ao ver a reação das que pessoas que admiram seu trabalho pela primeira vez.

Um Desenho

bonein1

Tudo começa com um desenho, que servirá de modelo para a boneca. O objetivo é criar a expressão facial mais realista possível e graças a isso « dar vida » aos seus personagens. Em seguida ele cria a estrutura do corpo da boneca: o tronco e os membros. No total, ele cria uma boneca com 12 peças independentes, para que ela seja capaz de fazer a maior quantidade possível de « poses » para as fotos, para que as fotos sejam as mais realistas possível. Mas nessa etapa do trabalho, as bonecas ainda têm cara de boneca, dá bem pra ver que é de mentira.

bonein2

Seu ateliê tem um quê de filme de terror, pois ele bota cada uma das partes do corpo das bonecas no forno, pra « assar » e solidificar o material.

bonein3

Ele dá uma atenção toda especial à cabeça, pois é a parte mais trabalhosa e difícil, justamente por ser a parte que mais contribui para o realismo final das bonecas. Mas ainda assim, por enquanto, a boneca ainda parece com qualquer Barbie comprada nas Lojas Americanas. De qualquer forma não deixa de ser fascinante ver como ele vai fabricando o rosto da boneca, a partir de um papel alumínio. Para fazer o molde, ele usa um tipo de argila sintética, fácil de ser modelada e pintada em seguida. É por isso que ele tem que colocar no forno depois, pra solidificar bem essa argila sintética.

bonein4

A cada pincelada, ele cria um detalhe a mais do rosto. O talento do artista vai tomando forma, vai ficando cada vez mais visível. Os cabelos são feitos em « mohair », que é um tipo de lã de cabra, feita na França..

bonein5

Até as mãos das bonecas são super realistas. A tal ponto que a gente poderia jurar que são mãos de verdade. Só que elas na verdade são feitas com fios, argila e tinta!

bonein6

Em seguida o artista coloca os cabelos, os olhos, os cílios e as sombrancelhas; e nessa hora o rosto começa a ficar realista. Parece até uma menininha em miniatura! Os olhos são de vidro, feitos à mão, na Alemanha.

bonein7

Michael Zajkov tira de letra a parte da montagem da boneca. As roupas e os sapatos também são feitos artesanalmente. O estilo das roupas é um estilo meio « início do século » com roupas feitas apenas de seda, de linho e de bordados. Já os sapatos são feitos de couro.

boenin8

Enfim as bonecas estão prontas e o resultado é simplesmente IMPRESSIONANTE! Elas são tão realistas que qualquer um poderia jurar que foram meninas de verdade que posaram para estas fotos.

Fonte: http://oglobo.globo.com/
           http://oscriativos.com/
           http://www.naoacredito.com.br/