CURIOSIDADES

A notável residência inclinada de Sopot: Krzywy Domek

casatorta12023 - Krzywy Domek, conhecido como "moradia distorcida" ou "residência embriagada", é o título da construção peculiar situada no coração da cidade de Sopot, na Polônia. É um edifício fora do padrão, uma criação surreal com contornos sinuosos e irregulares que parecem adotar uma forma flexível e em constante transformação. O edifício, que é refletido em um enorme espelho deformado, não é resultado de uma ilusão de ótica, mas se encontra sobre bases sólidas e foi erigido por meio da habilidade inovadora dos arquitetos Szotynscy e Zaleski.

Esses dois arquitetos foram motivados pelas representações de contos de fadas do pintor polonês Jan Marcin Szancer e do escritor Per Dahlberg, culminando na finalização da construção em 2004. Logo após sua inauguração, ganhou a designação de Moradia Curva. Essa habitação, elogiada como uma obra-prima da construção residencial, engloba cerca de 4.000 metros quadrados e contém residências, bem como o centro comercial Rezydent, bares, restaurantes e escritórios destacados de algumas das empresas mais notáveis do país.

 

casatorta3

Krzywy Domek é reconhecido como um dos edifícios mais incomuns do mundo pelo portal Village of Joy e, sem dúvida, é um dos edifícios mais singulares da Europa. Tornou-se um marco para os cidadãos locais e é uma atração obrigatória para inúmeros turistas que desejam capturar um momento com essa proeza arquitetônica como plano de fundo. As fotografias se destacam especialmente durante a noite, quando a iluminação realça sua forma extravagante de maneira ainda mais sugestiva.

REFERENCIAS: https://followthecolours.com.br/

                        https://www.edificaconsultoria.com.br/

                        CONSTRU 360