CURIOSIDADES

A Saga Trágica da Bela Adormecida do Everest: A Jornada Épica e o Preço da Coragem

adormecida topoFrancys Arsentiev, também reconhecida como Francys Distefano-Arsentiev, destacou-se como uma alpinista dos Estados Unidos ao conquistar o feito notável de se tornar a primeira mulher americana a atingir o cume do Monte Everest sem utilizar oxigênio suplementar em 1998. Lamentavelmente, durante a descida da montanha, enfrentou um desfecho trágico, sendo posteriormente referida como "A Bela Adormecida do Everest". Em 1998, Francys e seu esposo, Sergei Arsentiev, empreenderam a escalada do Everest em conjunto, alcançando com êxito o pico da montanha. Todavia, no processo de descida, enfrentaram a separação. O guia de Francys, preocupado com sua própria segurança, optou por deixá-la para trás. Outros alpinistas encontraram Francys e tentaram prestar socorro, mas já se encontrava em estado grave de desidratação e hipotermia. Sergei, ao tentar resgatar sua esposa, acabou ficando retido em uma saliência. Embora tenha sido localizado com vida no dia seguinte, Francys havia falecido. Seu corpo permaneceu na montanha, visível aos alpinistas que passavam pelo local durante muitos anos. Somente em 2007, uma equipe de resgate logrou êxito ao recuperar seu corpo e repatriá-lo aos Estados Unidos.

No ano desafiador de 1998, Francys Distefano-Arsentiev, então com 40 anos, não se dedicava profissionalmente ao alpinismo, embora fosse a esposa do renomado montanhista russo Sergei Arsentiev, conhecido por ter alcançado os cumes das cinco montanhas mais elevadas de sua terra natal. Juntos, decidiram empreender a ascensão ao Everest sem recorrer ao uso de oxigênio suplementar. A montanha, famosa por sua dificuldade, não adquiriu essa reputação sem motivo, dada a imprevisibilidade das condições climáticas ao longo da jornada. Durante a escalada, os aventureiros eram constantemente confrontados com a magnitude da tarefa, visto que se deparavam com os corpos de alpinistas que não haviam resistido ao percurso por diversas razões.

adormecida1

O acesso à região é tão desafiador e as condições extremas tornam o resgate das vítimas uma tarefa extraordinariamente complexa, resultando em muitos casos em que elas permanecem no local onde perderam a capacidade de prosseguir. A temperatura e a baixa concentração de oxigênio impedem o processo de decomposição, servindo como um alerta para aqueles que aspiram alcançar o ponto mais alto do planeta. O casal alcançou com sucesso o cume, mas durante a descida, um contratempo trágico os incluiu no número dos falecidos na área. O corpo de Francys foi descoberto por outro par, Ian Woodall e Cathy O'Dowd, que ficaram impactados ao reconhecerem a jaqueta roxa que haviam avistado anteriormente no acampamento-base.

Ian e Cathy aproximaram-se para confirmar a identidade da mulher, recordando suas declarações sobre não ser uma alpinista experiente e sobre sentir saudades de sua casa e filho. Deitada na neve, a condição de Francys era notavelmente diferente, exibindo uma pele pálida e rígida, levando Ian a descrevê-la como uma "belíssima adormecida", expressão que a imprensa adotou amplamente ao relatar o incidente.

adormecida2

Não obstante as circunstâncias, ela ainda persistia viva, murmurando as expressões "não me abandone", "por que estão agindo assim comigo?" e "sou cidadã dos Estados Unidos" de maneira repetitiva, como se tivesse ingressado em um estado automatizado. As condições climáticas deterioravam-se progressivamente, e, lamentavelmente, o casal não teve alternativa senão deixar Francys para trás. A atitude pode parecer autocentrada, entretanto, em uma situação tão extrema, tentar socorrer alguém poderia ser equivalente a assinar sua própria sentença de morte. O corpo do esposo de Francys foi descoberto em outro local, cerca de um ano depois do incidente, provavelmente enquanto tentava buscar auxílio após o falecimento de sua esposa.

A imagem da mulher congelada permaneceu impressa na memória de Ian Woodall; por conseguinte, quase uma década depois, em 2007, ele decidiu garantir um sepultamento digno para Francys. Ele e uma equipe lograram localizar seu corpo e o envolveram na bandeira dos Estados Unidos. Outra providência adotada por eles foi desviar Francys do trajeto habitual dos alpinistas, de modo a permitir que ela repousasse em paz, sem que mais fotos suas surgissem na internet.

adormecida3

REFERENCIAS    MEGA CURIOSO

                          YOUTUBE

                         SEGREDOS DO MUNDO

                         WIKIPÉDIA