CURIOSIDADES

Especialistas temem que bilionários idosos se tornem imortais, acumulando riqueza para sempre

biliomortal101/04/2023 - "Quanto mais tempo você estiver por perto, mais sua riqueza aumentará." Sejamos claros: a ciência moderna fez muitas coisas incríveis para a saúde humana. Vivemos muito mais do que antes, e a qualidade de vida continua muito melhor, por muito mais tempo, do que em qualquer outro momento da história. Mas há muitas pessoas ricas por aí que não querem apenas viver mais. Eles querem viver para sempre e estão usando seus bolsos fundos para tentar fazer isso acontecer.

Na verdade, a Wired acabou de declarar que a pesquisa antienvelhecimento em 2023 poderia "dar início à maior revolução na medicina desde a descoberta dos antibióticos". Todo esse hype poderia ficar aquém? Claro, e provavelmente será. Mas também é possível que a busca pela imortalidade possa marcar um novo e sombrio ponto de inflexão na história da riqueza.Isso não é apenas porque pode significar que a humanidade simplesmente terá que existir com o brilho do couro cabeludo brilhante de um imortal Jeff Bezos por toda a eternidade, mas porque essa tecnologia pode significar que pessoas como Bezos, cujo dinheiro equivale a muito poder, seriam capaz de continuar acumulando essa riqueza e poder por, bem, para sempre.

“Suponha, por exemplo, que tivéssemos uma espécie de vacina para a pandemia da idade”, disse Christopher Wareham, bioeticista da Universidade de Utrecht que estuda a ética do envelhecimento, ao The Financial Times. "Isso vai potencialmente exacerbar todos os tipos de desigualdades existentes que temos... Quanto mais tempo você estiver por perto, mais sua riqueza aumentará, e quanto mais rico você for, mais influência política você terá." É uma hipótese assustadora, para dizer o mínimo. O tempo, é claro, é a razão central pela qual qualquer coisa realmente muda, incluindo a política. Antigos líderes e sistemas de crenças morrem, novos cidadãos com novas ideias nascem; na postulação distópica de Wareham, ditadores e autocratas, bem como seus doadores, também migrariam para a ainda mítica fonte tecnológica da juventude.

E, visto que nem a riqueza nem o poder, político ou não, são historicamente algo que as pessoas desejam compartilhar, não é exatamente estranho supor que os já ricos fabricantes de uma droga ou dispositivo milagroso possam empregar alguns esforços pesados de controle. (Fascinantemente, o bilionário fundador da SpaceX e esperançoso colonizador de Marte, Elon Musk, se opõe fortemente à tecnologia da imortalidade, alegando que os líderes definitivamente deveriam morrer em algum momento.)

Dito isto, alguns no campo estão lutando com essas questões, pelo menos em princípio. Mehmood Khan, por exemplo, executivo-chefe da Hevolution Foundation, organização sem fins lucrativos de longevidade, disse ao Financial Times que sua organização está financiando apenas produtos que podem ser "democratizados".

"Se isso for um tratamento no valor de um zilhão de dólares para um punhado de pessoas", disse ele à agência, "não tem interesse".

Em outro lugar, o Altos Labs, financiado por Bezos, fundado com a intenção de materializar a "programação de rejuvenescimento celular" para "reverter" doenças e lesões, diz que está comprometido em ajudar o maior número possível de pessoas.

Mas é claro, como qualquer uma dessas organizações ainda precisa decifrar o código da imortalidade, ou mesmo acrescentar vinte anos à vida humana, essas são apenas promessas. Mas qualquer avanço seria um jackpot financeiro em seu próprio rito e, em geral, quando tanto dinheiro - e novamente, tanto poder - está envolvido, as promessas são facilmente quebradas.

De qualquer forma. Vejo você no MetaHeaven, onde sacrificamos nossos dados ao nosso Lord Zucko, que fuma carne, em troca da vida algorítmica eterna. Nosso único feriado é o Prime Day, estabelecido globalmente após a Grande Fusão, e Peter Thiel pode ou não estar em algum lugar na Terra pós-apocalipse usando uma capa, evitando alho e sentado em uma enorme pilha de moedas de ouro em um bunker com Bezos e os Kardashians. Pego você do outro lado da mortalidade!

Fonte: https://futurism.com/