CURIOSIDADES

Papakolea Beach, a praia de areia verde

areiaverde12016 - O Havaí é famoso no mundo inteiro pela beleza de suas praias e por ser um local adorado por 100 entre 100 surfistas no mundo. Mas, além de beleza, a ilha americana também abriga praias exóticas. Uma dessas praias é a Papakolea Beach, conhecida como Green Sand Beach (praia de areia verde) ou Mahana Beach. Praia essa localizada perto de South Point (Ka Lae) no distrito de Ka’u. Ela é uma das cinco praias de areia verde do mundo, sendo as outras nas Ilhas Galápagos conhecidas como Talofofo Beach, ...

Guam e Punta Cormorant na Ilha Floreana e Hornindalsvatnet na Noruega. A coloração da areia é resultado da surpreendente erosão, com as ondas do oceano batendo e corroendo as encostas de um cone de cinzas vulcânica de Pu’u Mahana, um vulcão de 49 mil anos de idade no sudoeste de Mauna Loa. A cor incomum de areia verde provém da olivina, uma pedra semipreciosa, também conhecida como “Diamante Havaiano”, polida ao longo do tempo pela ação das ondas e é encontrado principalmente no famoso vulcão Diamond Head, na ilha de Oahu.

areiaverde2

Leia também - 21 caixões tunados que deixarão qualquer funeral divertido

Os cristais de olivina, um silicato contendo ferro e magnésio, se formam em abundância quando a lava vulcânica quente se esfria, e, posteriormente, são levados em fragmentos para dentro do oceano. Como o vulcão está frequentemente em erosão, a areia está sempre verde. A olivina é uma componente mineral comum de lavas havaianas e um dos primeiros cristais que se formam quando o magma arrefece.

areiaverde3

A Olivina é mais densa e mais resistente do que outros cristais de areia e, portanto, tende a se acumular na praia ao passo que a areia vulcânica normal é arrastada para o mar. Embora, de qualquer maneira, esses cristais, eventualmente, ser lavada, a erosão constante do cone de cinzas garante um fornecimento regular de areia. No entanto, isso vai acabar um dia, no futuro próximo, e a praia voltar a ter a areia comum, como qualquer outra.

papakolea, praia, areia verde, surfista, mundo, ilha, erosão, cinzas vulcânicas, diamante, ferro, magnésio, cristais, areia

Fonte: https://generationvoyage.fr/
           https://en.wikipedia.org/