CURIOSIDADES

Mitos e Fatos: A Lenda de Gustave, o Crocodilo 'Demônio' da África

gusta12019 - Caçador de hipopótamos e resistente a tiros, o crocodilo do Nilo conhecido como Gustave causa apreensão entre os habitantes do pequeno Burundi, localizado no centro da África. Esse colossal crocodilo do Nilo tem perturbado a população que vive às margens do rio Ruzizi, na região central do Burundi, por várias décadas. Os moradores locais o identificam como um assassino cruel, imune a balas, capaz de caçar grandes animais, incluindo hipopótamos. Para alguns, esse réptil é visto como uma figura demoníaca. Entre a realidade e as lendas, Gustave, o crocodilo, conquistou fama internacional e se tornou o foco de um documentário, inspirando até a criação de um filme de terror. De acordo com as autoridades locais, esse animal tem causado estragos na região por mais de 30 anos. Inicialmente, especulava-se que o crocodilo poderia ter mais de 100 anos, mas devido à sua dentição perfeita, estima-se que ele seja mais jovem, possivelmente com menos de 60 anos.  Embora exista a possibilidade de mais de um crocodilo ter sido nomeado "Gustave", o tamanho colossal do animal, o maior já registrado na espécie no continente, torna essa hipótese pouco provável. De acordo com especialistas, Gustave pode medir cerca de 7 metros de comprimento e pesar quase uma tonelada, mas as medidas exatas do animal permanecem desconhecidas.

 

 

O "demônio" assassino de humanos

gusta topo

De acordo com relatos dos residentes da região, Gustave tem sido responsável pela morte de mais de 300 indivíduos nas últimas décadas. O que desperta curiosidade, no entanto, é que o crocodilo não se alimenta de suas vítimas; em vez disso, ele as arrasta até o rio, as afoga e despedaça seus corpos. Essa parte da história, que parece uma lenda, é confirmada pelas autoridades, que já encontraram diversos corpos mutilados nas águas do rio Ruzizi e do lago Tanganyika, onde o réptil também foi avistado. Os pesquisadores estão perplexos diante do comportamento do crocodilo. Segundo cientistas, predadores desse tipo raramente atacam fora da água, a menos que se sintam ameaçados. No entanto, a maioria das testemunhas dos ataques afirma que o animal pegou as pessoas de surpresa à beira da água, sem provocação aparente. Para os habitantes locais, no entanto, o crocodilo age por "maldade". A fama de Gustave cresceu ao longo dos anos, e parte da tradição do Burundi sustenta que o animal é uma aparição demoníaca.

Devorador de hipopótamos e à prova de balas

gusta2

Outro fato intrigante, confirmado por evidências, sobre os métodos de caça de Gustave é que ele tende a se alimentar de animais como hipopótamos e gnus, que raramente são alvos de crocodilos devido ao seu tamanho. Pesquisadores acreditam que, devido ao seu considerável tamanho, Gustave é menos ágil e, consequentemente, busca presas maiores para sua alimentação. O hipopótamo é conhecido por ser o animal mais perigoso da savana africana. No entanto, Gustave já eliminou dezenas desses animais.

Em um vídeo do documentário "Capturando o Crocodilo Assassino", é possível observar Gustave se aproximando de hipopótamos. Normalmente agressivos, esses animais não atacam o crocodilo e começam a se reunir. O réptil permanece próximo das possíveis presas, mas evita qualquer confronto. O crocodilo não é somente alvo de pesquisadores, mas também do exército local. De acordo com autoridades, unidades militares já abriram fogo contra o crocodilo, que permaneceu indiferente às investidas.

gusta5

De acordo com os estudiosos, o réptil é de tal dimensão que é provável que as munições não consigam penetrar sua pele. Nas ocasiões anteriores em que foi avistado, pesquisadores observaram diversas marcas de tiros no corpo do crocodilo, indicando que ele já sobreviveu a disparos de AK-47. Relatos de soldados mencionam inclusive o lançamento de granadas em sua direção e o uso de um lançador de foguetes, o que, por fim, pareceu surtir efeito em afugentá-lo. Conforme apontam os especialistas, no entanto, é provável que os militares tenham falhado na mira.

Fama inspirou filmes

gusta4

A notoriedade de Gustave extrapolou as fronteiras africanas e já serviu de inspiração para produções cinematográficas. Em 2004, o documentário "Em Busca do Crocodilo Assassino" liderado pelo herpetólogo Patrice Fey, encabeçou uma equipe que tentou capturar o animal. Mesmo sem obter êxito na captura, conseguiram registrar algumas das únicas imagens em vídeo desse réptil colossal. Posteriormente, em 2007, o filme de terror intitulado "Primitivo" se baseou na lenda de Gustave e no documentário "Em Busca do Crocodilo Assassino" para narrar a história de uma equipe de televisão norte-americana que viaja até o Burundi para relatar os acontecimentos envolvendo um crocodilo gigante que devora humanos, o qual compartilha o mesmo nome da lenda local.

REFERENCIAS:   https://noticias.r7.com/

                         https://a10mais.com/

                         YOUTUBE